Total de visualizações de página

Com Andrezinho, meio ganha força e vira setor-referência: 'Move o time'

Jogadores consideram posição a mais completa do grupo e a que deve ajudar a conduzir o Botafogo nas primeiras partidas da temporada

Por André Casado Rio de Janeiro
 
andrezinho botafogo coletiva (Foto: Jorge William / O Globo) 
Andrezinho fortalece engrenagem do meio alvinegro
(Foto: Jorge William / O Globo)
 
Com a esperança de trazer mais reforços para a defesa e sem mudanças imediatas no ataque, o meio de campo do Botafogo se tornou referência neste início de temporada. Com o padrão dos incontestáveis Marcelo Mattos e Renato, a chegada de Andrezinho alçou o setor a outro patamar, acreditam os próprios jogadores. O ex-colorado se juntará aos habilidosos Elkeson e Maicosuel para conduzir a equipe aos resultados esperados.

- Mantivemos os jogadores de meio de campo e ainda chegou o Andrezinho, um jogador de muita qualidade e que já conhecemos bem. Esperamos manter o nível que atingimos em certos jogos no ano passado. Sabemos que o setor é o que move o time e vamos fazer de tudo para render o máximo possível - disse o volante Renato, encarando pela primeira vez uma pré-temporada em General Severiano.

Ainda que pareça uma briga de posição, Andrezinho pode ter espaço na equipe titular de Oswaldo de Oliveira mesmo com os outros dois em campo. Isso porque o meia é mais passador do que finalizador ou de explosão perto da área, características marcantes da dupla atual de armadores. Desde Lucio Flavio, o Glorioso não tem um jogador deste estilo - hoje, Felipe Menezes e o jovem Jeferson fecham o leque do treinador.

renato alessandro botafogo treino (Foto: Satiro Sodré / AGIF) 
Renato diz que Andrezinho supre carência no
Botafogo (Foto: Satiro Sodré / AGIF)
 
- Andrezinho chega para ocupar aquela posição na qual estivemos carentes no ano passado. É um jogador de grande valor, e esperamos que ele possa desempenhar o melhor dele aqui no Botafogo. Será o nosso 10 e nos ajudará a conquistar os títulos que estamos buscando - aposta Renato.

O zagueiro Antônio Carlos está acostumado a marcar o novo companheiro. Vê-lo a seu lado agrada o defensor.
- Espero que ele faça o que fez no Inter. O Andrezinho sempre foi regular nas temporadas, é um cara inteligente e que já se integrou ao grupo. Realmente, nosso meio está encorpado, e isso é importante em qualquer jogo. Mas o time todo tem condições de fazer um grande papel, assim como vínhamos desempenhando em grande parte do Brasileirão - acredita.

Outras posições

A diretoria alvinegra planeja confirmar a chegada do lateral-esquerdo Rojas, que está de saída da Universidad de Chile, por cerca de R$ 2 milhões. A formalização da oferta será feita na segunda-feira e pode ser parcelada. O jogador, de 28 anos, e o clube carioca já têm um acordo. Em outra frente, Marcus Túlio Tanaka, do Nagoya Grampus-JAP, de 30 anos, segue em compasso de espera quanto à negociação. Inflexíveis, os japoneses querem o equivalmente a R$ 1,7 milhão para rescindir. Em ambos os casos, a vontade do alvo de se transferir para o Botafogo é vista como fundamental.

No ataque, Jobson foi reintegrado e estará liberado para entrar em campo em março, após cumprir a parte final da suspensão por doping, ocorrido no fim de 2009. Herrera e Loco Abreu comandam o setor, com Caio, Alex, Willian e Vitinho como opções no Campeonato Carioca e na Copa do Brasil.