Total de visualizações de página

Mancini diz que Emerson "socorre alguns jogadores financeiramente"

Técnico fala do atraso de salários no Botafogo e acredita que problema influencie na concentração dos atletas em campo. No domingo, time levou faixa para o estádio

Por Rio de Janeiro

Vagner Mancini jogo Flamengo x Botafogo (Foto: Alexandre Loureiro / Getty Images)Mancini crê que problema financeiro influencie em campo (Foto: Alexandre Loureiro / Getty Images)
O problema financeiro do Botafogo ficou bem exposto para os torcedores que foram ao Maracanã acompanhar o clássico contra o Flamengo neste domingo (derrota por 1 a 0). São cinco meses de atraso no direito de imagem, três de carteira e o FGTS, tudo exibido em uma faixa levada pelos jogadores. O atraso fez com que um dos jogadores do elenco ajudasse financeiramente os companheiros. Segundo o técnico Vagner Mancini, essa foi a atitude de Emerson Sheik diante da situação atual. Emprestado pelo Corinthians, o Sheik recebe todo seu salário pelo clube paulista.

- O Emerson socorre alguns jogadores financeiramente, e é bom que todos saibam disso. O que ele tem hoje é fruto de anos e anos de batalha para chegar nessa situação. Se ele recebe de forma diferente dos outros não é um problema, pois só dessa forma ele poderia estar com a gente - contou Mancini à Rádio Globo.

A manifestação, que havia sido comunicada aos dirigentes, causou um descontentamento entre os cartolas em suas linhas finais, onde detalhavam os pagamentos em atraso. O diretor técnico Wilson Gottardo acredita que não havia necessidade de especificar cada dívida do clube com os jogadores. E todo esse clima criado acaba influenciando também em campo.

- Vivemos uma situação atípica, há muito tempo que eu não vivia uma situação de atraso tão grande. Isso tem causado um desgaste muito grande em todos os setores do Botafogo. Qualquer ser humano com cinco meses de salários atrasados tem dificuldade de se concentrar no jogo. Eu sabia da faixa e não dei opinião porque era uma decisão deles - disse Vagner Mancini.

O cartaz foi a segunda manifestação pública feita pelos jogadores do Botafogo em 2014 contra os atrasos. A primeira ocorreu na semana daquele que até então era o jogo mais importante do ano. Numa quarta-feira, dia 2 de abril, o Alvinegro enfrentaria o Unión Española, no Maracanã, pela fase de grupos da Libertadores. Uma vitória garantiria a classificação para as oitavas de final com uma rodada de antecedência e confirmaria o primeiro lugar no grupo. No sábado anterior iniciaram-se  protestos antes dos treinos, com os atletas sentando no gramado antes da atividade. O treinamento de domingo foi cancelado, e os protestos ocorreram novamente segunda e terça. Na quarta o Botafogo perdeu por 1 a 0 e posteriormente foi eliminado ao ser atropelado pelo San Lorenzo na Argentina, perdendo por 3 a 0. A sensação foi de que as manifestações do elenco ao longo daquela semana desviou o foco do jogo.

Então, os líderes decidiram adotar uma estratégia diferente para protestar, na qual a rotina do dia a dia não fosse modificada. O grupo entendeu que o cartaz seria uma maneira mais “pacífica” de cobrar soluções da diretoria, que convive com 100% de suas receitas bloqueadas por conta de dívidas fiscais e tributárias.

O Botafogo volta a campo no próximo sábado, às 18h30, no Maracanã, pela 13 rodada do Campeonato Brasileiro. O time está em 13º, com 12 pontos.