Total de visualizações de página

Irreverente, Elber realiza sonho no Botafogo e supera infância humilde

Recém-promovido da base, volante conta trajetória desde o interior do Ceará, exalta Renato e até esconde suas características: 'Torcida vai ver'

Por André Casado Rio de Janeiro
 
élber botafogo coletiva (Foto: André Casado / Globoesporte.com) 
Atleta quer se firmar no futebol para ajudar a
família (Foto: André Casado / Globoesporte.com)
 
Em vez da postura mais recatada, ainda assustado com tantos microfones, o volante Elber, recém-promovido da base do Botafogo, mostrou um estilo irreverente em sua apresentação para a torcida via imprensa. Aos 19 anos, diz que tem como sonho se firmar no futebol profissional e ajudar a família, que ainda vive na modesta Baturité, no interior do Ceará. Aos poucos, Elber envia dinheiro, mas o contrato que assinou ainda não lhe permite voos mais altos.

- É um sonho realizado estar aqui e treinar ao lado de Jefferson, Renato, Loco Abreu... Estou com o pensamento de ajudar, e esse retorno deles é muito bom. Na base, tinham confiança na gente. Agora, subimos, é outra história, temos de provar nosso valor. Saindo de onde saí, já é uma vitória estar falando aqui com vocês - acredita Elber.

A trajetória não começou na cidade natal. Vigoroso e com bom passe, Elber conseguiu passar numa peneira do Ceará. Depois, foi para o Figueirense antes de desembarcar no Rio, fruto da observação de olheiros do clube. Mas é a história curiosa no Vozão que o orgulha.

- Um dia, fomos para Fortaleza, meu pai passou em frente ao Centro de Treinamento comigo e eu disse: "Vou jogar aqui". Ele me ajudou a conseguir falar com o pessoal, entrei em um treino e deu certo. Dei orgulho à minha família - vibra.
As características principais, o jogador, que é canhoto, prefere esconder.

- Acho que não preciso ficar falando aqui, vocês vão saber dentro de campo. É melhor a torcida ver quando eu tiver chance - avisou.

A chance, inclusive, pode não demorar tanto a pintar. No setor, Oswaldo de Oliveira conta apenas com Marcelo Mattos, Renato e o também jovem Lucas Zen. Fabiano se machucou com gravidade, adiou sua ascensão ao time principal e deu a vez, por enquanto, a Gabriel, de 18 anos, que completa o grupo. E é justamente Renato a referência de Elber, quando questionado quem é o melhor da posição.

- Para que outro? Tenho o Renato aqui. Jogou na Seleção... - resumiu, sorridente.

Nem mesmo a possibilidade de marcar Ronaldinho Gaúcho no Estadual tira o sono do cearense.

- É um jogador diferente, mas não vamos ficar com ele na cabeça. É um cara como qualquer outro, mais atenção é importante, mas o Flamengo, no caso, tem o time todo muito forte.

Além de Elber, o Botafogo conta, nesta pré-temporada, com o lateral-esquerdo Renan Lemos, o volante Gabriel, o meia Jeferson e o atacante Vitinho, todos iniciando a trajetória profissional. O goleiro Andrey está na Copinha e vai se apresentar até o fim do mês. O lateral-direito Gilberto será avaliado em fevereiro, e o zagueiro Matheus chegou a ter sua utilização cogitada. É provável que alguns destes nomes disputem o Campeonato Carioca de juniores, do qual são atuais campeões, para não perderem ritmo. No grupo profissional, hoje, já estão integrados há mais tempo os goleiros Renan e Milton Raphael, o volante Lucas Zen, o meia Cidinho e os atacantes Caio, Alex e Willian.