Total de visualizações de página

Novas ferramentas de análise tática são lançadas para técnicos no Rio

Aplicativo e Revista têm o objetivo de facilitar e modernizar treinamentos. Parceiro, Parreira brinca com Joel Santana: ‘É para aposentar a prancheta’

 

Por Fabio Leme Rio de Janeiro
 

Evento carlos alberto parreira treinadores  (Foto: Fábio Leme) 
Joel Santana apareceu nos slides do evento
segurando um iPad (Foto: Fabio Leme)
 
 
Na manhã desta segunda-feira foram lançadas, em um hotel da Zona Sul do Rio de Janeiro, a Revista Digital Fútbol Táctico e o Aplicativo 3D Futbol Tactico Coach, duas novas ferramentas para a preparação e execução de treinamento de equipes de futebol tanto no critério físico, como técnico e tático. As tecnologias trazidas por uma empresa espanhola, com custo de um milhão de euros, tem como objetivo modernizar os tipos de atividades adotadas pelas comissões técnicas e aposentar antigos costumes, como a velha e famosa prancheta de Joel Santana.

- Essas ferramentas vão aposentar a prancheta, como essa do Joel (Santana). Fui preparador físico dele no Vasco e tenho liberdade para brincar com isso. É uma tecnologia de fácil uso, simples, útil, e irá ajudar aos técnicos, assistentes e preparador físicos - explicou o Coordenador Técnico da Seleção Brasileira, Carlos Alberto Parreira, que foi escolhido como o parceiro e “rosto” da empresa europeia no Brasil.

As tecnologias servirão para todos os clubes brasileiros, desde suas categorias de base até o elenco profissional, inclusive, para a Seleção Brasileira. Parreira confirmou que vai apresentar o projeto para o técnico Luiz Felipe Scolari.

evento parreira (Foto: Fabio Leme) 
Parceiro da empresa espanhola no Brasil, Parreira senta ao lado de Antônio Lopes (Foto: Fabio Leme)
 
 
- Elas serão apresentadas ao Felipão e ele decidirá se utilizará ou não, mas terá todo o meu apoio - garantiu.

Mesmo sendo um dos defensores de novas ideias táticas no Brasil, o coordenador não corrobora da linha de pensamento de que os técnicos brasileiros são inferiores taticamente dos treinadores europeus.

- Esse é um tema muito complexo. Quando igualarmos as condições que são dadas aos treinadores europeus poderemos fazer esse tipo de comparação. Eles têm jogadores de muita qualidade, estrutura, competições organizadas, enquanto aqui há salários atrasados, técnicos demitidos sem, sequer, assinar seus contratos - declarou Parreira, que questionou a questão da capacitação e formação dos treinadores brasileiros.

Evento carlos alberto parreira treinadores (Foto: Fábio Leme) 
Parreira conversou com técnicos, como Alexandre Gama (à direita), do Madureira (Foto: Fabio Leme)
 
- Acho que falta capacitação e formação profissional. Na Europa, o técnico só trabalha depois de ter se formado e obter o diploma na federação, o que não acontece aqui. Nesse quesito, nós estamos atrás - contou.

Me impressiona a praticidade e podemos ganhar tempo em todos os aspectos desde a preparação de um treinamento para um jogo e agora na utilização no intervalo do jogo onde necessitamos ganhar tempo e melhorar a qualidade de todo o trabalho. É fácil de assimilar. É um ganho muito grande"
Cristóvão Borges, ex-técnico do Vasco
 
Além de Parreira, Antônio Lopes, Cristóvão Borges e PC Oliveira, técnico de Futsal estiveram presentes no evento que contou com uma mesa redonda, que teve Tino Marcos, repórter da Rede Globo, como mediador. Questões de formato de treinamentos e palestras antes dos jogos foram focos de discussão.

Mais novo entre os debatedores, Cristóvão Borges, ex-comandante do Vasco, ficou impressionado com a agilidade dos aplicativos e diz entender que isso pode ser um facilitador na melhora da qualidade de trabalho dos treinadores.

- Me impressiona a praticidade e podemos ganhar tempo em todos os aspectos desde a preparação de um treinamento para um jogo e agora na utilização no intervalo do jogo onde necessitamos ganhar tempo e melhorar a qualidade de todo o trabalho. É fácil de assimilar. É um ganho muito grande - disse Cristóvão Borges.

O aplicativo em 3D (www.3dfutboltacticocoach.com - Cadastre um email e terá por sete dias grátis o aplicativo) é comercializado em 132 países e possui recurso de criação de jogadas e um banco de dados com o perfil de cada atleta. A ferramenta pode ser adquirida, não só por profissionais do meio do futebol, mas pelos fãs do esporte por 29 euros anuais.

Já a revista digital Fútbol Táctico (www.futbol-tactico.com) conta em cada edição com mais de 40 artigos em gráficos, animações 3D e vídeo em alta definição. O custo para assinantes é de 65 euros por ano com direito as 13 edições anteriores e mais de 40 publicações em espanhol.

Evento carlos alberto parreira treinadores (Foto: Fábio Leme) 
 
O grupo de técnicos que participou do evento, com Carlos Alberto Parreira ao centro (Foto: Fabio Leme)