Total de visualizações de página

Pedaço do gramado do Maracanã é trocado antes do clássico Fla-Flu

Torcedores poderão ver a diferença na cor da grama dentro da grande área do setor Norte do estádio. Engenheiro garante boas condições para o jogo deste domingo

Por Rio de Janeiro
Foi concluída nesta sexta-feira a troca de um pedaço do gramado do Maracanã. Cerca de 200m² de grama localizados na grande área do setor Norte do estádio foram retirados na última quinta-feira e substituídos por um modelo diferente do que vinha sendo utilizado. Saiu a espécie  para o inverno, a ryegrass, e entrou o que se adapta melhor ao verão carioca, o bermuda celebration. A promessa é que o local esteja em perfeitas condições para o Fla-Flu deste domingo, segundo o engenheiro agrônomo e sócio da empresa responsável, Paulo Azeredo Neto.
Novo Gramado Maracanã (Foto: Staff Imagens)

É possível ver uma coloração diferente no gramado da grande área do setor Norte do Maracanã (Foto: Staff Imagens)

- Estamos trocando uma parte da grama da área norte do campo, que é a mais prejudicada pela falta de iluminação natural e essa grama precisa de muito sol por causa da nova cobertura do estádio. Cortamos a área a ser replantada e os rolos no lugar, em seguida fazemos nivelamento e cortes, o que faz de dois dias tempo mais do que suficiente para que o gramado fique perfeito para o Fla x Flu domingo - disse Paulo.

Segundo a assessoria de imprensa do estádio, em abril o gramado já havia recebido sementes da espécie usada para o verão. Dessa forma, a transição entre os gramados seria de forma natural, sem atitudes mais drásticas, como a que precisou ser tomada. Isso aconteceu por conta das altas temperaturas do inverno carioca e da grande quantidade de partidas - 24 - desde maio, quando o Maracanã foi entregue à Fifa. Como comparação, pelo Brasileirão o estádio já recebeu 21 jogos, mais que o dobro de outros dos principais estádios do Brasil: o Pacaembu teve 11, o Morumbi recebeu 10, Beira-Rio e Arena Fonte Nova sediaram nove e a Arena Grêmio oito.
Novo Gramado Maracanã (Foto: Staff Imagens)Na última quinta-feira, parte do campo foi retirada para a troca ser feita (Foto: Staff Imagens)

A concessionária do Maracanã e a empresa responsável pelo gramado do estádio mantém uma fazenda em Sampaio Corrêa, no Rio de Janeiro, onde se iniciou o cultivo da grama que foi usada na Copa do Mundo. A fazenda é constantemente visitada por técnicos da Universidade da Geórgia, nos Estados Unidos para garantir a pureza da grama. A área plantada é suficiente para trocar o campo inteiro do Maracanã duas vezes.