Total de visualizações de página

Botafogo, campeão carioca de 2013

Alvinegro foi perfeito na Taça Rio e cresceu no momento certo na Taça Guanabara

 
Depois de vencer a desconfiança e as vaias da torcida na Taça Guanabara, o Botafogo fez uma campanha perfeita na Taça Rio e chegou ao 20º título carioca com 15 vitórias (11 delas consecutivas), três empates e apenas uma derrota. Três anos depois, o time repete a performance de 2010 e conquista a Taça Guanabara e a Taça Rio. A campanha quase perfeita foi um legítimo cala-boca do técnico Oswaldo de Oliveira em seus críticos. Até o fim do primeiro turno, o treinador foi perseguido por parte da torcida, mas nada como um dia, ou melhor, uma vitória atrás da outra. Sob a regência do maestro Seedorf, o elenco alvinegro encontrou na eficiência de Lodeiro e na juventude e velocidade de Vitinho dois pilares importantes na conquista. Isso sem falar na segurança de sempre do goleiro Jéfferson. 
 
» Baixe o papel de parede do Botafogo: 1280x1024 | 1920x1080
 
//A campanha

Taça Guanabara Taça Rio

  • 1º rodada20/01Botafogo 3 x 0 Duque de Caxias
O Botafogo estreia com vitória tranquila no Engenhão. Com gols de Andrezinho (foto), o estreante Bolívar e Antonio Carlos, o alvinegro bate o Duque de Caxias.
 

//Os heróis
//O comandante

SEEDORF


Não foi a estrela solitária do time, mas teve atuações soberbas em seu primeiro Carioca. O craque holandês não só municiou diversas vezes o ataque com passes milimétricos, como também balançou as redes adversárias. Afinal, o maestro alvinegro também foi o vice-artilheiro do time, com sete gols. 

LODEIRO


Depois de um Campeonato Brasileiro com altos e baixos, o 'motorzinho' do time logo caiu nas graças da torcida gol após gol. Foram oito ao todo do artilheiro do time e uma entrega em campo que conquistou os torcedores. O uruguaio deixou ótima impressão em seu primeiro estadual. 

RAFAEL MARQUES


Foi o símbolo da virada alvinegra. Perseguido pela torcida, o atacante ficou 21 jogos sem fazer gol, mas não deixava de lutar, de se entregar em campo . Quebrou o jejum contra o Boavista, na abertura da Taça Rio, e fez outros três gols, um deles contra o Vasco e o outro na final, diante do Fluminense. 

OSWALDO


Além de nomes como Seedorf, Lodeiro e Jéfferson, o treinador acertou ao apostar em revelações como Dória, Bruno Mendes e Vitinho. Este é o primeiro título do experiente treinador no Botafogo. Após ter passado pelos outros três grandes clubes do Rio, conquista seu primeiro Campeonato Carioca. 

Arte: O GLOBO | texto e pesquisa: Gustavo Loio | Fotos: Marcelo Carnaval, Alexandre Cassiano, Guilherme Pinto, Jorge William, Cezar Loureiro e Ivo Gonzalez