Total de visualizações de página

Botafogo mata saudade da bola em meio a treinamento físico equipado

Antes da esperada movimentação, jogadores fizeram tiros de 50 metros com direito a aparelhagem que confere explosão e desgaste físico de cada um

Por André Casado e Thales Soares Rio de Janeiro
 
jogadores do Botafogo no treino com bola (Foto: André Casado / Globoesporte.com]) 
Jogadores na parte final do treino físico com bola
na sede (Foto: André Casado / Globoesporte.com])
 
Foi até antes do planejado. No terceiro dia de trabalho em 2012, os jogadores do Botafogo já reencontraram a bola na pré-temporada em General Severiano. Matar a saudade, no entanto, não quer dizer times formados e gols marcados, como nas peladas combinadas por muitos no período de férias. A movimentação veio atrelada ao treino físico e de fundamentos apenas. O preparador físico Ricardo Henriques, que veio com Oswaldo de Oliveira, compos duplas para a atividade, que durou pouco menos de uma hora.

Com o grupo atual todo presente - o atacante Caio havia sido poupado do treino da manhã por conta de uma indisposição -, também foi possível iniciar as avaliações de velocidade, explosão e desgaste de todos em tiros de 50 metros, monitorados pela comissão através de um equipamento australiano (smart speed) que registra a passagem por ele. Aos poucos, esses dados serão analisados e usados na metodologia e condição de cada um dos jogadores.

Os treinos táticos e coletivos, de olho na estreia do Campeonato Carioca, dia 22, contra o Resende, no Engenhão, só devem acontecer mesmo em Saquarema, já que o gramado da sede está bem castigado. Nos últimos meses, esse tipo de atividade tem sido - e continuará sendo - realizada sempre no Engenhão, que conta com um campo anexo.

Com a necessidade maior de ritmo, os goleiros foram os únicos a trabalhar chutes e saídas de gol, sob a supervisão do preparador Flávio Tenius. Jefferson, Renan e Milton Raphael vestiram os uniformes e se exercitaram por bem mais tempo que os companheiros de linha. Os cerca de 40 torcedores que estiveram presentes não esperaram até o fim do trabalho.

Loco Abreu no treino do Botafogo com o preparador físico (Foto: André Casado / Globoesporte.com) 
Loco Abreu conversa com o preparador físico Ricardo Henriques (Foto: André Casado / Globoesporte.com)