Total de visualizações de página

Seedorf é apenas advertido e está liberado para jogar nesta quarta-feira

Meia não é punido por expulsão na segunda rodada da Taça Rio. Lateral do Madureira vai como testemunha, 'esquece' detalhes e responderá a inquérito

 

Por Fabio Leme* Rio de Janeiro
 

Julgamento Seedorf - Seedorf dando autógrafo (Foto: Fábio Leme) 
Seedorf dá autógrafo em camisa alvinegra antes
de deixar o Tribunal no Rio (Foto: Fábio Leme)
 
O meia Seedorf, do Botafogo, foi julgado nesta terça-feira, no Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD-RJ), pela expulsão no jogo entre o Alvinegro e o Madureira, dia 24 de março, pela Taça Rio. O holandês foi apenas advertido por infringir o artigo 258 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (assumir conduta contrária à ética desportiva). Com o resultado, Seedorf está liberado para atuar nesta quarta-feira, quando o Botafogo encara o Friburguense, em Moça Bonita, pela Taça Rio.

O holandês havia sido denunciado em dois artigos (além do 258, também o 243-F - ofensa à honra), mas como o árbitro Phillip Bennett, em depoimento, disse não ter se sentido ofendido, acabou por responder apenas pelo primeiro. A relatora do processo, Renata Mansur Bacellar, pediu a suspensão de um jogo para Seedorf, convertida em advertência, devido ao fato de o atleta ser réu primário. Todos os auditores acompanharam o voto da relatora.

- Foi um julgamento demorado (2 horas e 15 minutos de duração), mas o resultado não foi o que esperávamos. Queríamos a absolvição. Dos males, o menor, ele só recebeu uma advertência - declarou o advogado do Botafogo, Aníbal Rouxinol.

Seedorf deixou o TJD sem dar declarações oficiais. Segundo a assessoria do clube, o jogador quer primeiro entender o que aconteceu com ele para depois se pronunciar. O holandês, entretanto, não estava plenamente satisfeito, uma vez que esperava pela absolvição. Ao deixar o tribunal, Seedorf ainda deu autógrafo numa camisa do Botafogo.

Testemunha, lateral do Madureira se complica

Vim aqui como testemunha e saí como réu"
Gabriel
 
Gabriel, lateral do Madureira que pressionou o árbitro Phillip Bennett no lance da expulsão de Seedorf, esteve no julgamento como testemunha. O jogador respondeu a diversas perguntas dizendo não se lembrar do que aconteceu em campo. Desta forma, foi enquadrado no artigo 222 (prestar depoimento falso perante a Justiça Desportiva). Futuramente, o jogador vai passar por julgamento sobre a infração, que prevê suspensão de 90 a 360 dias.

- Vim aqui como testemunha e saí como réu - lamentou Gabriel, nitidamente abalado com sua situação.

Outro jogador do Madureira, no entanto, teve motivo para sorrir. O meia Rodrigo Lindoso, que também foi expulso na partida contra o Botafogo, acabou absolvido.


Entenda o caso

VER VÍDEO AQUI


Seedorf foi expulso no jogo entre Madureira e Botafogo, disputado em 24 de março, em Moça Bonita (2 a 1 para o Alvinegro). Já nos acréscimos, o holandês recebeu um cartão amarelo por se recusar a sair de campo por onde indicava a arbitragem. Ainda assim, Seedorf insistiu em sair pelo lado oposto ao que havia sido orientado e acabou levando o cartão vermelho. O detalhe importante da situação é que o meia do Botafogo não deveria ser substituído. Quando o incidente ocorreu, o Glorioso havia acabado de realizar sua última alteração, com a entrada de André Bahia no lugar de Cidinho, machucado.
* Colaborou Raphael Bózeo, estagiário