Total de visualizações de página

Túlio prevê estádios inacabados na Copa e teme por 'tragédia' da Seleção

Em Campina Grande passando por 'reavaliação física e muscular', jogador diz também que Neymar ainda não está maduro para aguentar a pessão

 

Por GLOBOESPORTE.COM Campina Grande

túlio maravilha, botafogo (Foto: Reprodução / TV Paraíba) 
Túlio Maravilha detona o 'Projeto Copa' no Brasil
(Foto: Reprodução / TV Paraíba)
 
 
O atacante Túlio Maravilha, que segue na peregrinação em busca do milésimo gol de sua carreira, aproveitou sua passagem por Campina Grande (para onde foi fazer uma reavaliação física e muscular numa clínica médica da cidade) para detonar a preparação do Brasil para a Copa do Mundo de 2014. Tanto no que diz respeito à organização do evento, que será realizado no país, tanto na questão técnica da Seleção Brasileira. Ele disse, por exemplo, que algumas sedes devem ficar de fora da competição por não finalizar seus estádios a tempo e que só com um milagre a taça da Copa do Mundo vai permanecer no Brasil após a Copa.

- Estou bastante preocupado com tudo o que está acontecendo. O atraso nas obras atualmente já é uma realidade e ainda não é possível prever o que vai acontecer. Das 12 sedes previstas, acho muito possível que duas ou três delas fiquem da fora da Copa do Mundo por não finalizarem a tempo as obras. A situação é mesmo crítica – declarou.

Túlio se mostrou preocupado também com o “legado” após a Copa. Segundo ele, muitas das praças esportivas construídas especialmente para a competição da Fifa devem ficar obsoletas após o mundial.

- Veja o caso de Mato Grosso. O Estado não tem um futebol forte, mas mesmo assim vai ganhar um grande estádio. A questão é: o que vão fazer com ele depois da Copa? Porque construir é fácil. Difícil é fazer bom uso dele depois que passar o evento.

Canteiro de obras da Arena Pantanal em Cuiabá - 12 (Foto: Dhiego Maia/globoesporte.com) 
 
Túlio critica a construção de estádios como a Arena Pantanal, num estado como o Mato Grosso sem um futebol forte (Foto: Dhiego Maia/globoesporte.com)
 
 
Já sobre a possibilidade do Brasil ser hexacampeão mundial, Túlio Maravilha diz que a Seleção vai precisar de um “milagre”. E elege Espanha, Argentina, Itália e Holanda como os favoritos ao título. Ainda assim, ele rasga elogios ao novo técnico do time, o pentacampeão Luiz Felipe Scolari.

- Felipão é o que tem de melhor em técnico no país. Pode ser que ele consiga evitar que uma tragédia maior aconteça. Mas continuo achando o título difícil.

Ele (Neymar) ainda não está maduro para a pressão da Copa de 2014"
Túlio Maravilha
 
Na verdade, Túlio acredita que a Copa das Confederações pode servir de termômetro para dizer se o Brasil tem ou não chance de chegar à final do mundial de 2014. Mas já diz o que para ele é certo:

- A Copa do Mundo de Neymar vai ser a de 2018. Ele ainda não está maduro para a pressão da Copa de 2014.


História com a Paraíba

Durante sua passagem por Campina Grande, Túlio admitiu a possibilidade de marcar um amistoso na Paraíba, para ajudá-lo em sua busca pelo milésimo gol. Pelas contas do jogador, ele está hoje com 998 gols, faltando apenas dois para a "marca histórica".

O jogador, inclusive, guarda boas lembranças de Campina Grande. Foi na Série C de 2007, quando ele jogava pelo Vila Nova, que Túlio fez o gol 800 de sua carreira. Ele enfrentou na época o nacional de Patos, pelo Octogonal Final da competição nacional, e o time goiano acabou vencendo por 5 a 1. Túlio fez quatro gols a atingiu a marca.

Ultimamente, o atleta, campeão brasileiro pelo Botafogo em 1995, vem realizando amistosos com o time Sub-23 do Botafogo apenas para chegar ao gol 1000. O último jogo, contudo, aconteceu há mais de dois meses e na oportunidade ele deixou três gols deles contra o Santos de Angola.

Tulio Maravilha botafogo treino (Foto: Satiro Sodre / AGIF) 
Túlio Maravilha ainda persegue o seu milésimo gol (Foto: Satiro Sodre / AGIF)