Total de visualizações de página

Guia da Libertadores: perto do título, Flu não perde mais vaga na América

Com 2% de chances, Inter e Bota têm de vencer os seis últimos jogos, feito nunca alcançado no atual formato de disputa. Favorito, São Paulo tem 90%

 

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
 

Com 90% de chances de se sagrar campeão, o Fluminense já pode comemorar mesmo a seis rodadas do fim do Brasileirão. Isso porque, com o encerramento da 32ª rodada, o time das Laranjeiras já garantiu, ao menos, a vaga na Libertadores 2013. Segundo os cálculos do matemático Tristão Garcia, idealizador do site Infobola, o Tricolor já está 100% na competição continental e, mesmo que seja ultrapassado pelos seus seguidores nas próximas rodadas, não perde mais a classificação.

Com 69 pontos conquistados em 32 jogos, o Fluminense não pode mais ser superado pelo quinto colocado, o Vasco, que, com a derrota para o Internacional, permanece com 50 pontos e em seis rodadas só poderia ir a 68, caso obtivesse seis vitórias. Assim, somente Atlético-MG, Grêmio e São Paulo ainda podem ultrapassar o líder, que terminará o Brasileiro no mínimo na quarta colocação. E, mesmo neste caso, não perderia a classificação, pois Grêmio e São Paulo são os únicos que podem tirar a quarta vaga do Brasileiro com o título da Sul-Americana e, nesta situação, já estariam classificados pelo Brasileiro.

- O Vasco pode superar o São Paulo, mas sempre ficará abaixo do Fluminense. O Fluminense pode até ficar em quarto lugar, mas Grêmio e São Paulo também ficariam dentro do G-4 e, com isso, o título da Sul-Americana não tiraria a vaga do Brasileiro - explicou o matemático.



Além do Fluminense, Atlético-MG e Grêmio também estão muito perto de carimbar o passaporte para a América. O vice-líder e o terceiro colocado têm cada um 99% de chances de garantir a vaga na Libertadores do próximo ano. Último integrante da zona de classificação, o São Paulo, apesar da derrota para o Flamengo, subiu suas chances matemáticas de 87% para 90% graças à aproximação do fim do campeonato e ainda à possibilidade de conquistar a Copa Sul-Americana - o Tricolor paulista está nas quartas de final.

Quem caiu por tabela foi o Vasco. Apesar de permanecer em quinto lugar na competição, com 50 pontos, suas possibilidades matemáticas de chegar à Libertadores foram reduzidas para apenas 8%, graças às últimas quatro derrotas seguidas.

- O Vasco ficou mais próximo de ser ultrapassado pelo Inter do que alcançar o São Paulo. O time perdeu duas vezes em casa contra concorrentes diretos (São Paulo e Internacional), duas derrotas que derrubam a campanha. Estragou tudo, já são quatro derrotas seguidas. Uma fase muito infeliz, e os outros times se beneficiaram disso. O Vasco está cinco pontos atrás do São Paulo, a nove do Grêmio, e faltam seis rodadas - ponderou Tristão.

classificacao_2012_G4-32 (Foto: infoesporte)

Com a queda do Vasco, Internacional, que bateu o próprio time da Colina, e Botafogo, que superou o Figueirense, aumentaram suas chances de conseguir uma vaga na Taça Libertadores de 1% para 2%. A porcentagem permanece baixa, pois as duas equipes precisam de uma campanha inédita para se classificar: vencer os últimos seis jogos.

No atual formato de disputa, com 20 clubes e por pontos corridos (desde 2006), o feito nunca foi realizado - com a exceção do Cruzeiro em 2003, quando a competição ainda reunia 24 participantes. Mas quatro clubes já conseguiram chegar perto: o Grêmio em 2010, a dupla Fla-Flu em 2009 e o São Paulo em 2008 somaram 16 pontos nas rodadas finais, com cinco triunfos e um empate. De acordo com Tristão, a pontuação que garante uma vaga na Libertadores caiu de 67 para 65 pontos. Com 48 pontos, o Colorado pode fazer 66 se atingir a sequência, enquanto o Alvinegro carioca, atualmente com 47 pontos, chegaria a 65.

- Para garantir o G-4 agora são 65 pontos. O Inter pode chegar a 66, e o Botafogo a 65. Mas para isso precisam de uma campanha perfeita, o que nunca foi feito nesse formato. É vencer ou vencer todos os jogos. Bater o recorde de reta final e ganhar tudo. Se conseguirem, quem eles podem tirar com mais clareza do G-4 é o São Paulo, que se beneficiou com a derrota em casa do Vasco, o seu perseguidor - explicou Tristão.