Total de visualizações de página


Botafogo já começa planejamento de 2013 para não repetir erros desta temporada

 

Rio -  O presidente do Botafogo , Maurício Assumpção, vem mantendo reuniões constantes com Chico Fonseca, vice-presidente de futebol, Sergio Landau, diretor executivo, e Marcelo Murad, diretor financeiro, para traçar o planejamento para o próximo ano. A temporada de 2012 não vai deixar saudades em General Severiano, pois o time ficou com o vice-campeonato estadual, as eliminações precoces na Copa do Brasil e na Copa Sul-Americana e a fraca campanha no Campeonato Brasileiro , sem a tão sonhada vaga na Copa Libertadores da América.

| Foto: Carlos Moraes / Agência O Dia
Maurício Assumpção quer Botafogo diferente em 2013 | Foto: Carlos Moraes / Agência O Dia
Maurício Assumpção está convencido de que a culpa pelo fracasso de 2012 não deve cair na conta do técnico Oswaldo de Oliveira e nem na dos jogadores. O dirigente pretende anunciar no início da próxima semana a renovação de contrato do treinador e manutenção da maioria absoluta do elenco. Contratações pontuais serão feitas e terão como foco o Brasileirão, estratégia que já foi utilizada em anos anteriores.

Assumpção acredita que faltou planejamento ao departamento de futebol. Embora evite falar publicamente, o presidente botafoguense se irritou com a ausência de atacantes no elenco durante boa parte do Nacional, problema resolvido somente na reta final, com a chegada de Bruno Mendes. A contratação de Rafael Marques foi mal vista pelo presidente, que considerou um erro de Anderson Barros, gerente de futebol.

Além de não gostar da chagada de Marques, Assumpção se arrependeu de ter feito Anderson Barros acumular funções no clube, erro que não vai se repetir em 2013. O presidente já vem mantendo contatos para contratar um gerente de futebol profissional, remunerado e que vai auxiliar Chico Fonseca, além de servir de elo entre diretoria e elenco. O nome que deverá ser confirmado é o do ex-zagueiro Gonçalves, que também é aluno de Assumpção em uma pós-graduação de gestão esportiva.

A chegada de Gonçalves e a manutenção de Chico Fonseca tornam o departamento de futebol pequeno para Anderson Barros, que já foi comunicado que não vai permanecer em 2013. Sua saída será confirmada em uma entrevista coletiva marcada para o próximo dia 4 de dezembro, pouco depois de terminar a participação botafoguense no Brasileiro.

Anderson, que tem propostas de outros clubes, inclusive do Vasco, não conta com a simpatia dos torcedores, que costumam chamá-lo nos estádios e nas redes sociais de "flamenguista", em alusão à sua passagem pela Gávea. A série de reuniões entre os membros da diretoria vai acabar na próxima semana, quando toda a estratégia para 2013 estará resolvida, embora só será comunicada após o término do Nacional.
 
As informações são do iG