Total de visualizações de página

A decisão da logística: Bota e Flu preparam melhor caminho para a final

Com viagens longas pela frente, times entram em campo na quinta-feira à noite por competições paralelas antes de se enfrentarem no domingo

 

Por Fabio Leme, Fred Huber e Thales Soares Rio de Janeiro
 

Com o aperto do calendário brasileiro, a logística para um jogo de futebol se torna cada vez mais determinante na vida dos clubes. Adversários na decisão da Taça Rio, domingo, em Volta Redonda, Botafogo e Fluminense precisaram empregar todos os esforços na busca pelos melhores caminhos na semana de preparação para o jogo decisivo, que inclui disputas importantes em competições paralelas. O Alvinegro vai enfrentar o CRB em Maceió, Alagoas, às 19h30m (de Brasília) de quinta-feira, pela segunda fase da Copa do Brasil. No mesmo dia, o Tricolor estará em Guayaquil, no Equador, para o confronto com o Emelec, às 22h30m, pelas oitavas de final da Libertadores.

Info_DESLOCAMENTOS_FLUXBOTA (Foto: Infoesporte)

Na correria para manter seus times inteiros, os departamentos de logística dos dois clubes precisaram trabalhar. Serão 9.285km percorridos pelo Fluminense entre a viagem para Guayaquil, em voo fretado, e a ida para Volta Redonda. Já o Botafogo fará três itinerários diferentes por 4.079km: do Rio de Janeiro para Maceió, com escala em Salvador, e o retorno com a cidade de Pinheiral, vizinha de Volta Redonda, como destino final.

Ganhamos mais um dia de treino. Vamos voltar logo depois do jogo, alguns vão treinar"
Abel Braga, técnico do Fluminense
 
A curiosidade no caso do Fluminense é que o voo foi aberto aos torcedores. A viagem de ida está marcada para as 14h (de Brasília) desta terça-feira, e a de volta às 2h (de Brasília) de sexta-feira, logo depois do jogo. A duração é de seis horas. Guayaquil tem duas horas a menos de fuso horário em relação ao Brasil. O time chegará e treinará no Rio. Sábado, deve viajar logo depois do almoço para Volta Redonda.

- Ganhamos mais um dia de treino. Já houve situações  em que tivemos quase dois dias de folga. Vamos voltar logo depois do jogo, alguns vão treinar, quem começar (o jogo com o Emelec) não - comentou o técnico do Fluminense, Abel Braga, referindo-se ao voo fretado que possibilitou a viagem na tarde de terça-feira para Guayaquil.

O Botafogo optou por voos comerciais e, por isso, na ida para Maceió fará uma troca de aeronave em Salvador, na Bahia. Com isso, só tem chegada prevista em seu destino às 23h50m (de Brasília) de quarta-feira. Na volta, sexta-feira, o time planejou o desembarque no Rio às 17h (de Brasília) e, no mesmo dia, seguirá para Pinheiral, já se concentrando para a final da Taça Rio.
Nosso time é solidário, mais de operários do que de artistas. Eles se entregam completamente na parte física"
Oswaldo de Oliveira, técnico do Botafogo  

- Nosso time é solidário, mais de operários do que de artistas. Eles se esmeram na parte técnica, mas se entregam completamente na parte física - comentou o treinador alvinegro, Oswaldo de Oliveira, que ainda não definiu se poupará algum jogador contra o CRB.

Botafogo e Fluminense se enfrentam às 16h (de Brasília) de domingo, no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda. Com a melhor campanha do estadual, o Botafogo joga pelo empate para conquistar o título carioca direto, já que ganhou a Taça Guanabara. Ou seja, basta não sofrer gols para ser campeão. Ao Fluminense, só uma vitória interessa, que levaria a decisão do estadual para mais dois jogos entre as equipes.