Total de visualizações de página

Bruno Mendes faz dois, e Bota vira o clássico contra o Vasco no fim: 3 a 2

Além de marcar duas vezes, atacante dá passe para o outro gol e faz o Glorioso manter vivo sonho da Libertadores. Vasco fica a cinco pontos do G-4

 

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

  • nome do jogo
    Bruno Mendes
    O atacante foi decisivo para o Botafogo. Fez dois gols e deu passe açucarado para outro, marcado por Elkeson. Ele se firma como peça-chave no time.
  • ressurgimento
    Carlos Alberto
    Improvisado no ataque, o camisa 10 teve boa atuação, na qual fez dois gols, um deles de letra. Isto tudo, no entanto, não assegurou a vitória ao Vasco.
  • estatística
    passes errados
    Seedorf não teve uma noite brilhante nesta quinta. Dos 41 passes que tentou na partida, o holandês errou 10. O jogo teve 104 passes errados no total.

A chuvosa noite desta quinta-feira, no Engenhão, parecia que seria de Carlos Alberto, mas acabou sendo de Bruno Mendes. O meia do Vasco, improvisado no ataque, desencantou, fez seus dois primeiros gols na Série A do Campeonato Brasileiro desde 2008, mas não foi suficiente para o time cruz-maltino sair com a vitória. O jovem atacante alvinegro, contratado recentemente do Guarani, brilhou intensamente, e depois de dar o passe para o gol de Elkeson, fez dois gols no segundo tempo, um aos 47 minutos, e decretou a emocionante vitória do Botafogo, por 3 a 2.
O resultado fez o Alvinegro, que não vencia há sete jogos, manter suas remotas chances de classificação para a Taça Libertadores: é agora o sétimo colocado, com 44 pontos, a 11 do São Paulo, que venceu o Atlético-GO e é o quarto.

- Agradecer a Deus por tudo isso que está acontecendo na minha vida. O Oswaldo me deu essa oportunidade de entrar jogando, fui bem, fiz dois gols, a equipe não desistiu e viramos o jogo, graças a Deus - disse Bruno Mendes, herói alvinegro na partida.

Por outro lado, a derrota afastou o Vasco, que está em quinto com 50 pontos, do São Paulo. São cinco pontos a menos que o Tricolor paulista.

- A gente precisava muito dessa vitória hoje. Jogamos bem, fizemos um primeiro tempo muito bom, o início do segundo foi bom também e acabamos cedendo alguns espaços que o Botafogo soube aproveitar - disse Juninho.

O público foi bem pequeno para o clássico desta quinta: apenas 7.525 torcedores estiveram presentes, sendo que 5.015 pagaram ingresso e proporcionaram a renda de R$ 107.050. Os dois times só voltam a jogar na próxima quarta-feira, fechando a 32ª rodada, que começa neste sábado. O Cruz-Maltino recebe o Inter, às 20h30m (de Brasília), em São Januário, e o Bota vai a Florianópolis para enfrentar o Figueirense, às 22h, no Orlando Scarpelli.

O jogo

Em tese, o time que tinha mais a ganhar (ou perder) no clássico era o Vasco, que luta para voltar ao G-4, de onde saiu depois de 54 rodadas seguidas após a derrota de 2 a 0 para o Santos, no domingo passado. E foi mesmo o time cruz-maltino que primeiro deu emoção ao jogo, aos oito minutos: houve uma sucessão de passes e lançamentos errados de ambos os lados e Nilton deu de bandeja para Carlos Alberto, que livre na área diante de Jefferson demorou a concluir, tentou encobrir o goleiro e jogou por cima do travessão.

Bruno Mendes gol Botafogo x Vasco (Foto: Wagner Meier / AGIF) 
 
Bruno Mendes comemora um de seus gols na vitória do Botafogo sobre Vasco (Foto: Wagner Meier / AGIF)
 
O Botafogo, quase sem aspirações na competição, lutando para manter o seu remoto sonho de ainda alcançar uma vaga para a Taça Libertadores de 2013 e sem riscos de rebaixamento, não tinha velocidade e errava muito nas saídas de bola e no meio-campo. Mesmo desta vez com um companheiro no ataque - Bruno Mendes - Elkeson não acertava uma jogada sequer. E apesar de não ser brilhante, a equipe de São Januário se apresentava melhor e chegou com justiça ao gol, aos 24. E que gol! Eder Luis levou pela direita e cruzou na pequena área para Carlos Alberto tocar de letra e fazer o seu primeiro gol na Série A do Brasileiro desde 2008, quando jogava pelo Botafogo.

No entanto, não deu para os vascaínos comemorarem muito. Cinco minutos depois, a dupla alvinegra que não funcionava até então se entendeu e empatou a partida. Bruno Mendes recebeu na direita, penetrou na área e cruzou rasteiro, Juninho tentou cortar de carrinho, mas acabou deixando a bola para Elkeson, quase em cima da linha, só empurrar a bola para a rede. O Vasco não desanimou e, aos 31, Jonas cruzou da direita para Carlos Alberto cabecear bem, tentando deslocar Jefferson, que fez bela defesa.

A partida ficou aberta e, logo após Elkeson cabecear uma bola que bateu na trave depois de Fernando Prass tocar nela, novamente Carlos Alberto teve uma chance, mas chutou nas mãos de Jefferson. O lance se originou de um erro de passe de Gabriel na saída de bola do Botafogo. Logo depois, Dória cometeu duas bobagens e o time crzu-maltino marcou o segundo. Primeiro o zagueiro tentou dar um chutão, mas a bola ganhou mais altura que distância e ficou com o adversário. Na sequência a bola foi lançada com certa força para Felipe no lado esquerdo, mas Dória entrou de pé mole, o veterano vascaíno ganhou a dividida e deixou Carlos Alberto à vontade para marcar.

Bruno Mendes faz dois e vira o jogo para o Botafogo

Em desvantagem no marcador, o Botafogo voltou para a etapa final com mais disposição ofensiva. No outro lado, como disse Juninho quando saía do vestiário, a ordem do técnico Marcelo Oliveira era ter cautela para não vacilar, porque nos dois últimos jogos a equipe havia levado gols no início do segundo tempo (nas derrotas de 2 a 0 para São Paulo e Santos). Nos contragolpes o Cruz-Maltino era mais perigoso que o adversário, que só criava chances em chutes de fora da área.

Carlos Alberto Vasco x Botafogo (Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do vasco) 
 
Carlos Alberto, autor dos dois gols do Vasco, luta pela bola entre dois jovens jogadores do Botafogo: Jadson (5) e Gabriel (Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco)
 
 
Aos 17, Marcelo Oliveira perdeu Felipe e pôs Thiago Feltri, devolvendo Wendel à sua posição original: a cabeça de área. No outro lado, Oswaldo de Oliveira perdeu a paciência com os seguidos equívocos de seu time e fez duas substituições: Lodeiro no lugar de Fellype Gabriel e Marcelo Mattos no de Renato. Pouco antes das alterações, aos 23, por muito pouco o Vasco, que já havia desperdiçado ótimos contra-ataques, não marcou o terceiro: Juninho lançou Eder Luis, que entrou em velocidade pelo meio da área, mas acompanhado por Dória, adiantou um pouco a bola e não teve espaço para vencer Jefferson e sair para a comemoração.

O castigo pelas chances desperdiçadas veio pouco tempo depois, aos 30. Gabriel recebeu livre na direita e cruzou para Bruno Mendes desviar no primeiro pau, entre Prass e a sua trave esquerda: 2 a 2. O Botafogo melhorou após o gol e quase virou após falha de Dedé dentro da área, que Bruno Mendes se aproveitou e chutou forte, cruzado, mas Prass impediu que a bola o vencesse com grande defesa. O fim do jogo mostrou dois times tensos atrás do único resultado que interessava: a vitória. E no toma lá e dá cá, melhor para o Alvinegro: aos 47, Bruno Mendes deu um balaço de fora da área e acertou o canto esquerdo de Prass para fazer o gol da vitória e sair de campo como o mais novo herói do Botafogo.