Total de visualizações de página

Em seu primeiro coletivo no Botafogo, Oswaldo fala até palavrão

Técnico deixa o 'oswaldês' de lado e cobra marcação por pressão e velocidade nos contra-ataques. Domingo, time faz jogo-treino com Boavista

Por Thales Soares Rio de Janeiro
 
O discurso do técnico Oswaldo de Oliveira sempre foi tratado como de difícil entendimento pelos jogadores. Com um vocabulário extremamente refinado, o comandante mostrou outra versão neste sábado, quando comandou seu primeiro coletivo no comando do Botafogo depois de 10 dias de pré-temporada. Na reunião com o grupo, fez questão de ser o mais claro possível para passar suas últimas instruções antes de colocar em prática o trabalho feito até agora.

Até um palavrão dos mais leves Oswaldo usou para incentivar o grupo e mostrar como queria que o treinamento fosse conduzido. Domingo, o time disputará um jogo-treino com o Boavista, em Bacaxá, quando usará um time em cada tempo para dar oportunidade a todos os jogadores.

Oswaldo de Oliveira conversa com jogadores no treino do Botafogo (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com) 

Oswaldo de Oliveira alerta o ataque para não perder rebotes ofensivos e corrige posicionamento da defesa no treino do Botafogo na manhã deste sábado (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)
- Nós treinamos pra cacete! O espírito de jogador vale muito - disse Oswaldo durante as reuniões com o grupo, antes e depois do fim do treino. - A gente tem que nivelar tecnicamente para ganhar em disposição.

Com uma preocupação quase didática, o treinador passou instruções sobre os rebotes defensivos e ofensivos depois de cruzamentos para as áreas. Um dos exemplos citados por ele foi de um gol sofrido pelo time titular, em um contra-ataque na sequência de uma cobrança de escanteio.

- Esse rebote ofensivo Maicosuel e Renato não podem perder. Isso decide jogo, ganha o jogo. Foi assim no primeiro gol do amarelo - comentou Oswaldo, corrigindo também o posicionamento da defesa. - Alguém tem que gritar para os dois não irem juntos na mesma bola. A gente tem que nivelar tecnicamente pra ganhar em disposição"
Oswado de Oliveira
O treinador estabeleceu uma marcação na saída de bola para recuperar rapidamente a posse e pegar a defesa adversária desarmada. Até mesmo o uruguaio Loco Abreu ajudou a pressionar a saída de bola.

- É homem a homem, não pode deixar sair jogando. Não deixa ele ficar livre para receber essa bola - gritou Oswaldo, pouco antes de uma cobrança de escanteio.

O treinador escalou o time titular com Jefferson, Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Marcelo Mattos, Renato, Maicosuel e Andrezinho; Elkeson e Loco Abreu. Jefferson, Marcelo Mattos e Loco Abreu se destacaram como os três jogadores que mais falaram durante o coletivo.

- Deixa eu jogar tranquilo. Você está reclamando de tudo, Marcelo - reclamou Loco Abreu.

O atacante marcou dois gols e teve um anulado pelo banderinha improvisado Thiago Larghi, que é auxiliar técnico.
- Você está louco - brincou o uruguaio.

Neste sábado, a delegação viaja para Saquarema, onde ficará até o dia 20. A estreia no Campeonato Carioca será no dia 22, contra o Resende, no Engenhão.