Total de visualizações de página

Peça-chave: 45% dos gols do Botafogo passam por Andrezinho

Camisa 17, que já marcou oito vezes no Brasileiro, tem bom desempenho ao lado de Elkeson: 'Parceria que está dando certo pela comunicação'

 

Por Thiago Quintella e Thales Soares Rio de Janeiro


FOTO 


Ao chegar no Botafogo no início da temporada, Andrezinho recebeu a camisa 10. O número era um símbolo de que seria ele o responsável pela organização das jogadas em um setor carente após a saída de Lucio Flavio, em 2010. Desde então, viu chegar peças importantes para o meio-campo, como Fellype Gabriel, Vitor Júnior, o uruguaio Lodeiro e o craque Seedorf. Apesar de ter perdido o número 10 para o holandês, ele jamais deixou o time titular. Com a 17, que muitas vezes vestiu como reserva do Internacional durante três temporadas, tornou-se aquele que mais participou dos 56 gols do time no Brasileirão. Em 25 deles Andrezinho esteve envolvido, seja mandando a bola para a rede, com assistências ou participação nas jogadas.

Um dos trunfos de Andrezinho no campeonato é a parceria com Elkeson. Afinal, das seis assistências do meia, quatro foram para o atacante da equipe, que marcou contra Corinthians, Portuguesa e duas vezes contra o Náutico após o passes do camisa 17. Ao todo, 12 gols do Botafogo tiveram a participação da dupla, afinada também fora das quatro linhas.

- A gente tem essa ligação muito boa até fora de campo. Nos concentramos juntos, conversamos bastante e isso ajuda dentro de campo, na movimentação. Peço para ele fazer alguns movimentos em campo que eu gosto, que um meia precisa. Com o passar do tempo, vamos conhecendo o estilo um do outro. É uma parceria que está dando certo pela comunicação - analisou Andrezinho.

Peça-Chave Andrezinho Botafogo (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com) 
 
Andrezinho participou de 25 gols do Botafogo no Brasileirão (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)
 
Somados os desempenhos do camisa 17 e de Elkeson, eles são responsáveis por 57% dos gols da equipe. Em alguns lances, nenhum dos dois aparece no toque final para a rede, mas sim na formação da jogada. Na vitória do Botafogo sobre o Cruzeiro, por 3 a 1, Seedorf foi o maior destaque. No entanto, vale observar o segundo gol da equipe: Elkeson recebe no meio-campo e faz a virada de jogo para Andrezinho, nas costas da defesa. Ele domina, tabela com Seedorf e então cruza para Fellype Gabriel, que escora para o gol do holandês. Participação decisiva da dupla como coadjuvante.

É verdade também que Andrezinho vive uma fase artilheiro. O primeiro com a camisa alvinegra demorou a sair. Durante o Campeonato Carioca, nenhuma bola na rede. Porém, na quinta rodada do Brasileirão, ele deslanchou contra o ex-clube, Internacional, e com um golaço, em chute de fora da área. Na competição, o meia é o segundo goleador time, ao lado de Seedorf, com oito gols. Foram dois marcados de pênalti (contra Ponte Preta e Atlético-MG) e outros seis com a bola rolando. Curiosamente, nenhum deles foi marcado de falta, uma das especialidades do jogador.

Elkeson e Andrezinho gol Botafogo (Foto: Wagner Meier / AGIF) 
Elkeson e Andrezinho, parceria que resulta em gols
do Botafogo (Foto: Wagner Meier / AGIF)
 
 
- Acredito que ainda não saiu pela circunstância. Não me cobro muito. Meu primeiro gol pelo Botafogo demorou a sair, mas sempre jogo para o time. Fico feliz em ajudar a equipe independentemente de fazer ou não um gol de falta. Trato isso com naturalidade. Também tive poucas oportunidades de cobrança e sei que uma hora vai sair. No Internacional, acontecia com mais frequência, mas quando sair o primeiro aqui, outros vão sair - disse.

Apesar das cobranças diretas não terem resultado em gols, as bolas paradas de Andrezinho são produtivas para o time. Nas seis assistências do camisa 17, quatro delas foram feitas desta forma. Em escanteios, resultaram nos gols de Fellype Gabriel contra o Internacional, na 5ª rodada, e dois de Elkeson, no empate com a Portuguesa e na vitória contra o Coritiba, no Engenhão. Na goleada sobre o Atlético-GO, na 33ª rodada, cobrou falta na cabeça de Dória, que marcou o segundo gol da equipe.

Com menos jogos, Seedorf, Lodeiro e Bruno Mendes também se destacam

O holandês Seedorf chegou com status de ídolo e estreou pelo Botafogo na 11ª rodada do campeonato. No quarto jogo dele, marcou o primeiro gol e desde então se mostrou importante para a equipe, participando de 15 gols (27%). No entanto, se analisados apenas os 21 jogos em que esteve em campo, foram 30 bolas na rede adversária, logo, com participação do camisa 10 em 50% dos lances decisivos.

Bruno Mendes comemora gol do Botafogo contra o Figueirense (Foto: Ag. Estado) 
 
Bruno Mendes e Lodeiro fizeram poucos jogos, mas têm boa participação nos gols do time (Foto: Ag. Estado)
 
 
Lodeiro e Bruno Mendes foram outros que chegaram ao longo da competição e hoje são titulares, credenciados pelas participações no gols da equipe. O uruguaio disputou apenas 15 partidas pelo Botafogo e é o líder em assistências do time, com sete passes decisivos. Ele ainda marcou duas vezes, participando de 11 jogadas de gol no total. Já o atacante, que ganhou a vaga de Elkeson, mandou a bola para a rede seis vezes em sete jogos com a camisa alvinegra, além de duas assistências e outras duas participações. Se contabilizados apenas os jogos em que Bruno esteve em campo, o time fez 15 gols e ele participou de 67% deles.

A presença de Bruno Mendes animou Andrezinho. Apesar de não ter dado nenhuma assistência para o novo xodó do Botafogo, o camisa 17 admitiu a facilidade para os jogadores de meio-campo em ter uma referência na área adversária. Ambos participaram do gol de Lodeiro contra o Palmeiras, quando tabelaram na intermediária, antes do lançamento do meia para o uruguaio chutar, acertar a trave, e marcar no rebote.

- A gente sofreu bastante por não ter esse homem de referência. Com a chegada do Bruno, passamos a ter essa opção de contar com alguém específico para a função. O Elkeson ajudou fazendo gols em algumas partidas, é o artilheiro da equipe, mas um atacante de ofício facilita - admitiu o camisa 17.