Total de visualizações de página

Botafogo esbarra no Sobradinho e leva a decisão da vaga para o Rio

Após oito vitórias seguidas, time perde chances no fim, não reedita boas atuações e fica no 0 a 0. Candangos jogam por empate com gols na volta

 

Por GLOBOESPORTE.COM Gama, DF

A campanha perfeita na Taça Rio, com futebol vistoso e cheio de gols não deu as caras na estreia do Botafogo na Copa do Brasil. Mesmo com uma pressão incrível no fim da partida, o Glorioso não foi capaz de passar de um empate por 0 a 0 com o Sobradinho, na noite desta quarta-feira, no Bezerrão, e a decisão da vaga ficou mesmo para o Rio de Janeiro, sem vantagens. O rival também teve chances, e um gol corretamente anulado nos acréscimos (impedimento foi marcado) salvou o time carioca de uma amarga derrota.

Com o resultado, a sequência de oito vitórias do Alvinegro no Campeonato Carioca foi freada. Agora, nova igualdade sem bola na rede leva a disputa para os pênaltis. Qualquer empate com gols carimba a passagem dos candangos. Ao Glorioso, a ordem é vencer na quinta-feira da próxima semana, às 21h50m, no Raulino de Oliveira, para evitar mais um vexame na competição nacional - nas últimas quatro edições, não passou da segunda fase.

Na saída, Marcelo Mattos lamentou as oportunidades desperdiçadas e pediu cuidado na volta.

- O goleiro deles esteve muito bem, seguraram no relógio e no tempo. Agora, é segurar no Rio, não tomar gol no Rio. Não tem gostinho de frustração, pois não tem mais time bobo. Encontramos dificuldades para conseguir criar - avaliou o volante.

Seedorf e Ramon, Sobradinho x Botafogo (Foto: Adalberto Marques/Agência Estado) 
 
Em noite sem muito brilho, Seedorf disputa a bola com Ramon (Foto: Adalberto Marques/Agência Estado)
 
Domínio sem pressão do Botafogo

A bola multicolorida da Copa do Brasil rolou com atraso de 12 minutos. E o futebol demorou ainda mais a aparecer. O Sobradinho, que contou com os ex-alvinegros Túlio torcedor do clube) e Zé Carlos, aglomerou o setor do campo entre intermediárias e impediu o Botafogo de jogar como gosta, tornando o início da partida modorrento. Sem paciência, o time carioca rifava as jogadas com lançamentos em profundidade sem direção. Efeito disso foi que o primeiro chute a gol só saiu aos 15, com Julio Cesar, um dos mais lúcidos em campo.

Antes, reclamação de pênalti em Fellype Gabriel, que foi empurrado na área. A melhor chance saiu com Lodeiro, livre, após erro de Ramon e passe de Rafael Marques. Mas o uruguaio foi lento, bateu prensado e desperdiçou. Em rápido contato com o técnico Oswaldo de Oliveira, Seedorf mostrou insatisfação e reclamou que os companheiros estavam muito próximos. Pois ele mesmo mudou sua posição e passou a desequilibrar aberto na esquerda.

Aos 32 minutos, o craque holandês reviveu o pequeno show de dribles que ofereceu contra o Nova Iguaçu, domingo passado, pelo Campeonato Carioca. Mas, desta vez, apesar de ter entortado o lateral-direito Ronaldo, não acertou o cruzamento. O jogo aéreo, aliás, foi a tônica dos cariocas, com dezenas de tentativas sem sucesso. Apagado, Rafael Marques sequer conseguia fazer o trabalho de pivô. Para piorar, Lodeiro, lesionado, saiu e deu lugar a Vitinho.

Rafael Marques jogo Botafogo Sobradinho (Foto: Reuters) 
Rafael Marques disputa bola no alto com Zé Carlos e outro jogador do Sobradinho (Foto: Reuters)
 
 
Jogo aberto e muitas chances perdidas

Na volta do intervalo, a partida ganhou em emoção. Mais expostas, as equipes mudaram a postura, e o Sobradinho encaixou seu esquema, adiantando a marcação e pressionando o adversário. E levou perigo duas vezes justamente com a fórmula do Bota: bolas erguidas.

No entanto, a superioridade técnica do visitante (que parecia estar em casa, diante de tantos torcedores), ressurgiu e, aos 24, Vitinho chutou rente à trave depois de bate-rebate na área. Ambos os treinadores fizeram substituições ofensivas, e o duelo ficou ainda mais franco, mas o time candango, aos poucos, perdeu a intensidade e os raros contragolpes que assustavam.

O gol do triunfo do Glorioso quase saiu da forma mais improvável. Aos 40, Vitinho cruzou, o lateral Ronaldo desviou contra a própria meta e obrigou o goleiro Donizeti a tirar a bola, que já havia passado por ele, no susto. Depois, foi a vez de Rafael Marques finalizar, de cabeça, mas novamente Donizeti salvou. Até o fim, muita pressão e, mesmo com falhas grosseiras da defesa do Sobradinho, nada de a bola entrar. Com dez no campo de ataque, o Botafogo se descuidou, e Laécio chegou a marcar, mas o auxiliar assinalou impedimento corretamente e anulou o lance. Definitivamente, o encanto do Campeonato Carioca não viajou a Brasília.