Total de visualizações de página

Bota x Vasco: recorde de passes errados e menor público desde 2002

Clássico de quinta-feira teve 104 bolas sem destino certo e levou apenas 5.015 pagantes ao Engenhão, lembrando período do 'Caixão' 

 

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
 

Com apenas 5.015 pagantes no Engenhão, o clássico Botafogo x Vasco desta quinta-feira igualou ainda o recorde de passes errados neste Campeonato Brasileiro. Foram 104 no total, mesmo índice da partida Portuguesa x Vasco, na segunda rodada da competição. Apesar do jogo até certo ponto eletrizante, com cinco gols e virada do Botafogo nos acréscimos para 3 a 2, o baixo público em partida com dois grandes do Rio lembrou um campeonato que muitos preferem esquecer: o Campeonato Carioca de 2002, apelidado de Caixão e vencido pelo Fluminense.

Desde então, o público que mais se aproximou do clássico desta quinta também aconteceu num Botafogo x Vasco. Foi no Campeonato Brasileiro de 2006, no dia 25 de maio, também com vitória do Alvinegro, naquela ocasião por 4 a 1. Foram registrados 5.827 pagantes no Maracanã.

Bruno Mendes botafogo gol vasco (Foto: Ernesto Carriço / Agência Estado) 
 
Bruno Mendes festeja a vitória com as cadeiras vazias ao fundo (Foto: Ernesto Carriço / Agência Estado)
 
Em 2002, durante o Caixão, muitos clássicos eram disputados com times reservas, em estádios como a Rua Bariri, campo do Olaria, e os públicos não eram divulgados. Em alguns deles, o número de torcedores era irrisório. Eis alguns exemplos: Flamengo 0 x 1 Vasco, dia 25/03/02, com 350 pagantes, Flamengo 0 x 0 Fluminense, em 21/03/02, com 200, e Vasco 1 x 0 Botafogo, no dia 18/02/02, com 150.

O Caixão 2002 teve a participação de 12 clubes e recebeu este nome em alusão ao então presidente da FERJ, Eduardo Viana, apelidado de Caixa d'Água. As quatro equipes que mais pontuaram ao longo do campeonato (Taça Guanabara e Taça Rio) se juntaram a Fluminense, Flamengo, Vasco e Botafogo, já com suas equipes titulares, para a fase final do campeonato, e o Fluminense foi o campeão daquele ano após duas vitórias contra o Americano.