Total de visualizações de página

Fora da Libertadores, Oswaldo não vê vantagem do Botafogo no Carioca

Para técnico, time precisa se preocupar em fazer apenas o seu papel e ficar de olho nos clubes de menor expressão no começo da competição

Por Thales Soares Rio de Janeiro
 
oswaldo oliveira botafogo (Foto: Satiro Sodré/Agif) 
Oswaldo de Oliveira em seu primeiro dia como
técnico do Botafogo (Foto: Satiro Sodré/Agif)
 
O Botafogo é o único entre os quatro grandes clubes do Rio que não disputará a Taça Libertadores deste ano. Até o dia 14 de março, quando estreia na Copa do Brasil, contra o Treze-PB, em Campina Grande, concentrará suas forças apenas no Campeonato Carioca e terá mais semanas livres do que os rivais, que terão jogos pela competição sul-americana, desde o fim de janeiro.

Com experiência nos outros três grandes clubes do Rio, o técnico Oswaldo de Oliveira não vê vantagem no fato. Para ele, os efeitos da maratona não serão sentidos imediatamente, mas na parte final da competição, quando alguns adversários já poderão ter se despedido da Libertadores.

- O efeito Libertadores vai ter alguma interferência na sequência da competição e nas fases finais. Até lá, alguns deles (Flamengo, Fluminense e Vasco) já podem ter se afastado da classificação na Libertadores. São etapas a serem analisadas no desemvolvimento do Campeonato Carioca - explicou Oswaldo.

Entre os jogadores, a visão também é a mesma. Não há qualquer sinal de otimismo exagerado pelo fato de os rivais terem uma competição como a Libertadores pela frente, ao mesmo tempo em que estarão na disputa do Campeonato Carioca.

- Jogador de alto nível gosta de clássicos e isso não vai influencia. Às vezes, a força máxima não tem o mesmo desempenho quando tem outra competição na cabela. Mas temos que pensar em fazer apenas o nosso melhor - disse o meia Andrezinho, ex-Internacional, contratado em dezembro.

A única vez em que o atual técnico do Botafogo disputou o Campeonato Carioca foi em 2002. Naquele ano, conquistou o título pelo Fluminense, mas não leva em consideração a experiência por ter sido simultaneamente ao Torneio Rio-São Paulo, na época, uma competiçao mais gabaritada e de maior visibilidade.

- Essa vai ser realmente a minha primeira experiência disputando um Carioca. Quando iniciei uma outra vez, era o que chamaram de Caixão, em 2002. Mas, em São Paulo, disputei várias vezes e com a Libertadores simultaneamente. As equipes que aparecem no início são as interioranas. Já vi o Madureira chegar em final aqui no Rio. Vão ser os confrontos mais difíceis no início - afirmou Oswaldo.

Nesta quinta-feira, o Botafogo segue sua rotina de treinamentos da pré-temporada e vai trabalhar em tempo integral em General Severiano. Dia 14, a delegação viaja à noite para Saquarema, onde ficará até o dia 20.