Total de visualizações de página

Em forma, Seedorf faz aniversário de 37 anos e conquista idolatria no Bota

Técnico, companheiros e funcionários do clube enaltecem as qualidades do camisa 10, que é considerado uma exceção no mundo do futebol

 

Por Fred Huber Rio de Janeiro



Há alguns anos, dizer que Seedorf jogaria no Brasil poderia ser encarado por muitos torcedores como uma espécie de pegadinha de 1º de abril. Mas o sonho do Botafogo se tornou realidade, e a torcida já o tem como um ídolo. Esta segunda-feira é um dia especial para o camisa 10, que completa 37 anos cercado de elogios por seu desempenho físico  e seu profissionalismo, além, claro, da qualidade técnica (veja os gols do craque pelo Botafogo no vídeo ao lado).

Até este momento, a relação de Seedorf com o Glorioso tem sido intensa. Foram 34 jogos, 14 gols, o título da Taça Guanabara e uma influência poderosa no dia a dia do vestiário alvinegro. O pedido de aniversário do jogador é só um: continuar a ter muita saúde para prosseguir sua vida e sua carreira em alto nível.

- Só peço saúde. Na última semana perdi um amigo que trabalhava no Milan e fiquei pensando nisso. Se temos saúde, já temos muita coisa.

E a semana de Seedorf não foi mesmo fácil. Após uma polêmica expulsão na vitória alvinegra sobre o Madureira, o craque será julgado e ainda corre o risco de pegar até 12 partidas de suspensão no TJD-RJ. Mas companheiros e funcionários do clube estão dispostos a ajudar o camisa 10 a esquecer tudo isso nem que seja por um dia.

Mosaico Seedorf Botafogo aniversário (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)

Uma das pessoas que aumenta sua admiração por Seedorf a cada dia, cada conversa e cada jogo é o técnico Oswaldo de Oliveira. O comandante alvinegro acredita que o diferencial do holandês é o binômio inteligência e profissionalismo.

- O que me chama atenção é o que todo mundo vê. É um jogador dotadíssimo, principalmente fora do campo. Dentro do campo, aqui no Brasil, costumamos ver até melhores, mas essa combinação de ser um exemplo é raro. Ele é muito importante, é um prazer tê-lo aqui. Jogadores com a percepção e a dedicação dele conseguem ficar mais tempo em atividade e em alto nível. Parabéns pelo aniversário e muitos gols para ele - desejou o treinador.

Para o presidente alvinegro, Maurício Assumpção, a chegada de Seedorf supriu uma carência que o clube tinha.

- Seedorf veio para preencher várias lacunas. É um grande ídolo internacional. O Botafogo precisava. Os outros times tinham, mas nós não tínhamos essa referência. O que ele faz repercute no mundo, e isso é importante para o Botafogo. Ele chacoalhou os conceitos que nós tínhamos com sua postura e profissionalismo. Todos cresceram. Às vezes, foram criados alguns conflitos, mas foram importantes para o aprendizado - destacou o presidente.

A empresária do jogador, a americana Deborah Martin, também fez questão de parabenizar o cliente:
- Honestamente, eu não imaginava trabalhar com um jogador de futebol, já que meus clientes eram, prioritariamente, artistas e cantores internacionais. Confesso que fiz um estereótipo. Depois, vi o quanto ele é inteligente e sofisticado. Em 20 minutos de conversa, quis que fosse meu cliente. Isso foi há três anos e não me arrependo. Ele me motiva e inspira como nenhum cliente fez antes. Ele é uma pessoa que respeita ao próximo e dá o benefício da segunda chance. E um privilégio conhecer e trabalhar com ele. Parabéns, Clarence. Feliz aniversário!

Fisiologista e fisioterapeuta dizem que Seedorf é um atleta diferenciado

Fisiologista do Bota, Altamiro Bottino imaginava que teria muito trabalho com o veterano Seedorf, multicampeão e acostumado a uma realidade diferente na Europa. Mas o camisa 10 provou que ele estava errado.

- Já disse a ele isso: quando se falou da possibilidade da chegada dele, achei que iríamos pegar mais um jogador veterano para se aposentar no Brasil, ainda mais com o histórico de já ter vencido tudo na carreira. É até difícil resumir o Seedorf. Ele é um cara que me impressionou muito, ficou acima da minha expectativa.

Quando se falou da possibilidade da chegada dele, achei que iríamos pegar mais um jogador veterano para se aposentar no Brasil, ainda mais com o histórico de já ter vencido tudo na carreira. É até difícil resumir o Seedorf. Ele é um cara que me impressionou muito, ficou acima da minha expectativa"
Altamiro Bottino, fisiologista do Botafogo
 
Altamiro Bottino disse que, apesar de ser o mais experiente do elenco, Seedorf tem sempre um dos melhores desempenhos nos testes físicos. É dele, por exemplo, o menor percentual de gordura entre todos os atletas.

- Nem eu nem qualquer outra pessoa poderia imaginar que são os testes de um cara de 37 anos. O percentual de gordura é o mais baixo do grupo, os números de velocidade e de força explosiva são espetaculares. Foi uma grata surpresa. Não fazia ideia que iríamos conviver com um cara assim. Claro que só ter vontade não basta, ele tem uma genética privilegiada, mas ele tem uma vida regrada e se dedica muito.

O fisiologista disse que, além do aspecto físico, fica impressionado com a dedicação, a inteligência e o senso crítico do meia. Ele conta que Seedorf gosta sempre de se informar e entender os motivos das atividades que realiza no clube.

- Antes de trabalhar no futebol, eu era do esporte olímpico. Então, tive a oportunidade de trabalhar com atletas de níveis intelectuais diferentes, origens diferentes, e ele é muito diferenciado. Tem uma dedicação extraordinária, um senso crítico absurdo, algo que nunca vi. Tudo que ele faz ou é sugerido de fazer, ele quer entender o motivo, mas sem ser contestador. Se interessa, se aprofunda, pede mais material para ler.

Quem tem opinião semelhante ao fisiologista é o fisioterapeuta Alex Evangelista, que disse que Seedorf é capaz de conversar com os profissionais até com terminologias técnicas. Ele contou que a chegada do holandês o incentivou e se desenvolver ainda mais em sua área.

- Já trabalhei com jogadores renomados, que me criaram uma exigência pessoal grande, mas desde que conheci o Seedorf fui obrigado a me aprimorar ainda mais. Ele é ativo, se cuida mais do que o normal e está sempre atento com cada detalhe. Ele conversa conosco em alto nível, com vocabulário técnico. Sabe o número de cada vértebra, por exemplo.

info curiosidades seedorf (Foto: arte esporte)

Evangelista disse que Seedorf tem uma ótima noção do funcionamento de seu corpo, o que facilita muito o trabalho de fisioterapeutas, fisiologistas e preparadores físicos.  Ele acredita que a forma do craque holandês aos 37 anos é impressionante.

- Ele se conhece muito bem, sabe qualquer sintoma, por menor que seja. Até agora só teve duas lesões (musculares) no Botafogo. Foi importante conhecermos ele melhor também, agora sabemos qual tipo de dor é mais comum. No início, o fisioterapeuta dele veio ao Brasil e fizemos este intercâmbio. Chegar aos 37 anos nesse nível é impressionante. Facilita o trabalho. Ele consagra um monte de gente (risos).

Ele (Seedorf) tem contrato até 2014. Nós temos a expectativa de entrar no mercado americano, vamos ver como as coisas fluem. O Seedorf sabe o que representa. Depois da Copa ele pode querer ficar mais seis meses para finalizar o Brasileiro. Vamos ver o que acontece"
Maurício Assumpção, presidente do Botafogo
 
Altamiro Bottino destacou a influência que a mentalidade de profissionalismo de Seedorf tem no elenco, principalmente nos jogadores que chegaram há pouco tempo no profissional. O fisiologista diz que a chegada dele foi um "tsunami" e que ele virou exemplo, já que ninguém quer ficar para trás de um atleta veterano.

- Temos a missão de manter ele em boas condições físicas para competição. Acho que ele tem nos ajudado bastante também na relação com os mais jovens. Ele é um jogador que chega muito cedo, que treina muito, se empenha. Ele empurra os outros. O companheiro vê um cara que tem dinheiro, que conquistou tudo e está puxando a fila, aí pensa assim: "Não sou eu que vou ficar atrás. Vou do lado dele". Para mim, ele representou um tsunami no Botafogo, foi muito bom para nós.

A preocupação de Seedorf com a prevenção de lesões também já virou espelho para os mais jovens, que veem o resultado positivo no craque e querem repetir a receita.
- Ele tem aumentado o nível dos jogadores do Botafogo. O Gabriel e o Dória, por exemplo, já procuram a fisioterapia para prevenção.

Um dos jogadores mais próximos de Seedorf, Gabriel, de 20 anos, contou que se sente acolhido pelo craque veterano. Ele espera fazer sucesso ao lado do holandês.

- É um amigo meu e de todos. Me ajuda bastante. Ele é um cara que me acolheu. Gostaria de dar os parabéns em nome do grupo. Vamos ver se preparamos uma surpresa para ele nesta segunda (risos). Com ele ano nosso lado, vamos ter um grande ano.

O futuro
Seedorf tem contrato com o Botafogo até meados de 2014. Se depender do clube, porém, a história entre o craque e o Glorioso pode ter o final adiado, ao menos por alguns meses.

- Ele tem contrato até 2014. Nós temos a expectativa de entrar no mercado americano, vamos ver como as coisas fluem. O Seedorf sabe o que representa. Depois da Copa ele pode querer ficar mais seis meses para finalizar o Brasileiro. Vamos ver o que acontece - finalizou o presidente Maurício Assumpção.