Total de visualizações de página

Instalação da cobertura do Maracanã deverá ser concluída nesta terça

Com 3,6 mil toneladas, novo teto cobrirá 95% dos quase 80 mil lugares

 

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

A terça-feira será um dia importante para o Maracanã: a previsão da Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro (Emop) é que a cobertura seja totalmente instalada, fechando todo o anel do palco das finais da Copa das Confederações e da Copa do Mundo.

A maior parte das membranas de lona colocadas já estão tensionadas, ou seja, não apresentam mais buracos entre elas. A nova cobertura do Maracanã terá 68,4 metros de comprimento, contra 30 metros da antiga. A promessa é que ela cubra 95% das 78.838 cadeiras. O teto vai pesar 3,6 mil toneladas e ainda sustentará 396 refletores e 78 alto-falantes.

A cobertura terá ainda 60 calhas para captar a água da chuva, que será drenada em um sistema de sucção a vácuo. Depois, seguirá para dois reservatórios subterrâneos com filtros para tratamento e posteriormente será direcionada para uso não potável nos banheiros.

O primeiro evento-teste no Maracanã está marcado para o próximo dia 27, com a presença apenas de operários e familiares nas arquibancadas para ver o jogo entre amigos dos ex-jogadores Ronaldo e Bebeto.

Depois, o estádio carioca terá mais dois testes antes da Copa das Confederações: 8 de maio, ainda a definir, e 2 de junho (amistoso entre Brasil e Inglaterra). Segundo os últimos dados divulgados pela Emop, o Maracanã está com 95% da obra concluída.

Maracanã cobertura (Foto: Genilson Araújo/Agência O Globo) 
Maracanã com a cobertura quase completa nesta segunda (Foto: Genilson Araújo/Ag. O Globo)