Total de visualizações de página


Biógrafo Ruy Castro protesta contra veto da Fifa ao nome Mané Garrincha

Durante a Copa da Confederações de 2013 e a Copa do Mundo de 2014, arena de Brasília será chamada pela entidade de Estado Nacional

 

Por SporTV.com Rio de Janeiro
 



Depois de ter sido vetado o uso do nome Estádio Nacional Mané Garrincha para a arena de Brasília, durante a Copa das Confederações de 2013 e a Copa do Mundo de 2014, o biógrafo do craque do Botafogo e da Seleção, Ruy Castro, protestou contra a medida. Para o escritor e jornalista, o nome do estádio deve ser escolhido apenas pelo país-sede, e não pela Fifa.

- É de uma impertinência atroz, um organismo particular, internacional, ligado ao futebol, dar palpite em uma coisa que só tem a ver com o país-sede. Quando o estádio recebeu o nome de Mané Garrincha, fez-se justiça a um dos maiores jogadores do futebol mundial em todos os tempos, talvez um dos três maiores do Brasil - afirmou o jornalista, no "Redação SporTV".

Ruy Castro ainda acusou a Fifa de estar mais interessada em acordos comerciais do que com a administração do futebol.

- A Fifa agora tem jurisdição sobre tudo o que acontece no futebol. O que acontece dentro de campo, 22 jogadores correndo atrás de uma bola, na verdade, é um grande estorvo para a Fifa. Quando termina em briga, é pior ainda. A Fifa está interessada em vender placa de publicidade, patrocínio de torneios, de camarotes. O futebol, para a Fifa, é um grande estorvo.

O apresentador André Rizek lembrou que, em caso de atraso na arena do Corinthians, que foi escolhida para sediar a abertura da Copa do Mundo, o estádio é um dos candidatos a receber a partida inaugural do Mundial.

- Se o estádio do Corinthians não ficar pronto, porque há esse risco, Brasília é um das fortes candidatas a ficar com a abertura da Copa do Mundo. Seria muito charmoso abrir a Copa em um estádio com o nome do craque da Copa de 1962, no Chile. E é um nome internacional. Duvido que uma pessoa que goste de futebol não conheça o nome do Garrincha.

Durante a Copa das Confederações e a Copa do Mundo, o estádio de Brasília será chamado apenas de Estádio Nacional. A arena será o local da partida de abertura da Copa das Confederações, entre Brasil e Japão, no dia 21 de junho


obras estádio Nacional Brasília Copa 2014 Fifa (Foto: Divulgação / FIFA.com) 
Estádio de Brasília mudará de nome para a Copa do Mundo e das Confederações (Foto: Divulgação / FIFA.com)