Total de visualizações de página

STJD denuncia Sheik e atacante pode não jogar mais no Brasileirão em 2014

Além das críticas à CBF, Emerson ainda responderá por ter xingado o árbitro mineiro Igor Benevenuto e por jogada violenta, no lance que causou sua expulsão

Por Rio de Janeiro

Emerson Sheik pode não jogar mais em 2014. A Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva confirmou, na noite desta quinta-feira, a denúncia ao atacante do Botafogo. Diferente do que o próprio Paulo Schmitt, Procurador Geral do STJD, havia afirmado mais cedo, a pena máxima que ele pode receber não é mais de apenas 12 jogos. Enquadrado em três artigos, Emerson pode pegar um gancho de 18 partidas no Brasileirão. O Botafogo ainda tem 16 jogos a fazer no campeonato nacional e isso tiraria Sheik do restante da edição deste ano e das duas primeiras rodadas do Brasileirão de 2015. Ele ainda estaria livre para atuar na Copa do Brasil.

Na manhã desta quinta-feira, o Procurador Geral do STJD, Paulo Schmitt, disse que o jogador poderia pegar um gancho de 12 jogos, caso pegasse a pena máxima em dois artigos: 243-F (Ofensa a arbitragem) e 258 (Atitude reiterada de afronta e reclamação contra instituições e autoridades com claro intuito intimidatório e desrespeitoso através da mídia) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). Na denúncia, confirmada no fim do dia, ainda foi incluído o artigo 254 (Jogada violenta), aumentando a possível pena.

Emerson Sheik Botafogo x Bahia (Foto: André Mourão / Ag. Estado)Emerson Sheik faz crítica olhando para câmera de TV (Foto: André Mourão / Ag. Estado)


Os advogados do Botafogo frequentarão assiduamente o tribunal do STJD na próxima semana. Além do atacante Emerson, eles ainda terão que defender o meio-campo Luiz Ramírez e o lateral-esquerdo Julio Cesar, ambos expulsos no mesmo jogo que Sheik, contra o Bahia, pela 22ª rodada. Se junta ao trio o volante Aírton, que foi denunciado na última quarta-feira, no artigo 254-A (praticar agressão física), pelo lance de sua expulsão contra o São Paulo, na 20ª rodada, quando pisou na cabeça do atacante Alexandre Pato. Ele pode pegar gancho de 12 jogos.

Entenda o caso
Na partida pela 22ª rodada do Brasileirão contra o Bahia, Emerson, por duas vezes, foi até às câmeras do Premiere, que transmitia a partida, e mandou recados à CBF, chamando a entidade de "vergonha". Isso ocorreu após o jogador ser advertido com o cartão amarelo e depois com o vermelho, após uma dividida com o volante baiano Uelliton.
Na tarde desta quinta-feira, Sheik deu uma entrevista coletiva, onde explicou seu desabafo contra a entidade máxima do futebol brasileiro e culpou os erros de arbitragem para sua atitude. Ele ainda afirmou que está com a consciência tranquila de que não "falou nada demais."