Total de visualizações de página

Seedorf e Bruno Mendes: troféus do Botafogo em temporada sem títulos

Atuações decisivas da dupla são consolo para o clube alvinegro, que ainda sonha com vaga para a Libertadores de 2013

 

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
 
Seedorf no treino do Botafogo (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com) 
Seedorf durante treinamento do Botafogo
(Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)
 
A derrota do São Paulo por 2 a 1 para o Grêmio, no domingo, manteve o Botafogo com chances matemáticas de se classificar para a Libertadores. Mas no clube, o sentimento é de que, independentemente disso, já existem alguns motivos de orgulho. Se o título do Brasileirão passou longe ou a sonhada vaga é difícil, o Alvinegro pode dizer que levantou dois troféus este ano. Eles atendem pelos nomes de Seedorf e Bruno Mendes.

Reforços do Botafogo para o segundo semestre, os dois jogadores terminam 2012 como unanimidade quando o assunto é eficiência, identificação e empatia com a torcida. A experiência de Seedorf e a juventude de Bruno Mendes foram elementos identificados como determinantes para a arrancada alvinegra nas últimas seis rodadas do Brasileiro.

No último sábado, a simples presença de Seedorf no banco de reservas contra a Portuguesa, pouco tempo após se recuperar de um estiramento muscular, foi motivo para euforia da torcida. Nos pouco mais de 15 minutos em que esteve em campo, o camisa 10 mostrou sua qualidade e passou perto de marcar um gol. Já Bruno Mendes manteve a média e marcou o sexto gol em seis partidas. Ambos deixaram o Engenhão ovacianados após a vitória por 3 a 0.

O técnico Oswaldo de Oliveira destacou a importância de Seedorf para o Botafogo, mas deixou claro que não há qualquer tipo de dependência do time em relação ao holandês de 36 anos.

- É um jogador importantíssimo, que trouxe uma astral diferente para o Botafogo e enriqueceu muito o nosso meio de campo com técnica e categoria. Mas nas duas partidas jogamos sem ele, assim como em outras ocasiões, e tivemos atuações muito boas. Não é uma questão de dependência, de criar esse esteriótipo. É importante quando o Seedorf joga, mas quando ele não está em campo a equipe tem armas para se sair bem - observou.

Botafogo 3 últimas rodadas (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)

Vitor Júnior foi a voz dos jogadores no momento de se derreter em elogios a Seedorf e classificar o holandês como um exemplo.

- Ele é um cara comprometido com elenco e com o clube. A vontade de jogar dele sempre anima qualquer um. É importante ver isso de alguém consagrado. Com o Seedorf mostrando essa vontade, nenhum de nós pode desistir - disse o atacante.

Em relação a Bruno Mendes, ao mesmo tempo em que comemora a descoberta de um talento, o Botafogo lamenta o fato de não tê-lo antes. Além de enaltecer sua qualidade e eficiência como centroavante, o técnico Oswaldo de Oliveira elogiou a maturidade do jogador. Na última semana ele foi protagonista involuntário de uma polêmica fora dos gramados. Parte de seus direitos econômicos estão penhorados por conta de dois processos judiciais contra o Guarani, seu ex-clube.

- Ele foi alvejado de todos os lados. Ficamos preocupados e conversamos com ele, pois sabemos como é isso na cabeça de um menino como o Bruno. Mas ele tem tido uma reação positiva e mostrou isso contra a Portuguesa. Atuou solto, tranquilo e fez um gol de categoria. Ele sabe que precisa conviver com essas situações, independentemente do que se passa fora do campo - analisou o treinador do Botafogo.