Total de visualizações de página

Com sonhos difíceis, Figueira e Bota se enfrentam para manter esperanças

A oito pontos do Bahia, o 16º, catarinenses tentam sair do Z-4. Cariocas buscam vaga no G-4, mas estão 11 pontos atrás do São Paulo, o quarto

 

Por GLOBOESPORTE.COM Florianópolis e Rio de Janeiro

Figueirense e Botafogo jogam nesta quarta-feira, fechando a 31ª rodada do Brasileiro, às 22h (de Brasília), no Orlando Scarpelli, com objetivos claros e distintos. Os catarinenses lutam para escapar do rebaixamento. Em penúltimo lugar, com 28 pontos, a equipe precisa tirar uma diferença de oito pontos para o Bahia, primeiro time fora do Z-4. Do outro lado, os cariocas brigam para conseguir uma vaga na Libertadores, mesmo com chances remotas. O clube está 11 pontos atrás do São Paulo, quarto colocado. O empate praticamente colocaria um ponto final nas pretensões dos dois times.

Após a vitória de virada no clássico contra o Vasco, na última quarta-feira, por 3 a 2, com dois gols de Bruno Mendes, o Botafogo teve as esperanças renovadas e inicia contra o Figueirense uma sequência de jogos contra times que estão na parte de baixo da tabela. Apesar de técnico e jogadores negarem que isso facilite a vida, é a chance de conseguir uma arrancada para chegar à Taça Libertadores.

O Figueirense ganhou novo ânimo na escapada da degola com um triunfo fora de casa - o segundo no campeonato: na última rodada, bateu o Inter no Beira-Rio por 3 a 2. Nenhum resultado diferente da vitória diante do Botafogo serve para o Figueira. Por isso, o técnico Márcio Goiano vai abrir mão do meio de campo com três volantes e aposta na ascensão de Ronny diante dos cariocas. O volante Túlio volta ao time para dar consistência na proteção à defesa, e Botti vai ficar com a missão de criar.

A Rede Globo transmite a partida para todo o Brasil, com exceção dos estados de São Paulo e Rio Grande do Sul. O Premiere exibe para todo o Brasil. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real, com vídeos exclusivos.


header as escalações 2
Figueirense: são duas mudanças por necessidade em relação ao último jogo. O zagueiro Sandro se recupera de contratura muscular, e o volante Claudinei está suspenso. Os também volantes Coutinho e Doriva voltam ao banco para que o Figueirense tenha o meio de campo com dois jogadores de contenção e outros dois mais ofensivos - em vez do losango com três volantes. Jackson retoma o posto na frente da zaga depois de estar suspenso. O time está confirmado com Wilson; Elsinho, João Paulo, Canuto e Hélder; Jackson, Túlio, Botti e Ronny; Julio Cesar e Aloisio.

Botafogo: depois da virada sobre o Vasco, o técnico Oswaldo de Oliveira terá os retornos de Lucas e Andrezinho, que cumpriram suspensão. Jadson, que jogou na lateral direita no clássico, vai para a cabeça de área no lugar de Renato, enquanto Lima será o lateral-esquerdo, na vaga de Márcio Azevedo, suspenso. O time está confirmado com: Jefferson, Lucas; Antônio Carlos, Dória e Lima; Gabriel, Jadson, Seedorf, Fellype Gabriel e Andrezinho, e Bruno Mendes.

quem esta fora (Foto: arte esporte)
Figueirense: por contrato, já que está emprestado pelo rival, Loco Abreu não pode entrar em campo. Em recuperação de uma contratura muscular na coxa direita, Sandro foi vetado para a partida. O volante Claudinei também fica fora, mas para cumprir suspensão pelo terceiro cartão amarelo na competição. O atacante Caio recupera-se de fratura no dedo mínimo do pé esquerdo. Além disso, no departamento médico também estão Fernandes, Heber e Ricardo.

Botafogo: além de Márcio Azevedo, que levou o terceiro cartão amarelo, Oswaldo não poderá contar com Elkeson, que sentiu dores musculares e não treinou durante a semana, e com Fábio Ferreira, que está em fase final de recuperação de uma lesão no tornozelo direito.
 
header pendurados (Foto: ArteEsporte)
Figueirense: Aloísio, Botti, Edson, Elisnho, Loco Abreu e Ronny.
Botafogo: Dória, Elkeson, Gabriel, Jefferson, Lennon, Seedorf e Vítor Júnior.
 
header o árbitro (Foto: ArteEsporte)
André Luiz de Freitas Castro (GO) apita a partida, auxiliado por Ivan Carlos Bohn (PR) e Pedro Martinelli Christino (PR). André Luiz de Freitas arbitrou 12 jogos no Brasileirão, marcou 384 faltas (média de 32 por jogo), mostrou 62 amarelos (média de 5,2 por jogo) e um vermelho (média de 0,08 por jogo) e marcou dois pênaltis (média de 0,17 por jogo). O campeonato tem média de cinco amarelos, 0,28 vermelho, 36,8 faltas e 0,21 pênalti. O árbitro apitou um jogo dos catarinenses na Série A deste ano: Corinthians 1 x 1 Figueirense (3ª rodada).


header fique de olho 2
Figueirense:
conhecido como Boi Bandido, alcunha dada pelos companheiros, Aloísio tem proporcionado boa parte da pouca alegria que tem sentido o torcedor. Além dos gols, demonstra empenho e virou protagonista da luta do time contra a degola.

Botafogo: Bruno Mendes é o nome da vez. Com três gols nos últimos dois jogos, o atacante evitou que o Alvinegro perdesse para o Grêmio e decidiu o clássico contra o Vasco. Dessa vez, enfrentando a defesa mais vazada da competição, é a esperança de gols dos cariocas.


header o que eles disseram

Márcio Goiano, técnico do Figueirense: "Temos de ter atenção. O mais importante é que dentro de campo todos estejam preparados para anular as qualidade individuais que o Botafogo tem. Mas temos de buscar o nosso objetivo principal, que é a vitória, muito mais importante para nós neste momento."

Oswaldo de Oliveira, técnico do Botafogo: "Temos de jogar com muita inteligência, porque o Figueirense é um time muito agressivo, com jogadores que têm uma relação muito próxima com o gol. Aloísio, Julio Cesar, Ronny, jogadores que vêm fazendo gols em todos os jogos e gols de muita habilidade, muito oportunismo. É uma preocupação muito grande mesmo".
header números e curiosidades
* Desde que o Campeonato Brasileiro adotou o sistema de pontos corridos, Botafogo e Figueirense se enfrentaram 13 vezes, com ampla vantagem catarinense, que obteve oito vitórias, contra apenas dois triunfos dos cariocas (2 a 1, em 2008, em Santa Catarina; 1 a 0, em 2012, no Engenhão) e mais três empates. Em 2003 não houve confronto, já que o Botafogo estava na Série B, a exemplo de 2009 e 2010, quando o Figueirense disputou a Série B.

* Botafogo e Figueirense reeditam uma das semifinais da Copa do Brasil de 2007. Em um confronto polêmico, a equipe catarinense eliminou o Alvinegro carioca no critério de gols marcados na casa do adversário. Em Florianópolis, o Figueira venceu por 2 a 0, gols de Cleiton Xavier e Victor Simões. No Rio, o Botafogo venceu por 3 a 1, gols de Zé Roberto, André Lima e Vinícius (contra), marcando Cleiton Xavier para o Figueirense.

* Apenas em uma oportunidade na história dos Campeonatos Brasileiros o Botafogo conseguiu vencer o Figueirense em Florianópolis. Foi em 2008: 2 a 1, gols de Túlio e Thiaguinho para o Botafogo, enquanto Rafael Coelho fez para o Figueirense.
 
header último confronto v2

O Botafogo venceu o Figueirense por 1 a 0, com gol de Andrezinho no jogo pelo primeiro turno do Brasileirão deste ano. Esse jogo marcou o fim de um jejum de quatro jogos sem vitórias do Glorioso. Enquanto o Figueira amargava 12 jogos sem vencer na competição.