Total de visualizações de página

Na luta por uma reta final perfeita, Botafogo e Atlético-GO se enfrentam

Times precisam vencer os seis jogos que restam se quiserem manter vivas suas aspirações no ano. Cariocas buscam Libertadores. Goianos, salvação

 

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro


Montagem Bruno Mendes e Márcio  (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com) 
Bruno Mendes e Márcio, destaques de Botafogo e
Dragão (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)
 
O sopro de esperança que move os clubes nas últimas rodadas do Campeonato Brasileiro estará presente em seu limite às 18h30m deste sábado, no Engenhão. Em busca de uma improvável vaga na Taça Libertadores do ano que vem, o Botafogo recebe o Atlético-GO, lanterna da competição, que joga a todo instante sua última cartada para se salvar de um rebaixamento quase certo. Faltam apenas seis jogos para o fim do campeonato, e a ordem nos dois clubes é vencer todos.

Com 47 pontos, o Botafogo está oito pontos atrás do São Paulo, que seria o último classificado no momento para a Taça Libertadores. O surgimento de Bruno Mendes, autor de quatro gols nos últimos três jogos, e a adaptação cada vez maior de Seedorf, que fez seu primeiro gol pelo clube justamente no confronto com o Atlético-GO, no primeiro turno do Brasileiro, são os trunfos alvinegros. O time, que vem de duas vitórias seguidas, joga para estabelecer uma arrancada na competição.

Para o Atlético-GO, a Copa Sul-Americana representava a última esperança de sucesso em 2012. A vitória por 3 a 1 contra o Universidad Católica-CHI, na última quarta-feira, não foi suficiente para evitar a eliminação. Agora, o time joga por um milagre. Para se ter uma ideia da situação, uma derrota neste sábado pode confirmar a degola. Para isso, basta o Bahia vença o Grêmio, no mesmo horário, em Salvador.

O Premiere transmite o jogo ao vivo para todo o Brasil. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances da partida em Tempo Real.

header as escalações 2
Botafogo: Oswaldo de Oliveira terá praticamente força máxima para o confronto deste sábado. Fábio Ferreira e Elkeson voltaram a ficar à disposição depois de desfalcarem o time contra o Figueirense. No entanto, não devem ser titulares desta vez. Outra dúvida é sobre a escalação de Renato ou Jadson no meio-campo. Na lateral esquerda, ele contará com a volta de Márcio Azevedo, que cumpriu suspensão. Com isso, a formação será a seguinte: Jefferson, Lucas, Antônio Carlos, Dória e Márcio Azevedo; Gabriel, Jadson, Seedorf, Andrezinho e Lodeiro; Bruno Mendes.

Atlético-GO: Artur Neto mantém a base da equipe que fez boa apresentação contra o Universidad Católica-CHI. O volante Mahatma Gandhi, que não estava inscrito na competição internacional, ganha a vaga de Ernandes. Na lateral direita, Adriano, que sofreu com uma virose ao longo da semana, dá lugar a Rafael Cruz, outro jogador que não podia atuar na Sul-Americana. No ataque, Felipe é poupado. Diogo Campos será novidade. O Dragão entrará em campo com Márcio, Rafael Cruz, Diego Giaretta, Reniê e Eron; Pituca, Dodó, Mahatma Gandhi e Joilson; Diogo Campos e Ricardo Bueno.

quem esta fora (Foto: arte esporte)
Botafogo: o único desfalque do Botafogo é o volante Lucas Zen, que se recupera de uma cirurgia no joelho esquerdo e só volta a jogar no ano que vem.

Atlético-GO: flagrado no exame antidoping, Bida foi suspenso em dois anos pelo STJD. Wesley está com uma lesão muscular na coxa e continua fora. Marcos teve uma torção no joelho. Gabriel, Paulo Henrique e Leonardo já se recuperaram de lesões, mas ainda estão em fase de transição para o campo. Adriano Pimenta e Felipe Brisola têm lesões no joelho. O atacante Felipe, que sofreu com lesões musculares ao longo da temporada, será poupado.
header pendurados (Foto: ArteEsporte)

Botafogo:
Dória, Elkeson, Gabriel, Jefferson, Lennon, Seedorf e Vitor Júnior.
Atlético-GO: Alexandre Oliveira, Bida, Carlos, Dodó, Gustavo, Patric, Paulo Henrique e Ricardo Bueno.
header o árbitro (Foto: ArteEsporte)
Luis Flavio de Oliveira (SP) apita a partida, auxiliado por Lorival Candido das Flores (RN) e Paulo Cesar Silva Faria (MT). Luiz Flavio de Oliveira arbitrou nove jogos no Brasileirão, marcou 372 faltas (média de 41,3 por jogo), aplicou 51 amarelos (média de 5,7 por jogo), nenhum vermelho e um pênalti (média de 0,11 por jogo). O campeonato tem média de 4,98 amarelos, 0,28 vermelho, 36,9 faltas e 0,22 pênalti. O árbitro apitou dois jogos dos cariocas e um dos goianos na Série A deste ano: Botafogo 0 x 1 Grêmio (11ª rodada), Cruzeiro 1 x 3 Botafogo (22ª rodada) e Atlético-GO 3 x 1 Inter (30ª rodada).

header fique de olho 2
Botafogo: a atuação do atacante Bruno Mendes tem sido determinante nos últimos três  jogos no Brasileiro, com quatro gols. O jogador, de apenas 18 anos, está iluminado e ganhou a confiança do técnico Oswaldo de Oliveira, do grupo e dos torcedores.

Atlético-GO: aos 33 anos, Joilson teve boas atuações em 2012, mas desfalcou o time por um mês após sofrer lesão muscular. O retorno foi na última quarta-feira, quando marcou um gol na vitória por 3 a 1 sobre o Universidad Católica. Ex-jogador do próprio Botafogo, onde se destacou entre 2005 e 2007, Joilson espera ajudar o Dragão a surpreender no Engenhão.

header o que eles disseram

Andrezinho, meia do Botafogo: "Sempre quando entramos em campo, o nosso pensamento é de vencer. O time vem crescendo jogo a jogo e procuramos não pensar nos concorrentes. A gente sabe que é muito difícil chegar, mas o mais importante sempre é o próximo jogo".

Artur Neto, técnico do Atlético-GO: “Normalmente, a gente traça objetivos para conquistar títulos ou conseguir uma boa classificação nos campeonatos. Mesmo com a situação difícil, estou muito motivado. Sou motivado por natureza, os jogadores também precisam ter vontade de vencer. Pela primeira vez desde que voltei ao Atlético-GO, eu vi um time vibrante e atacando o adversário. Isso ocorreu na última quarta-feira, contra o Universidad Católica-CHI. Espero que o time atue da mesma maneira contra o Botafogo”.


header números e curiosidades
* Esta é a sexta vez em que Botafogo e Atlético-GO se enfrentam em uma competição nacional. Nos primeiros cinco confrontos, todos pelo Campeonato Brasileiro, foram três vitórias dos cariocas, contra um triunfo goiano e mais um empate:.

* O Atlético-GO não empata uma partida há mais de um mês (ou 10 jogos). Seu último empate aconteceu no dia 9 de setembro: 1 x 1 Portuguesa. Nos seus últimos 10 jogos, o Dragão obteve 3 vitórias (2 x 1 Flu; 3 x 1 Inter; 3 x 1 Universidad Católica) e 7 derrotas.

* A última vez que o Botafogo terminou o Campeonato Brasileiro entre os cinco primeiros colocados foi em 1995, quando conquistou seu único título da competição. Nos últimos 10 anos, a melhor posição foi o sexto lugar em 2010.

* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia.
header último confronto v2

No dia 4 de agosto deste ano, pelo Campeonato Brasileiro, o Botafogo venceu, de virada, por 2 a 1 o Atlético-GO, no Serra Dourada. O confronto marcou o primeiro gol de Seedorf com a camisa do clube carioca, em uma bela cobrança de falta, aos 19 minutos do segundo tempo. O goleiro Márcio, em cobrança de  pênalti, abriu o palcar para o mandante e Fellype Gabriel, de cabeça, fez o segundo gol alvinegro, aos 29 minutos do segundo tempo.