Total de visualizações de página

Com vantagem, Bota tenta quebrar jejum na decisão da OPG com Fla

Juniores disputam segundo jogo neste domingo, às 10h, no Engenhão. Empate garante título do Alvinegro, que não leva a competição há 15 anos

 

Por Janir Júnior e Thales Soares Rio de Janeiro
 

A nova geração do Botafogo recebe o Flamengo neste domingo, às 10h, no Engenhão, com vantagem na decisão da Taça Octávio Pinto Guimarães. O juniores do Alvinegro venceu o jogo de ida na Gávea por 2 a 1. Um empate na segunda e decisiva partida garante o título que a equipe não conquista desde 1997. Campeão na última temporada, só resta ao Rubro-Negro ser ofensivo para tentar reverter a situação, já que precisa vencer por dois gols de diferença para levar o título sem a necessidade de disputa de pênaltis. Não há critério de desempate por gols marcados como visitante.  

O GLOBOESPORTE.COM transmite a final ao vivo. 

Jair Ventura, técnico do Botafogo e filho do Furacão de 70, minimiza a vantagem por conta da vitória dentro da Gávea.

- Não muda nada. A vantagem é muito pequena, a gente sabe da qualidade do time do Flamengo e vamos jogar da mesma maneira, esquecendo essa vantagem, para vencer o jogo. Clássico sempre é difícil e não podemos recuar e trazer o Flamengo para o nosso campo – afirmou Jair.

Na primeira partida, Sassá fez os dois gols da vitória, e foi o destaque da equipe, com bom posicionamento e oportunismo nas finalizações. Com cinco gols, ele é artilheiro do time ao lado do Dedé, outro jogador que teve boa atuação pelo Alvinegro na Gávea.

- Sassá é um jogador no qual todo mundo tem confiança. Ele voltando a fazer os gols na hora decisiva passa ainda mais confiança para os demais. Ele costuma decidir. Foi assim quando fomos campeões em um torneio na Alemanha, contra o Schalke 04 (1 a 0). Ele cresce nessas horas – completou Jair.

Com melhor atuação no primeiro tempo, e se aproveitando de falhas do Rubro-Negro, o Botafogo abriu 2 a 0, dentro da Gávea, no último sábado. O Flamengo melhorou um pouco no segundo tempo, João Felipe diminuiu, mas saiu em desvantagem na decisão da OPG.

O Rubro-Negro, que tem Sartori, filho de Alcindo, no ataque, luta pelo bicampeonato, depois de um 2012 apagado no juniores, com a perda da Taça BH (nos pênaltis, para o Grêmio) e a eliminação na Copa do Brasil.

Com atuação discreta no primeiro jogo, Rafinha acredita que o Flamengo pode reverter a situação complicada.

- Acredito que temos totais condições de reverter o placar. O Flamengo conta com jogadores muito qualificados e a base do nosso grupo é a mesma desde o ano passado. O título da OPG vai servir para dar alegria ao nosso torcedor e mais confiança para o grupo no Brasileirão sub 20 e na Copa São Paulo do ano que vem. Espero que possamos fazer uma boa partida, conquistar a vitória e sair do Engenhão com mais um título para o Flamengo – disse o jogador de 19 anos.

O segundo jogo, inicialmente marcado para o Caio Martins, foi transferido para o Engenhão. O grupo de juniores do Botafogo treinou no estádio durante a semana. Já os Rubro-negros chegaram a ficar contrariados com a mudança.

BOTAFOGO x Flamengo
Andrey, Rafael Siri, Kazu, Kerlyson e Vinícius (Medeiros); Sidney, Dedé, Octávio e Gegê; Vitinho e Sassá Luan; João Felipe, Fernando, Samir e Felipe Dias; Recife, Vitor Hugo, Rodolfo e Rafinha; Sartori e Pedrinho
Técnico: Jair Ventura Técnico: Cleber dos Santos
Arbitragem: Christiano Gayo Nascimento, auxiliado por Rafael da Silva Coimbra e Thiago Rosa de Oliveira.