Total de visualizações de página

Bruno Mendes supera Túlio, e Botafogo quer vender Elkeson para comprar atacante

 

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

Com pouco tempo de clube, Bruno Mendes virou o mais novo xodó da torcida. O jogador marcou cinco gols em cinco jogos e superou às expectativas criadas pelo Botafogo. Com média de um tento a cada 55min, o atacante tem números superiores aos de Túlio Maravilha, Loco Abreu, Herrera, Dodô e Caio. Emprestado até o fim de 2013, o Alvinegro já busca alternativas financeiras para contratar o camisa 38 em definitivo. Para que isso ocorra, o Glorioso quer vender Elkeson, que recebeu ofertas nas últimas janelas de transferências internacionais e tem mercado no futebol europeu.

Bruno Mendes foi vendido pelo Guarani a um grupo de empresários pelo valor de 3,5 milhões de euros no início do ano. O Botafogo tem como objetivo comprar 50% dos direitos econômicos e ter o poder de decisão sobre seus direitos federativos. O Alvinegro já marcou uma reunião com o representante do atleta, Gustavo Arribas, que admite que já houve um contato por parte do clube carioca para dar início às negociações.

Em maio, Elkeson recebeu uma proposta do Bologna-ITA, que ofereceu 4,5 milhões de euros pelo camisa 9. O Botafogo bateu o pé e disse que só venderia o jogador se a negociação chegasse a 6 milhões de euros. Não houve acordo e Maicosuel foi vendido para a Udinese-ITA em seu lugar. O atacante ainda chama atenção dos europeus e uma nova proposta é esperada no fim do ano.

“Houve um contato com o presidente do clube e vamos conversar melhor na próxima semana. É claro que os gols marcados pelo Bruno nesse curto período influenciaram. O Botafogo quer comprar seus direitos e vamos negociar”, disse Arribas ao UOL Esporte.

O início de Bruno Mendes, inclusive, é superior ao de ídolos do Botafogo. O jovem de 18 anos balançou as redes cinco vezes em cinco jogos, sendo que foi titular apenas nos últimos três. Assim, o atacante tem média de um gol a cada 55min e supera até Túlio Maravilha - com um gol por jogo, mas com mais tempo em campo: 450min e média de um tento a cada 90min.

O camisa 38 deixou para trás também Loco Abreu e Herrera (três gols em cinco jogos cada), Dodô (quatro gols em cinco jogos), além de Caio, que tem média de um gol a cada 65min. Na época, o atacante ganhou o apelido de Talismã, por deixar sua marca sempre saindo do banco de reservas. Emprestado ao Figueirense, o jogador é o que tem a média mais próxima de Bruno Mendes.

“Tem média de Túlio Maravilha. O garoto até parece comigo no início. Parece lento, mas tem passadas largas. Tem muita qualidade, qualquer dúvida ele pode vir falar comigo. Estou aqui para ajudar também”, disse o descontraído Túlio, após estrear com derrota para o Boavista, no sábado, em seu projeto rumo ao milésimo gol de sua carreira, segundo suas próprias contas.

Bruno Mendes está confirmado para enfrentar o Palmeiras, neste sábado, em Araraquara, interior de São Paulo. Com 50 pontos, o Alvinegro ocupa a sexta colocação e está a oito pontos do São Paulo, último time no G-4. O Glorioso ainda tem chances de se classificar para a Copa Libertadores-2013, mas terá que tirar essa diferença nos últimos cinco jogos.