Total de visualizações de página

Guia do título: chances do Flu já são de 97%; Galo garante a Libertadores

Tricolor está bem perto de confirmar a conquista do Brasileiro. Time mineiro tem apenas 2,9% de chances, segundo o matemático Oswald de Souza

 

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

A cinco rodadas do fim do Campeonato Brasileiro, o Fluminense está cada vez mais perto de colocar as mãos na taça. Depois de perder o confronto com o Atlético-MG, o Tricolor se recuperou na 33ª rodada. Com a vitória por 2 a 1 sobre o Coritiba e o empate do Galo por 1 a 1 com o Flamengo, a equipe carioca chegou aos 72 pontos e, com oito de vantagem sobre o vice-líder, viu suas chances de título pularem de 90% para 97%, segundo cálculos do matemático Oswald de Souza. O time mineiro, por outro lado, tinha 9% de chances ao fim da 32ª rodada e agora aparece com apenas 2,9%.

Para Grêmio e São Paulo, que têm 60 e 58 pontos respectivamente, as esperanças são ainda menores. O matemático aponta o Tricolor gaúcho com 0,07% de chances e o paulista, com 0,03%.

- A chance de Grêmio ou São Paulo serem campeões é de apenas 0,1%, isto é, há uma chance em mil de um deles levar o título - explicou Oswald de Souza.

Ainda de acordo com as contas do matemático, as chances de um time se sagrar campeão com 73 pontos são de apenas 5%. Já com 77 pontos, esse número cresce para 81%. Ou seja, com os atuais 72 pontos, o Fluminense ainda precisaria de pelo menos cinco para confirmar a conquista, isso sem levar em consideração os resultados dos outros postulantes à taça. O time das Laranjeiras ainda enfrenta São Paulo e Palmeiras fora de casa, Cruzeiro, no Engenhão, Sport, fora, e encerra a competição no clássico com o Vasco.

Libertadores

Para o Atlético-MG, a boa notícia é a confirmação da vaga na Libertadores de 2013. De acordo com Oswald de Souza, já se pode dizer que o time igualou os 100% do Fluminense, uma vez que a chance de o time mineiro não se classificar é “matematicamente desprezível”.

O Grêmio também está bem perto de se garantir na América. O Tricolor gaúcho, que empatou por 1 a 1 com o Bahia, tem 98% de chances. Mas quem mais cresceu após a 33ª rodada foi o São Paulo. Com a vitória por 4 a 2 sobre o Sport, no Recife, a equipe paulista viu suas chances crescerem de 90% para 97%. Vale lembrar que Grêmio e São Paulo venceram seus primeiros jogos pelas quartas de final da Copa Sul-Americana e ainda podem ficar com o título da competição.

Seguindo o pelotão de elite, Internacional, Botafogo e Vasco ainda têm pequenas chances. O Colorado, que está com a vitória por 2 a 1 sobre o Palmeiras sub judice, aparece com 3% levando em consideração os pontos desta partida, que será julgada pelo STJD devido à polêmica envolvendo gol anulado que Barcos marcou com a mão.

O Botafogo, mesmo após golear o Atlético-GO por 4 a 0, tem apenas 1% de chance de ficar com uma das vagas na Libertadores. Já o Vasco foi o que mais caiu com nova derrota, desta vez, para o Corinthians, a quinta consecutiva. O time aparece em sétimo lugar, com 50 pontos, e viu suas chances que ainda eram de 8% caírem para apenas 1%.


classificacao_2012_G4-33 (Foto: infoesporte)

Oswald de Souza ressalta que para ter 90% de garantia na Libertadores os times teriam de chegar a 64 pontos. Ao Grêmio faltam apenas quatro. Já o São Paulo ainda teria de fazer mais seis pontos nas últimas cinco rodadas.