Total de visualizações de página

OPG: Fla x Botafogo tem duelo entre ex-companheiros Samir e Vitinho

Revalações do Sendas, atual Audax, jogadores são promessas dos times que iniciam a decisão da competição neste sábado, às 16h, na Gávea

 

Por Janir Júnior e Thales Soares Rio de Janeiro


VITINHO E SAMIR seleção brasileira (Foto: Divulgação) 
Vitinho, do Bota, e Samir, do Fla, juntos na Seleção
Brasileira Sub-20 (Foto: Arquivo Pessoal)
 
 
Revelar talentos no futebol se torna a cada dia uma obsessão maior para os clubes brasileiros. Negociações com valores como as vendas de Oscar e Lucas para Chelsea e PSG, respectivamente, enchem os olhos e podem ser soluções para quem vive se equilibrando financeiramente. Por isso, os olhos estão voltados para as categorias de base e a esperança de que promessas se tornem realidade. Mais um capítulo dessa saga será escrito neste sábado, às 16h (de Brasília), na Gávea, com transmissão ao vivo do GLOBOESPORTE.COM, quando os times sub-20 de Flamengo e Botafogo entram em campo pelo primeiro jogo da final da Taça Octávio Pinto Guimarães. O segundo será disputado dia 24, no Caio Martins.

Nessa busca frenética, também há espaço para quem começa a sonhar com o futebol profissional em clubes menores e enche os olhos de dirigentes atentos a possíveis promessas. Assim, o zagueiro Samir, que completa 18 anos em dezembro, e o atacante Vitinho, de 19, saíram do Audax, na época ainda Sendas, para Flamengo e Botafogo, respectivamente.

Há dois anos, Samir, ainda jogando como volante, e Vitinho foram destaques do então Sendas na disputa do Campeonato Carioca juvenil (sub-17). Eles levaram o clube até à fase semifinal, sendo eliminado pelo Botafogo nas cobranças de pênaltis. No começo do ano seguinte, a dupla se separou e neste sábado os dois serão adversários direto na disputa pelo título da OPG.

Em campo, ele é um jogador aguerrido, ousado, é o cara. Mas conheço as manhas para não deixar ele fazer a ousadia dele"
Samir
 
- Joguei durante dois anos com Vitinho e também chegamos juntos à seleção brasileira (sub-20). Quando saímos do Sendas, ele foi para o Botafogo, eu vim para o Flamengo. Torço pelo Vitinho, ele precisava dessa oportunidade para ajudar os pais, buscar melhores condições de vida. Ele tem tudo para subir, pois tem a cabeça no lugar. Em campo, ele é um jogador aguerrido, ousado, é o cara. Mas conheço as manhas para não deixar ele fazer a ousadia dele - disse Samir.

Muito jovens, eles ainda se acostumam com a evolução em suas carreiras. Contratados por empréstimo inicialmente, ambos já tiveram seus vínculos prorrogados. Vitinho assinou com o Botafogo até o dia 10 de outubro de 2016. Já Samir tem contrato 7 de agosto de 2015 com o Flamengo. A expectativa do confronto é grande, principalmente por terem passado alguns dias juntos na Seleção Sub-20, quando disputaram dois amistosos com o Paraguai na primeira semana de novembro.

Samir Flamengo (Foto: Arquivo Pessoal) 
Samir em ação pelo Fla (Foto: Arquivo Pessoal)
 
 
- Vai ser uma coisa diferente para mim. Eu me acostumei a jogar com ele ao meu lado. Na Seleção ficamos brincando bastante. Avisei que vou cair do lado dele, que é o ponto vulnerável do Flamengo. Essa semana, a gente não se falou. Não dá para ficar conversando com adversário - brincou Vitinho. - Falando sério. É difícil passar por ele.

Na semifinal do Carioca juvenil de 2010, Vitinho marcou um dos gols da vitória por 2 a 1 sobre o Botafogo no primeiro jogo, no Caio Martins. Depois, em casa, o Sendas, atual Audax, acabou derrotado pelo mesmo placar e eliminado nas cobranças de pênalti. Na época, eles sabiam que poderia ser uma chance única.

A gente se considerava mais forte. Quando enfrentava um clube grande, ia para ganhar o jogo. Era a única coisa que poderia fazer para ser visto"
Vitinho
 
- A gente se considerava mais forte. Quando enfrentava um clube grande, ia para ganhar o jogo. Era a única coisa que poderia fazer para ser visto - contou Vitinho.

Com a passagem pela seleção brasileira sub-20, os sonhos começam a ganhar contornos de realidade. Em dezembro, haverá a convocação para o Sul-Americano da categoria. Ambos esperam estar na lista do técnico Emerson Ávila. Disputar uma competição como essa pode abrir portas para os dois jovens.

- Chegar à seleção brasileira foi mais um degrau que subi. As pessoas me olham de forma diferente e estou trabalhando bem para quando tiver uma oportunidade no profissional chegar preparado. Tenho que esperar minha vez, sempre com a cabeça no lugar - comentou Samir.

Vitinho no treino do Botafogo (Foto: Fernando Soutello / Agif) 
Vitinho treina com os profissionais do Botafogo
(Foto: Fernando Soutello / Agif)
 
 
Vitinho já teve a chance de atuar entre os profissionais. Ele atuou em três jogos, mas não conseguiu se consolidar no time comandado pelo técnico Oswaldo de Oliveira. No momento, está concentrado nas finais da OPG, no Brasileiro Sub-20 e na possibilidade de ser convocado para o Sul-Americano Sub-20.

- Essas competições vão ser muito importantes. O Campeonato Brasileiro já está acabando e para o ano que vem uma convocação para o Sul-Americano pode abrir as portas novamente nos profissionais - afirmou Vitinho.

O Flamengo é o atual campeão da OPG, enquanto o Botafogo não vence a competição desde 1997. O título será decidido em dois jogos. Se houver empate em pontos e no saldo de gols, a definição irá para  as cobranças de pênaltis.

FLAMENGO X BOTAFOGO

 
Luan (Caio), Digão, Fernando, Samir e Felipe Dias; Recife, Vitor Hugo, Rodolfo e Pedrinho; Rafinha e Sartori Andrey, Rafael Siri, Kazu, Kerlyson e Renan Lemos; Élber, Dedé, Gegê e Octávio; Vitinho e Sassá
Técnico: Cleber Almeida Técnico: Jair Ventura
Arbitragem: Paulo Renato Moreira da Silva Coelho, auxiliado por Alessandra Agra Amorim e Patrícia Silveira de Paiva 
Data: 17/11/2012 Local: Gávea Horário: 16h (de Brasília)