Total de visualizações de página

Governo decide não abrir Maracanã em maio para um segundo evento-teste

Finalização das obras é prioridade e bola só vai rolar com Brasil x Inglaterra


Amélia Sabino - Rio de Janeiro (RJ)
 
As imagens de Amigos de Ronaldo x Amigos de Bebeto na reabertura do Maracanã (Foto: Cleber Mendes/LANCE!Press)
  
O governo do Rio bateu o martelo: o Maracanã não vai abrir para nenhum evento-teste em maio, seja para jogo oficial ou amistoso. Na semana passada, em reunião entre os órgãos estaduais que participam da adequação do estádio para a Copa-2014 - Secretaria da Casa Civil, de Obras, de Esporte e Lazer e Empresa de Obras Públicas -, ficou claro que não seria possível parar as obras de acabamento para receber um jogo com grande público. A urbanização do entorno, que só será entregue no dia 27 de maio, também foi outro fator que pesou para rever o planejamento inicial.

Antes da decisão, o governo estadual queria fazer ao menos três eventos-testes escalonados em quantidade de público para testar o estádio em funcionamento antes da Copa das Confederações. O primeiro no dia 27 de abril foi realizado com relativo sucesso. O planejamento era abrir no dia 15 de maio, com jogo oficial ou outro amistoso com metade da carga de ingressos disponível. Mas, mais uma vez, o atraso pesou.

Flamengo e Botafogo chegaram a ficar com a expectativa de poder utilizar o estádio, já que tinham compromissos marcados justamente para o dia 15 de maio, pela Copa do Brasil. O Rubro-Negro enfrenta o Campinense e o Alvinegro recebe o CRB - a CBF adiou nesta segunda-feira o jogo do Bota para o dia 22. O Fla estuda Juiz de Fora, Arena Fonte Nova e Macaé para mandar seu jogo.

O Maracanã tem que ser entregue para uso exclusivo da Fifa no dia 26 e a finalização da parte elétrica, pintura interna, entre outros, principalmente no lado oeste, ainda estão sendo concluídas.

Assim, o único jogo para valer que o Maracanã vai receber antes da Copa das Confederações será justamente um jogo da Seleção Brasileira contra a Inglaterra, no dia 2 de junho. Mesmo sendo um amistoso, há a expectativa de casa cheia.

O Comitê Organizador Local da Copa-2014 (COL) afirma que dois eventos-testes bastam para a Copa das Confederações, apesar de ser considerado abaixo do ideal, que é um mínimo de três jogos. A assessoria da Casa Civil disse que "os testes serão técnicos e compartimentados" no estádio durante o mês de maio.

O QUE JÁ DEU ERRADO NOS TESTES
Castelão
Primeiro estádio da Copa das Confederações a receber um jogo, sofreu com a falta de estrutura das telecomunicações, que não estavam completamente implementadas. As vias de acesso tampouco estão concluídas.

Mineirão
Nestes quase três meses pós-reabertura, já houve problema de falta d'água e vazamento de encanamento nos banheiros. Falhas no áudio da sala de imprensa do estádio e acesso foram outras dificuldades encontradas até aqui.

Arena Fonte Nova
Sinalização do estádio, sala de imprensa e acesso foram dificuldades.

Maracanã
Falha em algumas catracas e esquema de acesso ruim foram verificados.