Total de visualizações de página

Maicosuel ergue a cabeça após cavadinha e diz: 'Faria de novo'

Jogador nega displicência ao arriscar em pênalti que tirou Udinese da Champions League, mas comemora nova chance no clube

 

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
 

Quando ajeitou a bola para cobrar o pênalti naquele dia 28 de agosto, Maicosuel fazia apenas sua segunda partida pelo Udinese. Pensou que seria a última. Uma cavadinha frustrada no duelo contra o Braga deixou a equipe italiana fora da fase de grupos da Liga dos Campeões. Com a eliminação, o clube deixou de arrecadar o equivalente a quase R$ 20 milhões. Além disso, houve uma enxurrada de críticas ao meia-atacante brasileiro, que até o primeiro semestre defendia o Botafogo.

Abalado, Maicosuel evitou acompanhar a repercussão daquele pênalti, principalmente no Brasil. Sua opção foi a reclusão e a busca pelo apoio da mulher, Mari, e da filha, Duda. Enquanto isso, esperava uma punição do Udinese, clube com o qual acabara de assinar contrato de cinco anos de duração. O que se viu inicialmente foi uma “geladeira” aplicada pelo técnico Francesco Guidolin, que não o increveu na primeira fase da Liga Europa. No entanto, uma punição mais severa não aconteceu. O brasileiro recebeu apoio do grupo de jogadores – e não apenas de seus compatriotas Gabriel, Danilo, Allan e Willians –, da comissão técnica e da diretoria. A resposta positiva veio há uma semana, no Campeonato Italiano. No último domingo, em seu segundo jogo como titular, marcou o gol da vitória por 1 a 0 sobre o Pescara.

Maicosuel, Udinese x Braga (Foto: Agência Getty Images) 
 
Maicosuel arrisca cavadinha e goleiro do Braga defende: início do calvário (Foto: Agência Getty Images)
 
 
Novamente com a confiança em alta, Maicosuel deixou a reclusão de lado e pela primeira vez desde o episódio da cavadinha concedeu uma entrevista a um veículo de imprensa do Brasil. Ele lembra que ficou profundamente abalado com o ocorrido há exatos dois meses no Estádio Friulli, em Udine. Mas, agora, sem medo de olhar para trás, estabeleceu um novo início para sua trajetória na Itália e é categórico quando fala sobre o que muitos consideraram um ato de arrogância ou displicência:

- Faria tudo de novo. Da mesma maneira - afirmou Maicosuel, em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM.

Neste domingo, dois meses depois da cavadinha frustrada, Maicosuel dará mais um passo em busca de sua recuperação integrando a equipe que enfrenta o Roma. Inspirado por Zico e Amoroso, ele tenta apagar o episódio em que foi vilão e transformar-se em mais um brasileiro como referência no Udinese.

GLOBOESPORTE.COM - Demorou quase dois meses para que você voltasse a ter uma oportunidade como titular do Udinese. Como está se sentindo depois de tudo aquilo que aconteceu?
Maicosuel - Agora as coisas estão começando a caminhar. A chance demorou a chegar, mas agora estou jogando mais e com confiança. De qualquer maneira, vinha treinando bem até que surgiu a oportunidade de ser titular contra o Napoli. Apesar da derrota por 2 a 1, dei o passe para o nosso gol.

Depois daquela cavadinha, a reação de jogadores, técnico e até do presidente do Udinese, Giampaolo Pozzo, foi a de transmitir apoio a você. Ficou surpreso com essas manifestações?

Maicosuel comemora gol da Udinese contra o Pescara (Foto: Getty Images) 
Maicosuel comemora gol sobre o Pescara: volta
por cima na Itália (Foto: Getty Images)
 
Isso foi impressionante. Todo mundo me deu força, mesmo eu não tendo conquistado nada até agora. Não sei qual seria a reação se fosse no Brasil. Achei que fosse levar multa, mas minha punição foi não jogar, não ser inscrito na primeira fase da Liga Europa. Mas este período foi bom, porque comecei a entender mais o jeito deles. Por exemplo, aqui o treino é essencial e muito forte. Treino é jogo, e jogo é guerra.

De alguma maneira você acompanhou a repercussão da cavadinha no Brasil?
Preferi me recolher e me concentrar no trabalho. Sei que muita gente falou que eu estava de sacanagem, mas meu contrato aqui é de cinco anos. Então, qualquer coisa que eu fizesse iria refletir na minha trajetória no Udinese. Não tem essa história de que não estou nem aí.

Mas então o que aconteceu? Por que decidiu arriscar a cavadinha num lance crucial para o Udinese?
Numa cobrança de pênalti, você faz ou erra, independentemente da maneira que você bate. Infelizmente, errei cobrando de um jeito que muitos acham displicente. Chutei no meio do gol e o goleiro não pulou. Nunca pensei em fazer algo para aparecer. Odeio perder. Sei que prejudiquei o Udinese, mas me prejudiquei muito mais. Vou ser lembrado por isso até o fim da minha carreira. Então, o que eu fiz até aqui não conta mais. Comecei de novo.

Achou que havia terminado sua trajetória no Udinese naquele momento?
Quando cheguei em casa depois do jogo, meu primeiro pensamento foi sair. Era muito difícil passar por aquela situação. Pensei que ficaria de castigo e não jogaria nunca mais. Mas depois, por estar treinando bem, tinha certeza de que poderia superar. Pedi desculpas aos meus companheiros e até à minha família, porque fomos motivo de chacota. Mas o gosto da volta por cima é muito bom.
Mas você repetiria aquela cavadinha se houvesse uma situação semelhante?
Sei que prejudiquei o Udinese, mas me prejudiquei muito mais. Vou ser lembrado por isso até o fim da minha carreira."
Maicosuel
 
Uma vez, conversando com o treinador, ele me perguntou: “Maicosuel, se você fosse bater novamente aquele pênalti e soubesse que torcedores incendiariam sua casa se perdesse, você repetiria aquela cavadinha?”. Eu respondi que faria tudo de novo. Da mesma maneira. Tentaria fazer o gol, como foi naquele lance. As pessoas não acompanham o dia a dia, então muitos não sabem que tinha marcado muitos gols nos amistosos e que havia feito uma cavadinha num jogo-treino pouco tempo antes. Estava confiante. Naquela oportunidade, misturaram personalidade com vontade de aparecer.

E como se sente agora?
Muitos pensaram que eu ficaria largado aqui, mas aos poucos venho mostrando que estavam errados. Para mim, esse gol sobre o Pescara foi muito importante. Mostrei superação, exatamente como foi quando sofri algumas lesões sérias. Nunca fui de falar muito, sempre preferi mostrar meu potencial dentro de campo. É desse jeito que pretendo agradecer ao Udinese o apoio que me deu. Mas não foi somente o clube que me deu a nova chance. Eu também corri atrás.

O Udinese é um clube médio da Itália. Tem o objetivo de buscar um clube de maior expressão no país?
Não gosto muito de ficar saindo de um lugar para outro. Sempre penso em fazer história no clube. O Udinese é um clube médio, mas me sinto à vontade. Estou num país excelente e em boas condições. Agora tenho essa dívida a pagar pelo que fiz e quero ficar na história do Udinese, mas de forma positiva.

Nesse caso, Zico é uma referência para você?
Claro. O Zico tem moral aqui. Há fotos dele por todo lugar, a torcida leva bandeira com imagem dele nas partidas... O Amoroso também. Entre os italianos, o Di Natale é a principal referência. É um exemplo porque joga por amor ao clube, é um representante da região de Friuli. O Di Natale me ajudou muito nesse meu momento de dificuldade.

E fora de campo, como tem sido a nova vida na Itália?
A adaptação tem sido ótima. Minha filha está na escola, a cidade é bem diferente do Rio: pequena, tranquila e pouco movimentada. Agora que já conheço os lugares, fica mais fácil me locomover. Além disso, a presença de outros jogadores brasileiros ajuda muito. Nos reunimos sempre para fazer churrasco.

Maicosuel Udinese família (Foto: Arquivo Pessoal) 
 
Maicosuel curte folga em Veneza ao lado da mulher, Mari, e da filha, Duda (Foto: Arquivo Pessoal)
 
 
E o Botafogo ainda está no seu pensamento?
Claro que sim. Sempre que posso, acompanho os jogos, seja pela televisão ou pela internet. Recentemente, não pude ver muita coisa, estou meio desatualizado do Brasileirão, mas sei que o Botafogo vem numa crescente e passou a ter chances de chegar ao G-4. Também mantenho contato com alguns jogadores.

Recentemente, você viveu um episódio curioso, ajudando um homem que sofria um infarto...
Foi uma situação muito curiosa. Era um dia de folga, e nós, brasileiros, combinamos de ir até Veneza de carro. Marcamos um encontro na porta do clube para seguirmos de lá. Eu e o Gabriel (ex-Palmeiras) chegamos mais cedo e, enquanto esperávamos, vimos um senhor passar pela gente. Ele andava trôpego e caía. Achávamos que ele estava bêbado, mas ele disse que estava passando mal e que não havia bebido nada. Nós duvidamos, mas mesmo assim o levamos para dentro do clube, e os médicos assumiram o caso. Apenas no dia seguinte eu soube que ele estava sofrendo um infarto.

Então antes mesmo de reconquistar seu espaço no Udinese você já foi herói?
(Risos) Não sei. O importante é que o momento é bom em todos os sentidos. Quando você trabalha sério, vem a recompensa.