Total de visualizações de página

Lodeiro transcende a garra uruguaia e vira artilheiro do Botafogo em 2013

Jogador chega a cinco tentos com o marcado na vitória por 3 a 0 sobre o Olaria e iguala Seedorf como goleador do time na temporada

 

Por Thales Soares Rio de Janeiro

O nome de Lodeiro ecoa com a maior facilidade entre os torcedores do Botafogo. Órfãos de Loco Abreu, encontraram nele o símbolo uruguaio que precisavam. Mas ele vai além dessa relação de idolatria. Aos 24 anos, titular da seleção do Uruguai, já se consolidou no clube e, no domingo, alcançou algo que estava além de sua expectativa. Ao marcar o gol que abriu caminho para a vitória por 3 a 0 sobre o Olaria, em Volta Redonda, chegou a cinco em 2013 e se igualou a Seedorf como goleador do time no ano.

lodeiro botafogo x olaria (Foto: Fabio Castro/Agif) 
Lodeiro, além do gol, comando o time do Botafogo contra o Olaria (Foto: Fabio Castro/Agif)
 
A importância de Lodeiro vem sendo cada vez mais destacada pelo técnico Oswaldo de Oliveira. A diretoria sabe disso. O uruguaio já recebeu pelo menos três propostas de clubes do Oriente Médio. O Botafogo conseguiu segurá-lo, com aumento salarial, um contrato mais longo e a proximidade da seleção uruguaia, de olho na Copa do Mundo de 2014 no Brasil.

- A durabilidade e a insistência dele, a continuidade no trabalho, tudo que ele tem feito para se adaptar aos companheiros, com a forma de jogar. Ele já respira melhor o ar dos jogos aqui no Brasil e amadureceu muito com a condição de titular na seleção do Uruguai. Está mais ousado e responsável. Vai continuar crescendo - afirmou Oswaldo.


A evolução de Lodeiro de um ano para o outro é nítida. Em 2012, ele disputou 19 jogos, sendo 14 como titular, marcando apenas dois gols. Em nove, foi substituído e saiu do banco para entrar em cinco. Este ano, atuou em 12 jogos, todos como titular, saiu em apenas três deles e fez cinco gols.

A sua sequência atual é excelente. Nos últimos três jogos que participou, Lodeiro fez um em cada jogo, sempre com vitórias expressivas (4 a 0 sobre o Quissamã e 3 a 0 sobre Vasco e Olaria). O próximo jogo é quarta-feira, contra o Friburguense, em Moça Bonita, à espera do grito pelo nome do uruguaio