Total de visualizações de página

Botafogo descarta ajuda externa para elevar moral e explora lições recentes

Técnico Vagner Mancini vive situação inédita e encara desafio com discurso de incentivo a jogadores: "Vamos encontrar mecanismos internos para melhorar"

Por Rio de Janeiro
Vagner Mancini Botafogo (Foto: Vitor Silva / SSPress)Vagner Mancini vive situação inédita no Botafogo (Foto: Vitor Silva / SSPress)

São dez anos como treinador, três títulos na carreira, uma classificação à Libertadores com o Atlético-PR em 2013 e nenhum momento de pressão e dificuldade de tanto peso como o Botafogo atual no Brasileirão. Vagner Mancini admite que vive um cenário inédito na carreira, em meio à crise financeira, dispensa de jogadores e remontagem de um time que não consegue engrenar uma sequência de bons resultados. Por isso, qualquer nova medida é discutida no clube para elevar o moral do grupo e evitar o rebaixamento. Mas, por ora, está vetada a ajuda externa de psicólogos ou palestrantes, sob risco de confundir mais do que agregar.

- Chegamos a pensar nisso. Mas você também não pode exagerar, se buscar algo fora também começa a deixar o jogador perdido. Ele precisa acreditar no que já formamos, e não na ideia que vem do externo. Nada melhor do que dentro da sua estrutura, da sua filosofia, encontrar mecanismos internos para melhorar a performance. Quase todos aqui já viveram as dificuldades recentes, então temos exemplos e lições aqui mesmo. Diante desse quadro, cada um tem que se fortalecer e saber se reinventar - acredita o técnico.

A utilização das categorias de base e de jovens atrás de espaço no mercado é um ponto a ser explorado com ainda mais frequência em razão da identificação com o Botafogo.  

- Quando se está numa situação difícil, você tenta encontrar fórmulas para as vitórias. Mas não são só esquemas e mudanças. Existem os que têm identificação maior, e pode-se e deve-se usar isso a favor. Mesclar a base com a experiência de alguns é o suficiente para somar. Eu acho interessante e vou fazer mais - avisou o técnico, citando o zagueiro Matheus Menezes, o goleiro Andrey e os volantes Sidney e Fabiano.

Com o discurso de estímulo pronto, Mancini mandou um último recado aos comandados:

- Que vire a página da derrota e das mudanças no grupo. Vão escrever a história do Botafogo daqui para frente todos que estão aqui e temos que ser fortes o suficiente para passar por cima dos obstáculos.


Em penúltimo, o Botafogo enfrenta o Palmeiras nesta quarta-feira, às 19h30m, no Maracanã.