Total de visualizações de página

Gringos bons de bola, Seedorf e Lodeiro são fundamentais para título

Holandês e uruguaio comandam o time e são os principais responsáveis pelos gols na conquista do Alvinegro no Campeonato Carioca

 

Por Fred Huber e Thales Soares Rio de Janeiro

Depois de um início de altos e baixos, o Botafogo se encontrou no Campeonato Carioca e fez uma campanha brilhante até a conquista do título, depois de vencer o Fluminense por 1 a 0, domingo, em Volta Redonda. Os dois gringos do time, o holandês Seedorf e o uruguaio Lodeiro, foram figuras centrais, os dois principais destaques. 

Seedorf Botafogo campeão carioca 2013 (Foto: Agência Estado) 
 
Seedorf, o expoente maior da conquista alvinegra (Foto: Agência Estado)
 
Os dois foram os goleadores da equipe. Lodeiro marcou oito gols, e Seedorf sete. Como o Bota atua apenas com um atacante de referência, ambos se tornaram peças importantes, que chegam na área como elementos-surpresa para finalizar.
O técnico Oswaldo é só elogios aos seus gringos, que na avalição do comandante estão muito bem adaptados ao Brasil e ao time.



- São dois jogadores que tenho maior prazer de comandar. Estão no mesmo nível do Jefferson, Fellype, vêm jogando muito bem. São estrangeiros e merecem atenção especial, mas têm se adaptado ao futebol brasileiro e incorporado a forma de jogar da equipe. 

Oswaldo destacou a capacidade física e a polivalência de Lodeiro. O técnico lembrou que o meia surpreendeu com seu faro de gol neste Carioca.

- O Lodeiro já foi triatleta, tem uma capacidade invejável de participação de jogadas, de deslocamento. Ele me lembra o Dirceuzinho, que jogou aqui no Botafogo. Era o polivalente da época, efetivo no ataque e na defesa, com capacidade grande de transição. O Lodeiro não é um jogador notório pela capacidade de ser artilheiro, mas tem crescido neste aspecto.

Lodeiro Botafogo campeão carioca 2013 (Foto: Satiro Sodré / Agif) 
Lodeiro celebra o título de campeão carioca em 2013 (Foto: Satiro Sodré / Agif)
 
O uruguaio disse estar muito satisfeito com o destaque que conseguiu nesta sua passagem pelo Botafogo, mas não se sente ídolo ainda por causa do pouco tempo no clube.

- É um momento muito importante na minha carreira. Ainda não tenho nem um ano de Botafogo e consegui este importante título, significa muitpo para mim. Não me sinto ídolo, até pelo pouco tempo no clube. Mas o caminho é esse.



Seedorf também ficou emocionado com o título e preferiu dividir o mérito com o restante do elenco. O camisa 10 acredita que a conquista é um certificado de que o Alvinegro está no caminho certo.

- É um prazer grande estar aqui, muito emocionante. Em uma conquista, não existe um mais importante do que o outro. O suor, dedicação e trabalho é o mesmo. O título alça o Botafogo a outro patamar, é um certificado de trabalho bem feito. Vamos procurar dar continuidade, acho que todos estão vendo que há muita união.

Curiosamente, na última vez que o Botafogo havia se sagrado campeão, outros dois gringos roubaram a cena e foram os principais responsáveis pelos gols da equipe. O uruguaio Loco Abreu, que marcou 11 vezes, e o argentino Herrera, que fez oito gols.