Total de visualizações de página


No Nordeste, Fla tem sete milhões de torcedores a mais que o Corinthians

Estudo aponta preferência por times do eixo Rio-São Paulo na região

 

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Clube com maior torcida no Norte e no Centro-Oeste do Brasil, o Flamengo tem no Nordeste seu grande reduto fora do Rio de Janeiro. De acordo com estudo divulgado nesta segunda-feira pela Pluri Stochos Pesquisas e Licenciamento Esportivo, o Rubro-Negro representa 22,4% dos torcedores da região, mais que o dobro do segundo colocado Corinthians, que aparece com 8,6%. Este número representaria cerca de sete milhões de flamenguistas a mais que corintianos na região.

pesquisa torcidas nordeste (Foto: arte esporte)

O relatório aponta, ainda, que mais da metade (51,3%) da população nordestina torce para equipes do eixo Rio-São Paulo, com vantagem para os cariocas, que somam 32,2%. Poucos estados do Nordeste apresentam mais torcedores de times locais do que de fora da região. Em Pernambuco, a preferência pelos clubes do estado acontece tanto na capital quanto no interior. Já na Bahia, as equipes locais têm preferência na Região Metropolitana, mas no interior não têm tanta força, segundo o estudo.

Entre os clubes nordestinos, o que aparece com mais força na região é o Sport, seguido pelo Bahia e pelo Santa Cruz. E o número de pessoas que alegam não torcer para qualquer equipe é maior do que a média brasileira: enquanto no país inteiro 20,8% da população não torce para  nenhum time, na região Nordeste o índice sobe para 25,8%. De acordo com a Pluri Stochos, a margem de erro da pesquisa é de 0,68%.

Confira o ranking das torcidas na Região Nordeste:
1º) Flamengo - 22,4%
2º) Corinthians - 8,6%
3º) Vasco - 6,8%
4º) São Paulo 5,7%
5º) Sport - 4,8%
6º) Bahia - 4,1%
7º) Palmeiras - 3,4%
8º) Santa Cruz - 2,6%
9º) Vitória - 2,6%
10º) Náutico - 2,2%
11º) Ceará - 1,8%
12º) Fluminense - 1,6%
13º) Fortaleza - 1,4%
14º) Santos - 1,4%
15º) Botafogo - 1,4%

Outros clubes - 3,6%
Não torcem para nenhum clube - 25,8%