Total de visualizações de página

Contrato de Loco prevê volta ao Botafogo caso Figueira seja rebaixado

 

Passagem apagada até agora pelo clube catarinense pode estar perto do fim. Cláusula é confirmada por dirigente que participou das negociações

 

Por GLOBOESPORTE.COM Florianópolis
 
Loco Abreu no treino do Figueirense (Foto: Luiz Henrique / Site Oficial do Figueirense) 
Loco poderá deixar o Figueirense e voltar ao Fogo
(Foto: Luiz Henrique / Site Oficial do Figueirense)
 
 
A história de Loco Abreu no Figueirense pode estar com os dias contados. O contrato de empréstimo que o atacante assinou junto ao Figueira estipula um vínculo até o final de 2013. Porém, neste mesmo contrato existe uma cláusula que poderá abreviar a passagem do uruguaio no clube catarinense e fazê-lo retornar ao Botafogo na próxima temporada. Se o Figueira cair para a Série B, Loco volta ao Rio de Janeiro.

Quando chegou ao Figueirense, em julho, na 9ª rodada, o discurso da diretoria e do atacante Loco Abreu era o de brigar pelo ‘sonho alvinegro’: uma vaga na Libertadores. No entanto, o que era festa, quase três meses depois, se transformou em frustração, tanto para o atleta, quanto para o torcedor catarinense. A realidade do Figueira na competição se mostra uma quase irreversível luta contra o rebaixamento — são 98% de chances de queda, segundo o matemático Tristão Garcia.

Contando com esta possibilidade no momento da construção do contrato que selaria o empréstimo, o staff de Loco Abreu impôs uma exigência em forma de cláusula contratual: em caso de queda para a Série B, o jogador retorna automaticamente para o Botafogo.

O ex-diretor de futebol do Figueirense, Marcos Moura Teixeira, um dos responsáveis pela chegada do jogador ao clube, confirma a existência da cláusula. Teixeira, que não faz mais parte do Figueirense, participou das negociações e explica que a volta ao Botafogo aconteceria de forma automática.

— Sim, há uma cláusula que diz que se o Figueirense cair para a Série B, ele poderia voltar ao Botafogo. Ele está emprestado, ele não veio transferido para cá (Figueira), os direitos federativos são do Botafogo. Em tese, isso acontece de forma automática — diz Marcos Moura.

Loco Abreu, no Figueirense, contra o Flamengo (Foto: Luiz Henrique, divulgação / FFC) 
Loco Abreu, no Figueirense, contra o Flamengo
última vez que esteve em campo pelo clube
(Foto: Luiz Henrique, divulgação / FFC)
 Jogador pode atuar em doze jogos
 
 
Caso a queda aconteça, Loco Abreu, que chegou com status de maior contratação da história do Figueira, poderá atuar no máximo em doze partidas pelo clube. Até o momento, o atacante esteve à disposição dos treinadores em apenas sete partidas, sendo que atuou em cinco delas — por duas vezes ficou no banco sem ser aproveitado pelo treinador Márcio Goiano. Até o momento, Abre fez um gol com a camisa do Figueira, na Sul-Americana, sobre o Atlético-GO.

Desde a estreia do jogador no Brasileirão, o Figueirense disputou 22 partidas — entre Série A e Copa Sul-Americana. Até o final da temporada serão mais dez partidas e Loco só poderá ser relacionado em sete delas, já que está com a seleção do Uruguai e se ausentará por mais duas rodadas — sem contar com a partida desta quarta, contra o Atlético-GO. Seleção do Uruguai e lesões, foram os principais motivos das ausências do jogador.