Total de visualizações de página

Com 'elástico', Ronaldo supera Bebeto e brilha na abertura do Maracanã

Fenômeno faz golaço e lidera time branco na vitória por 8 a 5 sobre equipe do tetracampeão. Washington marca o primeiro gol do estádio reformado

 

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro



Era para ser uma "pelada" com dois tempos de 30 minutos. Mas o Maracanã falou mais alto. Mesmo com apenas 30% da capacidade e só um lado das arquibancadas ocupado, Ronaldo, Bebeto e seus amigos decidiram jogar quase 90 minutos. Afinal, o palco é de final de Copa do Mundo (e de Copa das Confederações), e o evento-teste marcou o primeiro jogo no estádio em dois anos e oito meses. Recheada de estrelas (mas sem Romário, que não apareceu), a partida terminou com vitória de 8 a 5 para a equipe do Fenômeno, que deu de presente à torcida formada por operários e convidados (como a presidente Dilma Rousseff) um golaço com direito a "elástico" - veja o lance no vídeo acima.

Ronaldo, que na carreira profissional disputou três jogos no Maracanã e não marcou gols, deixou sua marca duas vezes. Edílson (2), Giovanni (2), Djalminha e Pedrinho também fizeram para o time de branco, enquanto Washington (2), Roger, Bebeto e seu filho Mattheus balançaram a rede pela equipe amarela. Bebeto quase passou em branco, mas um pênalti no último lance da partida assegurou o gol do quarto maior artilheiro da história do estádio. O primeiro a marcar no novo Maracanã foi o "Coração Valente", aos 16 do primeiro tempo.

 Ronaldo Maracanã reabertura (Foto: Janir Junior)
 
Ronaldo comemora com Djalminha um dos gols na vitória do time branco (Foto: Janir Junior)
 
O trio de arbitragem foi formado por mulheres: Ana Paula Oliveira, Nadine Bastos e Maíra Labes. Zagallo chegou a ser chamado para treinar o time de Bebeto, mas preferiu apenas assistir ao duelo na área vip. Assim, Jair Pereira comandou os amigos do tetracampeão, enquanto Valdir Espinoza foi o técnico da equipe do penta.

Antes de a bola rolar, um show de luzes encantou o público presente. Houve também a apresentação dos cantores Neguinho da Beija-Flor, Naldo, Martinho da Vila e Preta Gil, com apenas uma música de cada, e do Hino Nacional com Sandra de Sá, Fernanda Abreu, Eduardo Dusek e Ivan Lins.
Com a bola rolando, aos nove minutos, Washington mostrou que estava disposto a roubar a festa: o "Coração Valente" recebeu nas costas da defesa e chutou rente à trave. O gol saiu sete minutos depois: pela direita, Bebeto acertou cruzamento perfeito na cabeça de Washington, que tocou sem defesa para Zetti.

Logo depois, as duas primeiras substituições. O cantor Naldo deu lugar ao pentacampeão Edílson, pelo time de Ronaldo, enquanto o tetra Ricardo Rocha saiu para a entrada de Ibson. Aos 17, o empate da equipe branca: Edílson achou Giovanni na área, o ex-jogador de Santos e Barcelona invadiu e tocou na saída de Carlos Germano.

Os amigos de Ronaldo não precisaram de muito tempo para virar o placar. Aos 19, Renato Gaúcho cruzou da esquerda, o Fenômeno deixou a bola passar, e Djalminha bateu de canhota: 2 a 1. O terceiro do time branco foi novamente de Giovanni, com um chute forte e bonito de fora da área.

Autor do primeiro gol do novo Maracanã, Washington voltou a balançar a rede aos 26, com um toquinho por cima de Zetti. O anfitrião Bebeto arriscou seu tradicional voleio aos 37, mas mandou por cima. O outro anfitrião teve melhor mira: aos 40, Serginho rolou da esquerda da área, Ronaldo pegou de primeira e bateu sem defesa para Carlos Germano.

Com a camisa 10 do time amarelo, Roger chutou de fora da área e fez o terceiro para os amigos de Bebeto. Após o término do primeiro tempo, o ex-jogador revelado pelo Fluminense subiu para a cabine do SporTV e passou a comentar a partida na transmissão do canal. Também com microfone, mas no gramado, Ronaldo agradeceu a presença dos operários na festa:

- Vocês foram os heróis na reforma. O Maracanã está lindo, maravilhoso. Obrigado.

Bebeto Maracanã reabertura (Foto: André Durão / Globoesporte.com) 
Bebeto só consegue balançar a rede no último minuto, de pênalti (Foto: André Durão / Globoesporte.com)
 
A segunda etapa começou com mudanças nas duas equipes. O jovem Mattheus, do Flamengo, entrou pelo time amarelo para atuar ao lado do pai Bebeto. Donato, Aílton, Donizete e Lúcio Flávio também foram escalados por Jair Pereira. No lado de Ronaldo, as novidades foram Pedrinho, Valber, Emerson e Luizinho.

VER VÍDEO AQUI


Aos 16 da etapa final, o baixinho Edílson nem precisou pular no meio da zaga dos amigos de Bebeto para marcar de cabeça: 5 a 3 para o time de Ronaldo. Dois minutos depois, o "capetinha" teve a chance de fazer o sexto, mas enfeitou demais após driblar o goleiro Chico (substituto de Carlos Germano) e desperdiçou o lance.

Se Bebeto não balançava a rede, seu herdeiro o representava bem. Aos 24, Mattheus recebeu na área, deu bom drible e chutou para diminuir o placar para 5 a 4. Três minutos depois, Edílson marcou de novo e fez 6 a 4.

O melhor do show das estrelas ficou para o final. Aos 32, Ronaldo dominou na área, deu um "elástico" em cima do ex-zagueiro Donato e bateu de canhota sem defesa para o goleiro dos amigos de Bebeto. Golaço do dono da festa.

Antes do término, Ronaldo deixou o gramado cansado e passou a acompanhar a partida do banco. Ainda viu Pedrinho fazer 8 a 4 aos 40. Logo em seguida, Ana Paula Oliveira marcou pênalti para o time de amarelo. Era a chance de Bebeto deixar o seu na festa. E o camisa 7 não desperdiçou: goleiro Fabio Noronha para a direita, bola na esquerda. Gol e fim de jogo, com vitória dos amigos de Ronaldo por 8 a 5.

Em maio, outro evento-teste será realizado no estádio (clubes cariocas querem liberação para Copa do Brasil ou Libertadores). O certo é que no dia 2 de junho haverá o primeiro jogo com venda de ingressos para a torcida: o amistoso entre Brasil e Inglaterra.

cores luzes maracana reabertura (Foto: Janir Junior) 
Show de luzes marcou a reabertura do Maracanã antes do jogo com as estrelas (Foto: Janir Junior)