Total de visualizações de página

Interditado, Engenhão tem pista de atletismo liberada para treinamento

Corredores fazem atividades normalmente no estádio

 

Por SporTV.com Rio de Janeiro



Apesar da interdição do Engenhão, pelo prefeito Eduardo Paes, no fim de março, a pista principal de atletismo do estádio segue aberta para treinamentos. Corredores foram vistos treinando normalmente no local, nesta sexta-feira, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. O estádio foi interditado no dia 26 de março, após uma inspeção técnica constatar deslocamentos além do normal na cobertura dos setores leste e oeste.

A prefeitura informou na tarde desta sexta-feira que a pista de atletismo também está interditada, não podendo ser usada por atletas.

O Engenhão também conta com uma pista anexa, mais utilizada pelos atletas. A área principal do estádio já recebeu competições importantes do cenário brasileiro, como o Troféu Brasil de Atletismo, em 2009, e o GP Brasil, em 2011. Muitos atletas, porém, têm deixado de frequentar o local, com medo, em função da interdição, segundo o comentarista Lauter Nogueira.

estádio Engenhão treino (Foto: Ivo Gonzalez / Agencia O Globo) 
Cobertura do Engenhão possui deslocamento,
segundo laudo (Foto: Ivo Gonzalez / O Globo)
 

O Botafogo, que arrenda o estádio desde 2007, chegou a mudar os treinos para a sede de General Severiano, na Zona Sul do Rio, logo após a interdição do Engenhão. Ultimamente, no entanto, a equipe voltou a realizar atividades no estádio. Nesta sexta, o grupo realizou um treinamento no campo anexo, mas está liberado para usar o gramado principal.

Após a interdição, a diretoria do Alvinegro chegou a cogitar a possibilidade, mas descartou devolver o estádio à Prefeitura. O clube decidiu não arcar mais, contudo, com os custos de manutenção do equipamento, que chegam a R$ 650 mil, e pretende entrar na Justiça para pedir ressarcimento em função dos prejuízos causados pela interdição.

Inaugurado em 2007, o Engenhão é um dos legados dos Jogos Pan-Americanos que aconteceram no Rio, no mesmo ano. Sua construção custou cerca de R$ 380 milhões, apesar da estimativa inicial de apenas R$ 60 milhões.