Total de visualizações de página

Sport vence o Bota na Ilha e diminui vantagem da Lusa para um ponto

Resultado dá mais ânimo ao time pernambucano na luta contra o rebaixamento. Alvinegro não tem mais chances de vaga na Libertadores

 

Por GLOBOESPORTE.COM Recife

Foi no sufoco, mas o Sport venceu o Botafogo por 2 a 0, neste domingo, no Recife, e ganhou ânimo para a luta para fugir do rebaixamento. A equipe segue em 17º, mas agora chegou a 40 pontos e diminuiu para um ponto em relação à Portuguesa, que empatou com o Grêmio e agora tem 41 pontos. O resultado da Lusa rebaixou o Palmeiras. As quedas do Atlético-GO e do Figueirense já estavam confirmadas. Faltam duas rodadas para o término do Campeonato Brasileiro.

A derrota para o Sport colocou ao sonho do Botafogo de conquistar uma vaga na Libertadores, já que o time permanece com 54 pontos, agora na sexta posição, e não consegue mais alcançar o São Paulo, que chegou a 62 pontos após vencer o Náutico. Os gols da partida foram marcados pelo atacante Gilberto e pelo meia Henrique.

No próximo domingo, às 17h (de Brasília), o Sport recebe o campeão Fluminense na Ilha do Retiro. No mesmo dia e horário, o Bota enfrenta o Atlético-MG no Engenhão.

Equilíbrio e má pontaria

Melhor posicionado em campo, o Botafogo começou a partida mais efetivo no ataque do Sport, principalmente com o lateral Lucas pelo lado direito. Depois, o dono da casa passou levar mais perigo e a torcida pernambucana ficou inflamada. A principal arma do Leão era a jogada aérea. Primeiro, Cicinho cruzou na medida para Hugo, mas o meia não conseguiu mandar no alvo. Aílson até mandou na direção do gol, mas Jefferson fez grande defesa. Tobi também teve boa oportunidade, mas falhou.

Pelo lado direito, com Cicinho e Felipe Azevedo, o Sport criava suas melhores tramas ofensivas, mas estava faltando o passe final para deixar o companheiro na cara do gol. Hugo até teve uma chance clara de frente para o gol após furada da zaga do Bota, mas o camisa 80 se enrolou ao tentar chutar com a perna direita, que não é a boa, e desperdiçou.

Da metade para o fim do primeiro tempo, o Bota equilibrou as ações e passou a igualar na posse de bola. Com muita movimentação, Lodeiro e Andrezinho davam trabalho para a zaga rubro-negra. O número de finalizações das equipes mostrou quanto a partida era parelha: sete tentativas do Alvinegro contra seis do Leão.

Gilberto e Henrique dão a vitória ao Sport

O Botafogo voltou do vestiário e de cara deu um susto na torcida rubro-negra. Seedorf cruzou da direita, Lucas desviou de cabeça e Bruno Mendes, apagado no primeiro tempo, não chegou em tempo de empurrar a bola para rede. A resposta do Spor veio na cobrança de falta de Reinaldo que Jefferson fez grande defesa. Pouco depois, Gilberto também teve duas boas chances, mas errou o alvo.

O ensaio valeu a pena. Aos 12 minutos, após um rápido contra-ataque, Gilberto recebeu ótimo passe de Henrique e, com Jefferson já batido, só teve o trabalho de empurrar para o fundo da rede: 1 a 0 no placar e delírio nas arquibancadas da Ilha do Retiro. Ainda no embalo, o Leão quase ampliou pouco depois com um forte chute de Felipe Azevedo, mas o goleiro alvinegro fez mais uma grande intervenção.

A partir do gol do Leão, o Bota passou a fazer pressão para tentar sair do prejuízo. Bruno Mendes teve uma ótima oportunidade após receber cruzamento de Lucas, mas Saulo fez grande defesa. Os alvinegros ainda reclamaram muito de um pênalti não marcado em cima de Elkeson cometido por Tobi. O alívio do Leão na partida veio aos 44 minutos. Henrique recebeu bom passe e chutou forte no canto direito do goleiro Jefferson: 2 a 0.

Após o apito final, os jogadores comemoraram muito o resultado junto com a torcida rubro-negra.