Total de visualizações de página

Desespero dos rivais tem sido mais uma arma a favor do Botafogo

Time soma vitórias contra adversários ameaçados de rebaixamento e terá o Palmeiras, mais um da lista, pela frente, domingo, em Araraquara

 

Por Raphael Marinho e Thales Soares Rio de Janeiro

renato treino botafogo (Foto: GLOBOESPORTE.COM) 
Renato alerta para a forma como o Palmeiras vai
jogar (Foto: GLOBOESPORTE.COM)
 
Desde o início da temporada, o técnico Oswaldo de Oliveira vem fazendo questão de trabalhar a importância da posse de bola do time do Botafogo. Os treinamentos de troca de passes em espaços curtos e com número reduzido de toques de bola são uma constante. No entanto, nos últimos dois jogos, teve menos posse de bola do que o adversário.

Não se trata de mera coincidência. Figueirense e Atlético-GO jogaram por suas últimas cartadas na luta contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro e ficaram mais tempo com a bola (54% e 53%, respectivamente). No entano, o Botafogo saiu de campo com duas vitórias (2 x 0 e 4 x 0) e sem sofrer gols.

O próximo jogo apresenta característica semelhante aos dois anteriores. O Palmeiras, que também está na zona de rebaixamento, é o adversário de domingo, em Araraquara e a expectativa é de que tenha o mesmo comportamento de Figueirense e Atlético-GO.

- É complicado porque eles acabam jogando tudo, precisam vencer. Essa é a intenção do Palmeiras. O empate não vale nada e por isso é perigoso para a gente. Eles não vão ficar esperando. É o tipo de jogo em que terão que se abrir. Contra o Figueirense, aproveitamos e devemos ter essa mesma atitude agora - afirmou o volante Renato.

A manutenção da posse de bola sempre foi uma característica do Botafogo. Em apenas seis jogos dos 33 disputados no Campeonato Brasileiro deste ano, o time teve menos do que o adversário. Apesar de dois nos últimos ter sido superado e ainda assim conquistado vitórias, esse número ainda é tratado com extrema importância.

Botafogo 5 últimas rodadas (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)

- A intençao é permanecer sempre mais tempo com a bola do que o adversário. Esses treinamentos que fazemos com frequência são para pensar rápido e dar dinâmica na hora do jogo - disse Renato.

Com 50 pontos, o Botafogo está na sexta colocação. O time ainda tem esperança de conquistar uma vaga na Taça Libertadores de 2013, apesar de estar oito pontos atrás do São Paulo, que seria o último classificado para a competição até o momento.

- Precisamos seguir esse caminho. São cinco finais e precisamos fazer nossa parte. Nossa obrigação é somar esses pontos e , caso os outros tropecem, terminaremos a temporada feliz. O que não pode é os outros não conseguirem fazer a parte deles e nós não fazermos a nossa. Aí sim ficaria uma frustração - comentou Renato.