Total de visualizações de página



Consolidados em 2013, Lodeiro e Wágner protagonizam final da Taça Rio

Armadores de Botafogo e Fluminense vivem grande momento na atual temporada


Rodrigo Lois - Rio de Janeiro (RJ) 


Lodeiro e Wagner (Foto: LANCE!Press) 
 Lodeiro e Wagner disputam a final da Taça Rio 
(Foto: LANCE!Press)

A final da Taça Rio neste domingo, entre Botafogo e Fluminense, colocará frente a frente dois dos principais jogadores do Campeonato Carioca: Lodeiro e Wágner. Enquanto o uruguaio tem sido um dos grandes destaques do Alvinegro, principalmente no segundo turno, o brasileiro se consolidou como o apoiador número 1 do técnico Abel Braga.

Em ambos os casos, a pré-temporada antes do início das competições foi fundamental para o sucesso de agora. O período exclusivo para treinos, concentração e maior convívio com os colegas de elenco ajudou cada um de formas distintas, mas com o mesmo resultado: boas atuações, sequência e gols.

Vejamos o lado de Lodeiro. Uruguaio tímido, de 24 anos, chegou em General Severiano no meio do ano passado, após passagem complicada pelo Ajax (HOL), marcada por uma lesão frustrante na Copa do Mundo de 2010. Em Saquarema, onde o Botafogo se preparou para 2013, ele teve a oportunidade de conversar mais com os outros jogadores do grupo, interagir, enfim, se soltar.

Mais confiante, ele ganhou espaço no time e conseguiu finalmente se adaptar ao futebol brasileiro, através das partidas pela Taça Guanabara. E com a parceria com o holandês Seedorf, seu rendimento foi ainda melhor na Taça Rio. Ele marcou oito gols no Carioca até agora, em 15 jogos.

Número de Lodeiro e Wágner no Carioca *


Lodeiro
Wágner
Jogos
15
15
Gols
8
3
Assistências
5
4
Passes certos (média)
37,8
30
* Fonte: LANCE!FOOTSTATS

Wágner: exemplo de superação

A trajetória de Wágner neste ano foi diferente, mas não menos complicada. Em Atibaia (SP), o meia passou a maior parte da pré-temporada realizando tarefas de fisioterapia e trabalhos à parte de recondicionamento. Só retornou às atividades com bola após dez dias. Tudo por conta de uma pubalgia contraída em outubro do ano passado. Mesmo assim, ele afirmou que viria para 2013 com "a faca nos dentes", na hora de lutar pela condição de titular. E foi mais ou menos por aí.

Logo na estreia do Flu na temporada, diante do Nova Iguaçu, marcou os dois gols da vitória em São Januário. Era um sinal do que estava por vir. Principalmente com participações decisivas, ele conquistou seu espaço no time e venceu a disputa com jogadores como Deco e Felipe.

Wágner é o atleta mais utilizado pelo técnico Abel Braga no ano. Ele ficou fora de apenas dois dos 24 jogos disputados pelo Fluminense até o momento, entre Campeonato Carioca e Copa Libertadores. Feliz no clube, descartou de vez o pensamento de deixar as Laranjeiras, como revelou ao L!Net. Além disso, é um dos artilheiros do grupo em 2013, com cinco gols (um a menos do que os atacantes Rafael Sobis e Wellington Nem). O camisa 19 falou sobre o duelo com Lodeiro, neste domingo:

- O Lodeiro é um grande jogador e que está vivendo um bom momento, fazendo gols, dando assistências. Vai ser um confronto de dois gigantes (Botafogo e Fluminense). Espero que consigamos vencer para depois termos tempo para descansar e pensar na Libertadores - comentou Wágner.