Total de visualizações de página

Seis jogos e nenhum gol: o Brasileiro em preto e branco de Loco

Figueirense e Botafogo se enfrentam nesta quarta-feira, em Florianópolis, e atacante está fora por questões contratuais

 

Por Thales Soares Florianópolis

Loco Abreu no treino do Figueirense (Foto: Luiz Henrique / Site Oficial do Figueirense) 
Loco Abreu passa por momento ruim na carreira
(Foto: Luiz Henrique / Site Oficial do Figueirense)
 
São apenas seis jogos disputados no Campeonato Brasileiro e nenhum gol marcado defendendo dois times, prejudicado por lesões, suspensões e convocações. O uruguaio Loco Abreu passa por um momento na carreira que não esperava viver. Nesta quarta-feira, ficará fora de mais um jogo. Emprestado ao Figueirense, não pode enfrentar o Botafogo por questões contratuais, que implicariam no pagamento de uma multa de R$ 300 mil. O atacante, atualmente reserva, acompanhará à distância do confronto, no qual dificilmente sairá vencedor independentemente do resultado.

No contrato assinado com o Figueirense, há uma cláusula na qual Loco Abreu pode rescindir seu compromisso automaticamente em caso de rebaixamento. Mesmo que vença o Botafogo, o clube catarinense seguirá em situação extremamente delicada. No momento, tem 28 pontos e está em penúltimo lugar, tendo apenas 21 a disputar, incluindo o jogo desta quarta-feira.

- Quando cheguei aqui (no Figueirense), foi a primeira vez que eu nem olhei o contrato. Estava com vontade de jogar. Lamentavelmente deu tudo errado até hoje, na minha situação. Não estou preocupado com o ano que vem. Quem conhece quem eu sou sabe que eu não estou preocupado com o que vai acontecer. Estou preocupado no que vai acontecer hoje. Não preciso e não necessito olhar para o futuro porque o meu caminho está certo. O que me preocupa é o hoje e em ajudar esta rapaziada que realmente, e pessoalmente, tenho a necessidade de ajudar mais - disse o uruguaio, no dia 3 de outubro, em sua última entrevista coletiva.

Como profissional, Loco mantém seu trabalho. Não falta a treinos, mas tem evitado entrevistas. Sua atitude de maior repercussão no Figueirense foi o beijo no escudo no Botafogo - que carrega bordado em uma camisa que usa por baixo do uniforme - no confronto com o Flamengo para provocar a torcida rival no Orlando Scarpelli. O resultado disso foi punição do tribunal para clube e jogador.

No total, Loco fez cinco jogos pelo Figueirense e marcou um gol, no empate por 1 a 1 com o Atlético-GO, pela Copa Sul-Americana, em confronto no qual o clube catarinense foi eliminado. Pelo Botafogo, no ano, ele fez 12 gols em 19 jogos. No Brasileiro de 2011, foram 13 gols pelo clube carioca, terminando entre os dez principais artilheiros da competição.

Loco Abreu, Figueirense (Foto: Luiz Henrique, Divulgação / FFC) 
Loco Abreu marcou apenas um gol com a camisa do Figueirense (Foto: Luiz Henrique, Divulgação / FFC)
 
Uma vitória do Botafogo, além de deixar o Figueirense em uma situação ainda mais extrema, colocará o ex-clube de Loco Abreu em condições de manter vivo o sonho de conquistar a vaga para a Taça Libertadores do ano que vem. E sem o uruguaio no grupo, dando mais força ao trabalho do técnico Oswaldo de Oliveira, com quem não chegou a ter atrito direto, mas pivô de sua saída por conflito de ideias para a utilização do jogador.

Em momentos de crise, a torcida do Botafogo grita o seu nome, mas seu rendimento no Figueirense não tem ajudado a dar peso à manifestação. Depois do treinamento de terça-feira, o técnico Oswaldo de Oliveira se recusou a falar sobre Loco Abreu. Em uma entrevista ao lado de Seedorf, o presidente Maurício Assumpção disse que o uruguaio voltaria em caso de rebaixamento, mas que estava na torcida para o Figueirense escapar por gostar muito do pessoal de Santa Catarina.

- Contratualmente, isso é verdade. Mas a questão é verdadeira da mesma forma que foi a saída por vontade dele. Resta saber se ele vai querer voltar ou se vai preferir ser emprestado novamente. Se quiser voltar, será bem recebido. O Loco disse que entrou por uma porta e saiu deixando uma ainda maior. Mas torço para que o Figueirense não seja rebaixado, pois gosto muito do pessoal de lá - disse o presidente Maurício Assumpção, em entrevista concedida no dia 11 de outubro.

Loco Abreu tem contrato com o Botafogo até o fim de 2013, prazo que se encerra o seu empréstimo com o Figueirense, caso não seja rebaixado. Há um acordo para prorrogação de mais seis meses no compromisso com o clube carioca, até a disputa da Copa do Mundo de 2014. Mas, no momento, até o Uruguai está ameaçado de ficar fora da competição, pois ocupa a quinta colocação das Eliminatórias, o que levaria a seleção para a disputa da repescagem.