Total de visualizações de página

Para Rizek, Bota "revoluciona" gestão ruim; torcida exibe faixa de protesto

Lédio Carmona vê enfraquecimento do elenco alvinegro, com desligamento de Emerson Sheik, Bolívar, Julio Cesar e Edilson na reta final da Série A

Por Salvador, BA

VÍDEO
http://globotv.globo.com/sportv/troca-de-passes/v/rizek-ninguem-que-briga-contra-rebaixamento-tem-tandos-problemas-quanto-o-botafogo/3675094/

O Botafogo viveu uma das suas piores semanas na temporada 2014. Na última sexta-feira, o presidente Maurício Assumpção dispensou quatro jogadores: Emerson Sheik, Julio Cesar, Edilson e Bolívar. A situação colaborou para que os protestos da torcida tivessem os dirigentes como alvo. Neste sábado, na derrota para o Vitória por 2 a 1, os botafoguenses presentes no estádio Barradão exibiram uma faixa com os dizeres: "Sua torcida jamais se renderá. Jogai por nós. Fora M. Omissão" (assista ao vídeo).

Para o comentarista André Rizek, a administração do clube carioca "revolucionou" o significado de gestão desastrosa. Rizek também avalia que a briga do Bota contra o rebaixamento fica mais complicada por não haver um "lanterna baba" como em outras edições do Campeonato Brasileiro.

- O Botafogo revolucionou o conceito de gestão ruim, veio esse ano para revolucionar o que é uma gestão desastrosa. O time jogou bem contra o Santos, na Copa do Brasil, e perdeu (por 3 a 2). Mas qual é o drama? Este ano, o Brasileiro não tem um lanterna que é a baba, como já foi o Náutico, o América-RN. O Coritiba é lanterna agora, já foi o Palmeiras, já foi o Flamengo, o Figueirense. E está todo mundo vivo ainda. Só que ninguém dessa turma desesperada tem os problemas fora de campo que o Botafogo tem. Esse é o peso que o time vai levar e isso me faz achar que o Botafogo é candidato a cair - afirmou Rizek.
Torcida protesta contra presidente do Botafogo: "M. Omissão" (Foto: Reprodução SporTV)

Torcida protesta contra presidente do Botafogo: "M. Omissão" (Foto: Reprodução SporTV)

Emerson, Bolívar, Edilson e Julio Cesar eram líderes do elenco. O desligamento aconteceu por conta de divergências com a diretoria. Em seu pronunciamento, o presidente alvinegro, Maurício Assumpção, chegou a dizer que os problemas financeiros não eram uma exclusividade do clube que dirige, mas que "o Botafogo parece ser o único com coisas erradas". Para Lédio Carmona, a saída do quarteto representou uma queda de qualidade do elenco, e o cenário é de um time que encaminha o próprio rebaixamento.

- O Botafogo já tinha um time ruim. Com uma canetada, conseguiu ficar pior. Como um clube que tem sete meses de direito de imagem atrasado e três meses na carteira de trabalho atrasado vai jogar bola? Como vai se estabelecer no campeonato? E os jogadores ainda olham os quatro principais líderes mandados embora na véspera de um jogo decisivo como esse (com o Vitória). O Botafogo está escrevendo um cenário perfeito do rebaixamento. Se vai cair eu não sei, é muito grande, tem história. Agora, que o cenário é típico de quem vai cair, não tenho a menor dúvida - argumentou Lédio.
 
Vagner Mancini, Botafogo X Vitória (Foto: Getty Images)
O técnico Mancini reclama durante derrota para o
Vitória (Foto: Getty Images)

O comentarista também acredita que, com o elenco completo, contando com os jogadores que foram desligados na sexta, era para o time estar brigando entre os 10 primeiros colocados. Além das dispensas, o técnico Vagner Mancini chegou a colocar o cargo à disposição da diretoria, mas Maurício Assumpção não aceitou o pedido de demissão.

Outro a comentar a crise botafoguense no "Troca de Passes", Ricardo Rocha destacou a atuação do time da Estrela Solitária no primeiro tempo da derrota para o Vitória. Marcinho fez os dois gols Rubro-Negros, e Rogério marcou para os cariocas. O comentarista concorda que o Glorioso é candidato a cair, mas destacou a luta do time e pediu que a torcida apoiasse a equipe.

- Eu assisti ao primeiro tempo do jogo e o Botafogo foi superior ao Vitória. Jogou muito, muito bem. Mas é aquela fase difícil em que nada dá certo. O Botafogo não fez um jogo ruim. Eu acho o Botafogo candidato a cair pelo que está acontecendo fora de campo. Mas dentro, os jogadores estão correndo e lutando. Eles merecem o carinho da torcida, que tem que ir e apoiar esses jogadores - afirmou.