Total de visualizações de página

OPG: Invicto e com volante artilheiro, Bota antecipa concentração para final

Técnico Jair Ventura valoriza o grupo, não resgata profissionais e elogia Dedé na preparação para o primeiro jogo da decisão contra o Fla, sábado, 

 

Por Thales Soares Rio de Janeiro
 

A campanha é irretocável. São 10 vitórias e dois empates. Único time invicto na Taça Otávio Pinto Guimarães (OPG), que reúne clubes das Séries A e B do Campeonato Carioca, o Botafogo chega para a disputa da final da competição com o Flamengo, que começa sábado, na Gávea, às 16h (de Brasília), com transmissão ao vivo do GLOBOESPORTE.COM, confiante na realização do trabalho das categorias de base do clube.

Para a decisão, o técnico Jair Ventura, com apoio de seus companheiros de comissão, abriu mão da oportunidade de utilizar jogadores como Cidinho e Jeferson, integrados aos profissionais. Com isso, os destaques são o goleiro Andrey e o atacante Vitinho, com passagens pela Seleção Brasileira Sub-20, o atacante Sassá e o volante Dedé, artilheiro do time, com cinco gols em nove jogos.

oswaldo oliveira botafogo   (Foto: Paulo Nicolella/Agência Globo) 
 
Jair Ventura (E) conversa com Oswaldo de Oliveira quando era auxiliar (Foto: Paulo Nicolella/Agência Globo)
 
 
Aos 18 anos, Dedé já chegou a ficar no banco de reservas dos profissionais este ano, mas ainda não teve chance de atuar. Jair aposta no talento do jogador e em um futuro promissor com a camisa do Botafogo. Com o grupo concentrado em um núcleo do clube em Pendotiba desde quinta-feira, a confiança só aumenta para celebrar a conquista.

- Dedé é um jogador muito dinâmico, com a parte técnica muito boa, que tem liberdade para chegar ao ataque e apresenta qualidade nas jogadas de bola parada. Dos volantes, ele é o que mais sai, com bom posicionamento e chutes de fora da área. Tem totais condições de estar no proifissinal, mas em sua posição há muitos jogadores de qualidade, como Renato, Jadson e Gabriel. Em breve, vai estar lá, mas ainda tem mais dois anos de juniores - disse Jair, que no começo do ano trabalhou como auxiliar técnico de Oswaldo de Oliveira nos profissionais.

Para o primeiro jogo contra o Flamengo, ele não contará com o lateral-direito Gilberto, com uma lesão na coxa direita. Em seu lugar, Rafael Siri, que disputou o Campeonato Carioca pelo Olaria, será escalado. Ele já vinha atuando, pois Gilberto passou a maior parte da OPG com os profissionais ou na Seleção Brasileira Sub-20.

O Botafogo marcou 28 gols em 12 jogos disputados na Taça OPG e sofreu apenas nove. Quem mais jogou foi o volante Élber, com 10 partidas, que será titular no primeiro confronto da decisão
 
- Nesse jogo, não vamos chamar o pessoal que está em cima como uma premiação para aqueles que estão aqui desde o início. Estamos apostando as fichas neles. As equipes estão jogando sempre com os seus principais jogadores. O Fluminense desceu o Marcos Júnior e o Wallace para enfrentar a gente e ganhamos deles em Xerém. Não é preciso motivar, pois levamos a competição a sério, como todos os grandes, desde a estreia contra o São Cristóvão - comentou Jair.

Na cabeça dos jovens, que vão dos 17 aos 20 anos, passa o sonho de encontrar um espaço no time profissional e conseguir se convocado para a Seleção Brasileira. A presença no grupo de jogadores que já passaram pelas equipes de base do país ajuda a fortalecer o trabalho realizado no clube.

- A Seleção para alguns passa ser algo distante, um sonho. Mas no grupo tem a seu lado jogadores que conseguiram realizar esse sonho e vê que não é tão distyante. Eles voltaram, conversaram comigo e estão superconfiantes. Serve de inspiração para os outros e mostra que o trabalho está sendo valorizado - disse Jair.

Para o primeiro jogo da decisão, o treinador deve escalar o time do Botafogo com Andrey, Rafael Siri, Kazu, Kerlyson e Renan Lemos; Élber, Dedé, Gegê e Octávio; Vitinho e Sassá.