Total de visualizações de página

'Maracanazo': crônicas ilustradas relembram histórias do estádio

Comentarista Teixeira Heizer lança livro com textos diversos sobre o estádio 'com alma', 'Redação SporTV' selecionou três deles para ilustrar

 

Por SporTV.com Rio de Janeiro



Se você gosta de futebol, ainda que não tenha assistido a Copa do Mundo de 1950, é quase impossível não saber que o dia 16 de julho daquele ano foi marcado pela dor e pelo silêncio. Construído especialmente para a Copa no Brasil, tornou-se o maior do mundo e íntimo do torcedor brasileiro, que o chama  carinhosamente de 'Maraca'. A fatídica derrota de virada por 2 a 1 para Uruguai  entraria para a história do futebol mundial com um nome: 'Maracanazo'. Esse é o título do livro lançado pelo comentarista do SporTV e um dos primeiros funcionários da TV Globo, Texeira Heizer, que reúne diversas crônicas emocionadas em relação à história do estádio que está sendo reaberto, neste sábado, 63 anos depois daquela partida.


A história do Maracanã se confunde com a do Brasil, com a de muitos clubes e a de muitas pessoas. O 'Redação SporTV' selecionou três textos marcantes e os exibiu no programa com narração e ilustração. Veja no vídeo acima depoimentos sobre o estádio com alma. Abaixo, a crônica de Teixeira Heizer.

maracanazo (Foto: Reprodução) 
Livro (Foto: Reprodução)
Crônica de Teixeira Heizer

"Construção parecia impossível para um país pobre, onde as necessidades da população eram gritantes e o futebol, apesar da sedução que exercia sobre as gentes brasileiras, não era gênero de primeira necessidade. As autoridades, entretanto, superaram os aspectos ideológicos, econômicos e sociais em favor daquela construção espetacular, capaz de deixar o mundo pasmado com a audácia do então conservador general eurico gaspar dutra e seus assessores. Depois, os esforços da engenharia brasileira e a brava batalha contra o tempo. Era uma guerra em todas as frentes, desdenhando os que duvidavam da capacidade brasileira. Do primeiro buraco ao momento da inauguração, as dúvidas foram se dissipando e o espectro do gigante foi surgindo no Derby Club. E sobreveio a derrota ante os uruguaios  - e a perda do título - , contristando a população de um Brasil mulato e sonhador.

Noite especial com reabertura do Maracanã

O principal evento deste sábado acontece no estádio do Maracanã, que será reaberto com um amistoso entre os amigos dos campeões mundiais Ronaldo e Bebeto. A bola rola às 19h, mas o SporTV já transmite o evento a partir de 18h15. Com narração de Luiz Carlos Jr., a partida contará com os comentários de Paulo Cesar Vasconcellos, Edinho e Roger Flores. As reportagens serão de Janaina Xavier, Bruno Cortes e Fernando Saraiva.

Maracanã (Foto: Divulgação) 
 
Maracanã será reaberto e o SporTV transmite partida ao vivo (Foto: Divulgação)