Total de visualizações de página

Invicta, dupla de zaga do Botafogo mostra entrosamento fora de campo

Juntos em entrevista, Antônio Carlos e Dória são parceiros desde o empate em 1 a 1 com o Grêmio. Já são seis jogos sem perder no Brasileiro

 

Por Thales Soares Rio de Janeiro
 
As comissões técnicas costumam usar a concentração como uma forma de melhorar o entrosamento entre os companheiros. Usa, inclusive, a divisão de quartos para estabelecer uma aproximação entre jogadores que atuam próximos em campo. A dupla de zaga, normalmente, é um denomidador comum nesse caso. No Botafogo, Antônio Carlos e Dória não fogem à regra e celebram o bom momento vivendo por eles e pelo time. Juntos em campo, não sabem o que é uma derrota.

Antônio Carlos ficou um longo tempo fora do time se recuperando de um problema na perna direita. Ele voltou a ser titular no empate em 1 a 1 com o Grêmio, no Olímpico. Sempre ao lado de Dória, chegou a seis jogos de invencibilidade com o parceiro na vitória por 3 a 0 sobre a Portuguesa. Eles venceram quatro vezes e empataram duas.

Doria e Antonio Carlos, Botafogo (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com) 
 
Dória e Antônio Carlos lado a lado em entrevista no Botafogo (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)
 
Nesta quinta-feira, inclusive, a dupla chegou a sentar lado a lado durante a entrevista coletiva, com brincadeiras constantes. Aos 29 anos, Antônio Carlos é 11 anos mais velho do que Dória e tem procurado ajudar a jovem promessa do Botafogo da melhor forma possível.

- A gente conversa bastante. Ele vem tendo a felicidade de ir bem e vai ganhando confiança. Todo mundo fala que é preciso ter experiência, mas só se adquire jogando, com uma boa sequência. Ele já fez um gol e isso é bom. Já está até me dando dura - brincou o zagueiro, considerado um dos líderes do grupo.

Antes de atuar ao lado de Antônio Carlos, Dória já havia sido companheiro de Brinner (dois jogos apenas, com duas vitórias) e Fábio Ferreira (duas vitórias, três empates e três derrotas). No total, são 16 jogos como titular, com apenas três derrotas. Seu aproveitamento pessoal iniciando os jogos é de 60,4% dos pontos conquistados.

Todo mundo fala que é preciso ter experiência, mas só se adquire jogando, com uma boa sequência. Ele já fez um gol e isso é bom. Já está até me dando dura"
Antônio Carlos
 
- O Antônio Carlos também é meu parceiro de quatro na concentração. A gente conversa sempre. Uma frase, uma palavra sempre é um toque importante - disse Dória.

Nessa sequência de seis jogos com a nova dupla, o time sofreu cinco gols. Nos últimos quatro, foram vazados apenas duas vezes. Apesar disso, Antônio Carlos fez questão de dar crédito a todo o grupo pela dedicação ao sistema defensivo.

- Não tem essa de pé de coelho. Precisa pegar um pouco de ritmo, encaixar de uma maneira melhor. Antes, a gente também não estava fazendo gol. A bola batia na trave. Agora, saindo na frente, dá um pouco mais de tranquilidade. Sempre falei que não é só a dupla de zaga que defender, mas os laterais, volantes, todo mundo. Estamos conversando mais - explicou Antônio Carlos.

O próximo desafio da dupla será contra o Sport, domingo, na Ilha do Retiro. O Botafogo tem 54 pontos, cinco a menos do que o São Paulo, que seria o último classificado para a Taça Libertadores do ano que vem. Faltam apenas três rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro