Total de visualizações de página

Camisa de Armando Albano, um dos personagens da fusão, volta ao Bota

Morte do jogador de basquete dentro da quadra em 1942 resulta na união do Botafogo Football Club com o Club de Regatas Botafogo

 

Por Thales Soares Rio de Janeiro
 

Durante a realização do Feijão no Fogão, neste sábado, no Engenhão, o Botafogo viveu um momento histórico. O presidente Maurício Assumpção recebeu a camisa utilizada pelo jogador de baquete Armando Albano no dia em que morreu em quadra em 1942, quando acabou sendo responsável pela fusão do Botafogo Football Club com o Club de Regatas Botafogo, dando origem ao Botafogo de Futebol e Regatas.

Armando defendia o Botafogo Football Clube. Em um jogo justamente contra o Club de Regatas Botafogo teve um mal súbito e morreu. Neste sábado, o seu filho Arnaldo e o sobrinho Alberto levaram a camisa para ser entregue ao presidente Maurício Assumpção.

Maurício Assumpção Botafogo (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com) 
 
Alberto, Maurício Assumpção e Arnaldo com a camisa de Armando (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)
 
 
- É uma história muito bonita. O clube foi criado através de um fato bem marcando, de um jogador que sai do trabalho para a quadra, um apaixonado, que morre em quadra e faz os dois Botafogos perceberem que devem se tornar um só. Assim, se transformaram no Botafogo para o qual a gente hoje grita, torce. É uma história viva, um espetáculo de cultura. Nem imaginava que essa camisa ainda existisse. Vai ter um lugar no projeto do museu e, enquanto não fica pronto, ficará em destaque na nossa sede - afirmou Maurício.

Recentemente, foi lançado o livro “Como esta estrela veio parar no meu peito - Os 70 anos da fusão do Botafogo”, escrito pelo jornalista Rafael Casé, que conta justamente essa história.