Total de visualizações de página

Maracanã finaliza instalação da lona da cobertura e colocação das traves

Estádio já tem 95% das obras concluídas. Previsão de entrega é no dia 27 de abril. Abertura receberá duelo entre amigos de Ronaldo e Bebeto

 

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
 
Nesta terça-feira, o consórcio responsável pelas obras do Maracanã instalou a última peça da lona da membrana da conbertura do estádio. Com isso, o anel foi totalmente fechado no palco das finais da Copa das Confederações e da Copa do Mundo de 2014. Além disso, as traves também estão sendo instaladas. Nos próximos dias, o gramado começará a ganhar a marcação para receber partidas de futebol.

A maior parte das membranas de lona colocadas já estão tensionadas, ou seja, não apresentam mais buracos entre elas. A nova cobertura do Maracanã terá 68,4 metros de comprimento, contra 30 metros da antiga. A promessa é que ela cubra 95% das 78.838 cadeiras. O teto vai pesar 3,6 mil toneladas e ainda sustentará 396 refletores e 78 alto-falantes.

MOSAICO cobertura estádio maracanã (Foto: Editoria de arte) 
Imagens desta terça-feira das obras do Maracanã (Foto: Editoria de arte)
 
A cobertura terá ainda 60 calhas para captar a água da chuva, que será drenada em um sistema de sucção a vácuo. Depois, seguirá para dois reservatórios subterrâneos com filtros para tratamento e posteriormente será direcionada para uso não potável nos banheiros.

O primeiro evento-teste no Maracanã está marcado para o próximo dia 27, com a presença apenas de operários e familiares nas arquibancadas para ver o jogo entre amigos dos ex-jogadores Ronaldo e Bebeto.

Depois, o estádio carioca terá mais dois testes antes da Copa das Confederações: 8 de maio, ainda a definir, e 2 de junho (amistoso entre Brasil e Inglaterra). Segundo os últimos dados divulgados pela Emop, o Maracanã está com 95% da obra concluída.

colocação trave estádio maracanã (Foto: Carlos Eduardo Cardoso / Agência O DIA / Agência Estado) 
Funcionários instalam as traves no Maraca (Foto: Carlos Eduardo Cardoso / Agência O DIA / Agência Estado)
 
 
Conheça mais detalhes do novo Maracanã

O público terá mais alternativas de acesso e saída do estádio. Além das rampas monumentais (na estátua do ex-jogador Bellini e na Uerj, faculdade estadual do Rio de Janeiro), quatro novas entradas foram construídas em caracol nos quatro lados do estádio, além de 15 novos elevadores e seis escadas rolantes. Com capacidade para quase 79 mil pessoas sentadas, a arena poderá ser evacuada, em caso de emergência, em até oito minutos.

As rampas terão piso antiderrapante, o que permite segurança aos torcedores, inclusive a portadores de necessidades especiais. Até o momento, mais de 55 mil cadeiras já foram instaladas no estádio. Os assentos foram confeccionados nas cores da bandeira brasileira (verde, amarelo, azul e branco).
A nova arena terá cinco pavimentos, divididos em quatro setores: norte, sul, leste e oeste. Todos os ingressos terão indicação de qual local o torcedor terá acesso ao estádio.

Cada ingresso vendido terá a indicação de qual rota de acesso deverá ser usada pelo torcedor. Além das finais da Copa das Confederações e da Copa do Mundo, o Maracanã receberá mais dois jogos na competição de 2013 e outros seis, em 2014.

Maracanã estádio obras (Foto:  ERBS JR. / Agência Estado) 
 
Estádio terá duas rampas monumentais (Bellini e Uerj) e outras quatro novas entradas para facilitar o acesso do torcedor ao estádio nos dias de jogos. Arena será inaugurada em 27 de abril (ERBS JR/Agência Estado)