Total de visualizações de página

Mancini fala em oscilação do Bota e minimiza declarações de Jefferson

Treinador acredita que Alvinegro começou bem, mas irregularidade e erros foram fatais diante do Tricolor: "Demos chances ao Grêmio, que aproveitou"

Por Rio de Janeiro

vídeo
 
http://globotv.globo.com/globocom/brasileirao/v/melhores-momentos-botafogo-0-x-2-gremio-pela-25a-rodada-do-brasileirao-2014/3659822/


O ânimo após a vitória por 1 a 0 sobre o Goiás, na quinta-feira, durou apenas três dias. Na tarde deste domingo, o Botafogo não foi páreo para o Grêmio, que vem em ascensão no Campeonato Brasileiro – não perde há novo jogos, sem ter sofrido sequer um gol nos últimos oito – e virou forte candidato a uma vaga no G-4. Situação bem diferente da do Alvinegro, que vem brigando contra o rebaixamento e não consegue emendar uma sequência de resultados positivos.
A derrota por 2 a 0 para o Tricolor gaúcho no Maracanã, onde o time carioca vinha se garantindo, mas perdeu dois dos últimos três compromissos, foi um balde de água fria (assista aos melhores momentos no vídeo acima). Para o técnico Vagner Mancini – que minimizou a reclamação do goleiro e capitão Jefferson, de que existe um abandono da diretoria –, a equipe até começou bem, mas depois se perdeu diante da irregularidade e permitiu que o rival aproveitasse.

– Sabia que enfrentaríamos uma equipe com um sistema defensivo que vive grande momento, e mesmo assim a chance inicial de gol foi nossa. No início do segundo tempo tivemos duas oportunidades, não fizemos e acabamos de certa forma dando a oportunidade ao Grêmio em lances isolados. O Adversário esteve bem arrumado e soube administrar o jogo a partir do 1 a 0. O Botafogo foi bem até os 25 minutos do primeiro tempo, mas depois passou a oscilar. Ficou um jogo aberto, com chances para os dois lados. Diante dos nossos erros, demos chances ao Grêmio, que aproveitou.

Confira o restante da coletiva concedida após o jogo:

Análise da partida

Quem saísse na frente fatalmente administraria a partida. Mas nós saímos atrás contra uma equipe que tem a característica de ter mais a posse da bola. Tivemos bons ataques, mas oscilamos e demos espaços para o Grêmio. Nossos erros a partir da segunda etade do primeiro tempo foram fundamentais para que o Grêmio nos imprensasse. Não é à toa que é o quinto colocado, então tivemos dificuldades. Mas é bom que se diga que o Grêmio venceu porque foi melhor, apesar de nós termos a oportunidade de mudar o curso da partida.

Por que o Botafogo não embala?

Essa pergunta quem tem que responder são vocês (jornalistas). Eu estou fazendo meu trabalho, mas vocês ali de cima enxergam melhor. O Grêmio sofreu hoje, mas o Botafogo sofreu mais. Enfrentamos uma equipe mais organizada, que ficou mais tempo com a bola nos pés. O Botafogo sofreu em termos táticos, errou passes e beneficiou o adversário, que teve a chance de se organizar. Quando nós tivemos a chance de machucar o Grêmio, não conseguimos.

Julgamento de Emerson Sheik nesta segunda

Sinceramente, não acredito que ele pegue 18 jogos de suspensão. Não fez nada demais para isso. Há pouco tempo o tribunal puniu o Petros por seis meses e depois reduziu para três jogos. Acredito que eles terão sensibilidade para entender o momento. Não sou advogado, mas acredito que vão entender o peso emocional. O Emerson falou o que todo o Brasil fala. Ele sabe que falou a coisa errada na hora errada ou a coisa certa na hora errada, depende do ângulo que você enxergar. Ele vai ao tribunal falar, dar o seu depoimento, e isso também vai ajudar.


Sobre a entrevista de Jefferson após o jogo

A diretoria está, sim, presente. O Gottardo (gerente de futebol) está diariamente no clube conosco. Já falei umas 28 vezes que há um desgaste em função da falta de pagamento. Não ouvi a entrevista do Jefferson, mas o momento é de contar com todas as forças. O Botafogo vai sair da situação com a ajuda de comissão técnica, funcionários, jogadores, torcida e imprensa, que tem um peso importante nisso tudo. A situação fica mais delicada a cada derrota. Também é preciso entender a declaração de um jogador que saiu derrotado e está de cabeça quente. O Botafogo é feito por muitos, e precisamos de todos.


Jogadores com rendimento abaixo do esperado

Diante de certas equipes você tem que ser matador. Diante de outros adversários há uma paciência maior do destino. Como treinador, acho que essa queda de rendimento de alguns não deveria acontecer. Alguns estiveram abaixo do que podem, e isso influenciou no desempenho e no equilíbrio da equipe. Em todos os setores tivemos pelo menos um jogador que não esteve bem. E, com todo o respeito, contra o Goiás isso até pode acontecer. Contra o Grêmio, um jogador a menos já tem um peso muito grande. Wallyson e Carlos Alberto entraram bem, mas o encaixe da equipe como um todo não foi o ideal.


Recuperar o ânimo para jogo contra o Santos, pela Copa do Brasil

Perder é sempre ruim para o equilíbrio emocional e para a confiança dos atletas. Tanto é que o clima no nosso vestiário foi de muita chateação. Mas daqui até quarta-feira vamos fazer com que haja um novo ambiente, pois é uma nova competição. O futebol é assim. Gostaria de falar somente de vitórias. Vamos enfrentar o Santos daqui a três dias, tempo para recuperar não apenas as partes tática e física, mas também a confiança e o entusiasmo. É um jogo de 180 minutos que começa aqui no Maracanã, termina na Vila Belmiro e que vai nos exigir uma consistência maior. Na Copa do Brasil, dois empates podem fazer você avançar na competição. Vai depender o que acontecer ao longo das partidas.


Zeballos vaiado pela torcida

Ele realmente não fez um bom jogo, não segurou tanto a bola na frente para esperar a aproximação dos outros atacantes. Mas muitas vezes o torcedor quer que ele jogue de uma maneira que nem sempre é possível. O Zeballos arrisca jogadas e está sujeito a vaias. Ali à beira do campo eu sofro como o torcedor, mas nosso posso tirar um jogador porque ele está sendo vaiado. A torcida precisa entender que precisamos contar com todos, entender que algumas vezes esses mesmos jogadores que são criticados têm nos ajudado em outras partidas.