Total de visualizações de página

Preocupado com 'elefantes brancos', Rio 2016 terá instalações temporárias

Arena de handebol será transformada em quatro escolas municipais. Prefeitura quer aproveitar interdição do Engenhão para fazer reforma e ampliação juntas

 

Por Marcelo Guimarães Rio de Janeiro



Um parque olímpico funcional, com baixo custo e sem esquecer da estética. Esses são os requisitos da Prefeitura do Rio de Janeiro para as Olimpíadas de 2016. Após a divulgação das imagens das futuras instalações da natação, do handebol, do tênis e do velódromo, a presidente da Empresa Olímpica Municipal (EMOP), Maria Silvia Bastos Marques, divulgou mais uma novidade nos equipamentos esportivos temporários: a sua transformação e aproveitamento de outra maneiras que não sejam apenas ligadas ao esporte.

Com capacidade para 12 mil pessoas e previsão do início das obras para o segundo semestre de 2013, a arena de handebol irá se transformar em quatros escolas municipais após os Jogos. Os locais ainda estão sendo escolhidos em um trabalho feito ao lado da Secretaria Municipal de Educação e estarão definidos no edital de construção que será realizado ainda no primeiro semestre desse ano.

carrossel centro aquatico projeto olimpiadas (Foto: Divulgação) 
 
Os projetos das instalações do parque aquático  (Foto: Divulgação)
 
- A nossa prioridade tem sido funcionalidade e custo. Nosso objetivo é não deixar "elefantes brancos" para a cidade. O custo de um equipamento não está só na sua construção. Precisamos contar também com os custos da sua manutenção, que será pelo resto de sua existência. É preciso calcular tudo isso e, certamente, a sua construção permanente não fecharia as contas - disse Maria Silvia.

Além da arena de handebol, outra área também deverá ser reaproveitada. O centro de esportes aquáticos, que ainda está com o projeto em fase final de conclusão e terá capacidade para 18 mil pessoas,  deverá ser dividido por outras cidades. A presidente da EMOP lembra que o custo das instalações temporárias será pago pelo Governo Federal e, por isso, não serão todas reaproveitadas no Rio de Janeiro.

- Precisamos fazer essa nova piscina, pois o Maria Lenk (parque aquático construído para os Jogos Pan-Americanos de 2007), por uma série de motivos, não poderá receber as Olimpíadas. Não é possível ter um público de 18 mil pessoas no Maria Lenk e não faz sentido ter essa capacidade, pois só nas Olimpíadas que teremos esse público. O equipamento está capacitado para qualquer competicão internacional, exceto Olimpíadas. Esse foi um cuidado que tivemos para definir quais equipamentos serão temporários e quais serão permanentes. Muitas vezes causa espanto ao fazer equipamentos temporários. A piscina será desmontada e poderá se transformar em mais de uma, mas não deverá ficar no Rio de Janeiro.

parque olimpico projeto olimpiadas (Foto: Divulgação) 
 
Com a forma de um capacete de ciclista, Velódromo teria estrutura futurista (Foto: Divulgação)
 
O velódromo olímpico terá capacidade para 5 mil pessoas, com possibilidade de ser ampliado para mais mil. O objetivo é obter uma certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), sistema que visa promover a sustentabilidade de edificações, reduzindo o impacto no ambiente. A construção terá inicío no segundo semestre de 2013  e a conclusão está prevista para o segundo semestre de 2015.

O centro de tênis será composto por três arenas, sendo uma permanente, com capacidade para 10 mil pessoas, e duas temporárias - uma para 5 mil e outra para 3 mil pessoas. Outras 13 quadras serão construídas para treinos e jogos e sete ficarão no Centro Olímpicos de treinamento após o Rio 2016. O projeto ainda não está fechado, mas sua construção está prevista para iniciar no segundo semestre de 2013.

Estádio Engenhão problemas na estrutura (Foto: Agência Reuters) 
Engenhão foi interditado por problemas na estrutura
da cobertura (Foto: Agência Reuters)
 
 
Prefeitura quer aproveitar interdição do Engenhão para adiantar obras olímpicas

Interditado por problemas estruturais na cobertura, o Engenhão poderá ser reaberto com uma novidade. A Prefeitura do Rio estuda aproveitar o período fechado para fazer a sua ampliação temporária, já visando os Jogos Olímpicos. A capacidade subiria de 45 mil para 60 mil pessoas, mas com um prazo determinado: até o fim do Rio 2016.

- Estamos estudando isso. Já temos autorização do Prefeitura e estamos trabalhando junto com a Secretaria de Obras. Vamos tentar casar esses cronogramas. Como ainda não existe um plano de trabalho para a reforma da cobertura do Engenhão, a gente ainda não tem prazos. Mas as equipes da Empresa Olímpica e da Secrataria de Obras já estão trabalhando juntas para viabilizar essas duas obras.